[radio_player id="1"]
Informações

A criatividade é para todos?

3 Mins read

5 razões para promover a criatividade em sua empresa

POR: Natália Mancio – Baskara

Apple é uma empresa sinônimo de criatividade. É uma marca que incentivou outras pessoas a “pensarem diferentes” e realmente fez isso acontecer. Simplesmente ver o logotipo da Apple desperta a criatividade nas pessoas.

A criatividade nos negócios é um passo crucial que precisa ser priorizado pela liderança da empresa. Uma pesquisa realizada pela IBM com mais de 1.500 diretores executivos mostrou que a criatividade foi classificada como o fator número um para o sucesso dos negócios – acima da disciplina, integridade e até visão da gerência. Uma razão para isso é: os líderes criativos estão mais à vontade com a ambiguidade. E, à medida que as indústrias continuam evoluindo, as metas e prioridades de negócios precisarão mudar. Oito em cada 10 CEOs pesquisados ​​disseram esperar que seu setor se torne significativamente mais complexo.

“Por diversos fatores, nós estamos vendo mudanças no mundo que nenhuma outra geração viu. Conforme a velocidade de mudanças do mundo aumenta, as empresas buscam cada vez mais profissionais flexíveis, criativos e com facilidade de adaptação. E na contramão disso, ainda é muito comum ouvir pessoas falarem “eu não sou criativo”. E isso é um mito. Todos somos criativos. O que acontece é que muitas vezes a criatividade está “adormecida”. Por achar que não somos criativos, não encontramos novas soluções.”, explica Daniela Galhardo, especialista em comportamento humano e em treinamentos comportamentais, motivacionais e de comunicação na empresa Girasole Desenvolvimento Humano.

5 razões para promover a criatividade em sua empresa

É preciso estar aberto ao novo e deixar os pré-conceitos sobre o tema de lado. Deixar de acreditar que tudo só tem uma resposta certa, e buscar por novas possibilidades. Na hora de busca uma solução, que tal começar com “E se….”? Você pode ter grandes surpresas.

Entre as razões para promover a criatividade estão:

  1. Recompense a criatividade

Nem toda ideia será um sucesso, mas grandes descobertas não ocorrerão se a empresa jogar com segurança. Os executivos precisam se sentir confortáveis ​​com o erro e dar aos funcionários a liberdade e a flexibilidade para experimentar e explorar novas oportunidades.

“Muitos acham que a criatividade é coisa só de artista, publicitário…. outro mito. A criatividade está em qualquer área, profissão, em todos os momentos da nossa vida. Ela serve para solução de problemas do dia a dia. Descobrir uma nova solução para um fluxo de pagamento de uma empresa por exemplo, que reduz tempo ou custo, é criatividade. Acredite!”, completa Daniela.

  1. Acredite nas pessoas

Nem todo mundo acredita que é criativo, mas todos podem aprender ferramentas e técnicas para ser inovador.

  1. Tente a abordagem “Sim, e …”

Um método para estimular o brainstorming criativo é tentar uma técnica usada no teatro de improvisação: “Sim e …” A abordagem incentiva as pessoas a desenvolver os pensamentos de seus colegas, primeiro concordando e depois acrescentando algo à discussão. Tirar o “não” da mesa garante que todas as ideias sejam ouvidas. Daniela ressalta que não vale ter ideias e avaliá-las ao mesmo tempo. Quem quer explorar novas ideias, não deve corrigi-las enquanto está pensando. “Primeiro criamos, depois criticamos – esse é um dos princípios de uma solução criativa.”.

  1. Experimente horários flexíveis de trabalho

Nem todo mundo é adequado para a programação tradicional das nove às cinco. A oferta de acordos flexíveis, como a capacidade de trabalhar em casa, é conhecida por tornar os funcionários mais saudáveis, mais felizes e mais produtivos.

  1. Dê aos funcionários tempo para recarregar

A criatividade também pode se esgotar, assim como as nossas energias. Os funcionários precisam de tempo para recuar e clicar no botão “atualizar”.

A criatividade se prestará a buscar soluções diferentes e pouco convencionais para problemas. Como tudo em que queremos aprimorar, a criatividade precisa de prática. Sair da zona de conforto e adotar o olhar criativo no dia a dia.

Related posts
DestaquesDestaques1Destaques2Destaques3Informações

Economia SA: 15 Anos de Trajetória e Parceria com a UOL!

1 Mins read
Hoje, a Economia SA comemora 15 anos de uma história marcada pelo compromisso com a informação de qualidade e pela expansão contínua….
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.