POR: Erica Machado
A pandemia causou mudanças drásticas no mundo, principalmente quando falamos no universo fashion: tudo tornou-se muito incerto. As tendências primavera/verão 2021 se incluem neste pensamento, já que não sabemos quando a situação ficará melhor e seremos livres novamente para irmos e virmos para os lugares com nossos amados looks, expressando nossas personalidades através do estilo.
O vírus foi um verdadeiro catalisador de iniciativas e de implementação de novos hábitos e uma das grandes apostas para os próximos tempos, com certeza será a sobrevivência apenas de marcas que forem inclusivas, responsáveis, conscientes e que respeitarem os três pilares básicos da sustentabilidade.
No mundo da moda: lojas pequenas e autorais, assim como brechós e todas as marcas que explorarem a economia circular ganham cada vez mais notoriedade, mas é preciso deixar sempre seus, processos e valores de forma bem transparente, porque os consumidores estão cobrando mais e sendo cada vez mais exigente e cobrando com maior pressão as responsabilidade das empresas.
A diferença de pensamentos
As pessoas pensam cada vez mais de modo diferente umas das outras, e na moda há um número muito parecido entre pessoas que adotam visuais e hábitos minimalistas, com outras que mantêm uma espécie de pensamento positivo de que tudo será normalizado em breve e continuam comprando da mesma forma, com os mesmos pensamentos, sem muitos questionamento acerca de assuntos que envolvem consciência, sustentabilidade e propósito. Enquanto outras
perderam seus empregos e estão investindo no mundo da moda por meio de serviços informais.
E as tendências para esse ano de 2021?
Como as pessoas estão ficando mais em casa, as criações que se tornarão referência em roupas, calçados e acessórios, influenciará o conforto, além dos sentimentos de otimismo e refletirá também nas cores e materiais mais leves. Os acessórios estão em alta, detalhes em blusas e camisas tais como nó, pedras, laços e isso pode ser observado na sai melhor forma nas redes sociais, pelos Influenciadores, as redes contribuem em nosso modo de se vestir, consumir e se comunicar; os compartilhamentos de fotos, vídeos, as buscas cada vez maiores pelo #lookdodia, as buscas por estilos, truques de maquiagem, e as pessoas também tem se motivado a se mostrarem mais querendo se tornar também influencers, destacando-se em maior número nos jovens. As máscaras inseparáveis agora em nosso dia a dia, acessório principal de cada combinação e as encontramos em infinitos números de modelos, cores e estilos.
As reuniões por aplicativos são quase que diárias e é preciso se sentir bem, vestindo se de maneira elegante e confortável é aí que vem os acessórios dando o toque de elegância aquele look do homeoffice.e até os broches voltaram depois
de longos anos. Os modos de se pensar estão cada vez mais diversos e a moda é uma das que merecem destaque já que é em casa que as pessoas estão passando a maior parte do seu tempo valendo então a pena investir em looks que sejam confortáveis e estilosos para que se sinta bem de frente ao espelho ou para fazer do seu dia de trabalho um dia mais do que produtivo.O empoderamento feminino e uns dos tópicos mais comentados e através das roupas que se usam e que se reflete a luta do dia a dia, então é só deixar as possibilidades invadirem seus visuais e você segue do elegante ao básico com cores lisas e aproveita para incrementar com aquele acessório. Aceitar o corpo e fazer looks incríveis esse é o desafio, usar e abusar das paletas de cores, do tecido viscosado linho e algodão.
Novos posicionamentos
Assim como foi falado no inicio da matéria, estarmos atentos aos processos e aos conceitos das marcas, sejam elas pequenas e regionais ou grandes e renomada, os sentimentos passam a fazer parte da construção de uma nova percepção dos consumidores: medo, resiliência, resistência e otimismo. Encontrar-se nas inovações e nas diversidades deixando os tabus de lado e sendo cada vez mais aceitos como parte da beleza que celebra autenticidade de cada pessoa.