[radio_player id="1"]
Empreender

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO AAA PARA A CREDIBILIDADE DAS EMPRESAS

2 Mins read
Você já ouviu falar sobre Triple A ou AAA? Triple A é a nota de avaliação dada pelas agências de rating, que são classificadoras de risco – Moody ‘s, S&P e Fitch. Essa é considerada a melhor nota dada após avaliação do grau de risco e instrumentos de dívida sobre a capacidade de geração de fluxos de caixa suficientes para a durabilidade das empresas.

Por: KR2 Comunicação
Para realizar a classificação de risco, as agências de rating utilizam técnicas quantitativas, como análise de balanço patrimonial ativo, passivo, projeções estatísticas e fluxo de caixa, além de análises de elementos quantitativos, como ambiente externo, legislação, setor da empresa, questões judiciais e percepções sobre o emissor e seus processos. Depois disso, os investimentos são classificados em dois grupos: com grau especulativo, onde a nota mais baixa é a D, significando risco alto de inadimplência, e com grau de investimento, em que a nota mais baixa é a BBB-, mostrando a qualidade média de investimento.

Mas por que essa classificação gera confiança nos investidores? Resumidamente, conquistar um selo Triple A significa que a empresa possui track record, ou seja, a organização tem um histórico de honrar suas dívidas. Além disso, existe a auditoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o que garante em relatório que todas as contas estão sendo regulamentadas. Desta forma, qualquer investidor pode aplicar sem medo, pois além de seguro, o Triple A garante que o dinheiro será rentabilizado.

Segundo um estudo elaborado pela consultoria britânica Oxford Economics , as dívidas das empresas de países desenvolvidos podem subir até dez pontos percentuais nos próximos anos, chegando a 95% do PIB. Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países que mais se endividaram no último ano. Isso indica o motivo de pouquíssimas organizações conquistarem a qualificação Triple A, visto que as companhias estão enfrentando mais dívidas e sujeitas à volatilidade e incerteza em seus setores de atuação.

Com isso, as empresas que possuem qualificação Triple A contam com notas de crédito elevadas, o que mostra solidez financeira e baixos juros a pagar pela companhia. Tudo isso aponta que as organizações são firmes financeiramente e terão menos despesas, gerando mais lucros para os investidores, o que é um excelente sinal para os acionistas. Por isso, as empresas que possuem o selo despertam cada vez mais os olhares dos investidores, pois o risco de perder dinheiro é praticamente inexistente.

*Rafael Pimenta é especialista em desenvolvimento de negócios com rápida escalabilidade. Jovem executivo, começou a atuar no ramo da tecnologia aos 11 anos. Aos 23 anos, vendeu uma de suas empresas para uma multinacional inglesa, impulsionando-o para novos mercados. Desenvolveu e operacionalizou soluções inovadoras, como o primeiro aplicativo de táxi do Brasil, a maior fabricante de bancos na atualidade, o primeiro sistema de venda de ingressos via QR Code, além do app de chamada de emergência do SAMU192 via Facebook – que fez com que ganhasse o prêmio Ministério da Saúde na Campus Party de 2014. Atualmente, Pimenta é fundador e CEO da Holding RPX, grupo com mais de 100 empresas atuantes em setores como energia, saúde, fundos, financeira, bancos, turismo, marketing especializado, alimentação, ativos digitais, imobiliários e logística, e Board Member do First Eleven, Fundo de Investimento em Participações que investe em empresas estratégicas que controlam setores old age.
Foto Divulgação: Rafael Pimenta, CEO da Holding RPX e Board Member do Fundo First Eleven
Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.