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Negócios

A excelência no atendimento como diferencial para os pequenos negócios

2 Mins read

POR: Erik Penna – DUETTO COMUNICAÇÃO

Um dos maiores sonhos do brasileiro é ter o próprio negócio, no entanto, vários empreendedores, quando conseguem abrir a empresa, percebem que estão sendo mais do mesmo no mercado, ou seja, não tem um diferencial competitivo perante a concorrência.

Atender com excelência e encantar clientes pode ser uma grande vantagem competitiva dos pequenos negócios. Aliás, encantar deve ser função de todos na empresa: do entregador ao vendedor, do faxineiro ao marqueteiro, do atendente ao presidente.

A seguir, enumero 5 passos para atender com excelência e impulsionar os negócios.

1-Selecione as pessoas certas

Quem atende diretamente os consumidores costuma ser o cartão de visita da empresa, por isso, é vital ser bem criterioso nessa seleção.

Um bom gestor não escolhe alguém pelo parentesco, mas pela competência e valores congruentes com o propósito da organização, pela habilidade em resolver problemas e, principalmente, opta por aqueles que possuem paixão por gente, afinal, encantar é querer o melhor para o próximo!

2-Treine o pessoal

Só se conquista a excelência com muita qualificação e o ser humano aprende por repetição. Para atender com maestria: nunca pare de treinar.

Pare para pensar! Qual foi a última vez que você colocou todo seu time para treinar?

O atendimento precisa ser encarado como um show e, para o show realmente acontecer, é preciso muito ensaio e preparação.

3- Avalie a equipe

Quem está sendo avaliado tende a render mais. E para avaliar com assertividade e evitar a subjetividade é fundamental estabelecer as regras do jogo.

Vale a pena incentivar o próprio cliente a emitir a opinião sobre o atendimento, seja em papel, on-line ou até mesmo enviando sua impressão pelo WhatsApp.

Lembre-se: se você não mensura, não consegue uma justa e notável gestão.

4-Reconheça o time

Adote a meritocracia, crie o hábito de elogiar e enaltecer um ótimo atendimento.

Você consegue se lembrar quando foi a última vez que você aplaudiu de pé o seu time, tocou o sino após uma vitória, abriu um espumante com eles, enviou uma carta para a casa dos melhores colaboradores?

Cobre muito, mas celebre um bom trabalho.

5-Surpreenda os clientes

Surpreender é fazer mais do que ele espera! E quando um cliente tem suas expectativas superadas costuma pronunciar uma famosa interjeição de espanto: “UAU!”. Automaticamente, ele conta essa experiência para muitas outras pessoas.

Surpreenda com atenção e agilidade. Por exemplo: prometa para quarta-feira e entregue na terça e surpreenda com personalização. Outro dia mesmo minha filha caçula foi com a mãe no shopping e voltou com um calçado novo, justificou que naquele sapato ela pôde colocar o nome dela.

Enfim, a cultura de várias empresas vencedoras privilegia o encantamento.

Atender com excelência é possível e esses 5 passos lhe ajudarão na arte de encantar clientes e, ainda, podem transformar inúmeros consumidores em multiplicadores da sua marca.

*Erik Penna: especialista em encantamento de clientes, autor do livro A Arte de Encantar Clientes e primeiro lugar no Google como “Palestrante em Excelência no Atendimento”.

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