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A face do cuidado: tendências do mercado de beleza

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*Por Jennefer Oliveira – head de produtos da Use Orgânico  | NB Press

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) estima que os números da balança comercial do segmento nacional de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) movimentaram no ano passado uma corrente de comércio de aproximadamente US$ 1,4 bilhão. 

Este ano segue promissor. Considerando apenas o mês de janeiro, a Associação marcou um aumento de 9,3% no comércio de produtos do setor, em comparação ao mesmo período do ano anterior, e certamente 2022 será um momento de renovação. 

Começamos a ver os traços do fim da pandemia e a normalização das atividades, e sempre ao final de cada ciclo a sensação de mudança é forte. No setor de beleza, veremos novos cortes de cabelo, novas colorações para tintura e maquiagem – que deve voltar com tudo. 

Até então a maquiagem estava restrita aos eventos online, mas daqui para frente ela deve voltar com uma pegada mais leve, para as pessoas que enfim se acostumaram a ficar tanto tempo sem maquiagem. Poderemos ver makes somente com toques de glow e uma pele bem cuidada – e isso é uma questão de saúde.  

Seguramente, os rituais de autocuidado irão continuar, e o hábito do spa em casa vai permanecer. Um outro ponto que veio para ficar são os cosméticos sólidos (em barras), com menos água na composição e altamente sustentáveis, já que hoje essa é uma preocupação que também cresce: o mercado global de produtos orgânicos de cuidados pessoal e de higiene foi avaliado em US$ 3,56 bilhões em 2015, segundo o relatório da Grand View Research. O estudo ainda estima que, até 2025, esse segmento atinja US$ 21,11 bilhões. 

A contínua busca por cuidados, sobretudo com a pele, é um movimento que deve se estender ao longo prazo. Hoje, mais do que rejuvenescimento, fala-se muito em valorização, em especial às mulheres, que não precisam nem devem esconder sua idade, e sim orgulhar-se dela. 

Pensando em um cenário mais próximo, alguns produtos são tendência: vitamina C, ácido hialurônico e aqueles que fazem algum tipo de uniformização na pele (eliminação de manchas de idade, gravidez, marcas de acne). Ainda há os produtos que protegem da luz azul, protegendo dos raios solares ou de aparelhos digitais (smartphones, tablets e computadores), aos quais somos expostos praticamente o dia todo.  

A tecnologia, falando nela, é uma grande aliada dos cuidados pessoais, como tratamentos de pele, por meio de ingredientes de preenchimento celular, que proporcionam mais elasticidade e sustentação da pele, trazendo melhorias em sua textura.  

Beleza e cuidados pessoais nunca saem de moda. De alta qualidade, os cosméticos orgânicos ganharam e devem conquistar ainda mais o público. 

 *Jennefer Oliveira é head de produtos da Use Orgânico, empresa de produtos de beleza, higiene e bem-estar que visa trazer a real saúde – useorganico@nbpress.com 

 Sobre a Use Orgânico

Criada em 2017, a Use Orgânico nasceu para ser o caminho confiável entre produtos naturais e orgânicos e o consumidor. Através de uma curadoria complexa, oferece mais de 2 mil produtos de 60 marcas, entre cosméticos, corpo e banho, maquiagem, gestante e bebê, mundo pet, aromaterapia, casa e ambiente. A Use Orgânico é referência no mercado por ser transparente na sua operação em todos os momentos. O cuidado se dá na seleção dos produtos, na verificação dos certificados e selos dos fabricantes, na gestão sustentável da empresa e no compartilhamento de conhecimento, para que todos os dias mais e mais pessoas possam fazer melhores escolhas, alicerçadas na educação e no autocuidado.

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