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Moeda Forte

A importância da comunicação na formação de uma equipe de telemarketing

2 Mins read

POR: Natália Mancio – Baskara

Um estudo chamado “A crescente importância de habilidades sociais no mercado de trabalho” do pesquisador David Deming, professor de Políticas Públicas, Educação e Economia na Universidade Harvard, reuniu dados do mercado de trabalho dos EUA entre 1980 e 2012, e apontou um aumento na oferta de empregos para funções que requerem alto grau de interação humana.

Um setor que exige essa interação e vem crescendo muito é o de telemarketing. Além de oferecer um bom atendimento ao cliente, esses funcionários precisam representar o lado humano da empresa.

É importante que ele esteja pronto para dar diferentes explicações para os mais variados públicos. Conversar sobre um processo tecnológico com um jovem é completamente diferente da conversa que ele terá com uma pessoa com mais de 60 anos. E isso não está relacionado com a idade e sim com as vivências que cada um teve com tecnologia.

Outro fator importante é entender as diferenças culturais do país. As centrais de atendimento, falam com pessoas do Brasil inteiro e precisam entender as particularidades de comunicação e relacionamento de cada região.

Considerando essas particularidades, um profissional da área de telemarketing, além de saber se comunicar bem, precisa conhecer a diversidade dos brasileiros para conseguir atingir o objetivo do contato.

Uma comunicação assertiva é um desafio constante entre os profissionais. Uma informação mal transmitida e mal interpretada pode causar problemas, conflitos, além de ser desgastante e improdutivo, como destaca Daniela Galhardo, especialista em comportamento humano e em treinamentos comportamentais, motivacionais e de comunicação, e uma das fundadoras da Girasole Desenvolvimento Humano.

“A boa comunicação é importante na vida pessoal, profissional e em qualquer profissão ou cargo. No telemarketing, a habilidade de se comunicar bem é essencial. Saber o que falar e como falar. Mas isso não basta! Tão importante quanto falar é ouvir. Saber identificar as necessidades, critérios e o que é importante para cada um. Criar conexão. Transformar um script em uma oportunidade de oferecer o que realmente tem valor. E isso só é possível se prestar atenção no cliente”, contou.

Com isso, os líderes dessas equipes têm o desafio de contribuir para melhoria da comunicação do seu time.

De acordo com a especialista, cuidar da comunicação, traz resultados rápidos: reduz conflitos, evita retrabalho, agiliza entrega de atividades, melhora significativamente as relações, contribuindo assim para atingir as metas e objetivos de cada um.

“É importante focar nas capacidades, nas relações e no dia a dia do trabalho dos funcionários. Os líderes estão cada vez mais entendendo a importância de habilidades socioemocionais.”, finalizou Daniela.

Sobre a Girasole Desenvolvimento Humano

A Girasole é uma empresa de treinamentos corporativos que tem como objetivo promover a melhoria da comunicação e as relações entre as pessoas.

A Girasole nasceu do desejo de Daniela Galhardo, especialista em comportamento humano e em treinamentos comportamentais, motivacionais e de comunicação, e de Ana Paula Oliveira, administradora de empresas, especialista em Gestão empresarial, em facilitar a comunicação no dia a dia das empresas, seja com funcionários, clientes e fornecedores.

http://www.girasoledh.com.br/

 

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