POR: Jaqueline Santos – JSPress Comunicação
A venda não é a última parte de um processo de interação com seu cliente, o pós venda é matéria básica para fidelizar esse cliente, e isso você conseguirá através da eficiência dos serviços de logística e SAC.
Empresas que trabalham principalmente com e-commerce, e prometem aos clientes entregas rápidas, precisam se assegurar, além de ter os preços competitivos, e um marketing eficiente, ter estoques bem controlados, e serviços de entrega impecáveis, ou seja, precisam estar todos os setores da empresa em sintonia, pois os efeitos de uma logística ineficiente pode ser devastadora para a empresa, e dentre esses erros e ineficiências podemos citar:
PROMETER E NÃO CUMPRIR
Se a sua empresa vem prometendo entregas rápidas, e durante o ano todo você tem conseguido esse intento, cuidado, não se esqueça que em datas sazonais o volume de vendas aumenta, e você terá que estar preparado, não apenas para vender mais, mas entregar com qualidade e rapidez.
Uma série de entregas com atraso podem comprometer a imagem da sua empresa, abalar a confiança dos clientes, ainda mais quando clientes insatisfeitos correm para as redes sociais, e propagam aos quatro ventos o quanto foram mal atendidos, portanto certifique-se de ter produtos em estoque para oferecer, além de entregar dentro dos prazos prometidos.
Surpreenda o seu cliente, esteja sempre à frente das necessidades dele, isso gera bons comentários em redes sociais.
TREINAMENTO DE PESSOAL
Todo o pessoal da empresa deve estar preparado, bem treinado, não apenas o pessoal que faz a venda, que retira os pedidos, mas também o pessoal diretamente envolvido com a logística, pessoas que controlem com presteza os estoques, e que levem a serio e com profissionalismo as entregas em tempo hábil.
Fidelizar os clientes, essa é a palavra chave, e como fazer isso? Com um bom treinamento, que vise atender a necessidade destes clientes, e até superar suas expectativas.
INSTRUMENTOS DE TRABALHO
Você pode ter um pessoal bem treinado, mas se não houver um bom suporte de informática, bons aplicativos a controlar estoques, e gerenciar entregas, você corre o risco, tanto de erros humanos, quanto da demora de tomada de decisões.
Para ser competitivo no mercado você teve ter as melhores equipes, motivadas e treinadas, e oferecer-lhes equipamentos e softwares que permitam agilidade e confiabilidade.
MÉTODOS DE TRANSPORTE
Existem vários métodos pelo qual sua empresa pode fazer a entrega das mercadorias, você terá que saber qual o mais rentável, o mais rápido para todo tipo de mercadoria, dependendo de suas características.
Ao encomendar transporte você deve ter a idéia que o frete rodoviário é mais interessante por ser mais rápido, já o ferroviário é interessante por ser mais barato, porem o tempo de entrega ficará prejudicado, portando tudo depende de seus objetivos, e daquilo que o cliente espera no recebimento do produto.
Produtos com alto valor agregado podem ser transportados por via aérea, mais rapidez na entrega.
Seja qual for o método de transporte escolhido, SEJA PONTUAL, ou surpreenda e entregue antes do prazo, se possível, pois o ATRASO NA ENTREGA, é a maior reclamação dos clientes de um e-commerce.
Ao decepcionar seu cliente com um atraso na entrega, você pode perder muito mais que esse cliente, você pode perder sua credibilidade junto ao mercado, pois o nível de exigência é cada vez maior, e existem ainda as redes sociais, e essas não perdoam, tudo bem que costumam premiar quem acerta, mas pode abalar as finanças de uma empresa que cometa erros.
Dados do autor: Carlos Scagnolato, diretor tecnico da Conceitos Gestão Empresarial
Linkedin: carlos scagnolato