[radio_player id="1"]
Construção

A prática ESG na construção civil

1 Mins read

Soluções e inovações ambientais são demandas cada vez mais frequentes no setor

POR: PRESS FC

A pauta ESG tem ganhado importância na construção civil, que busca inovar em soluções sustentáveis, adaptando-se às novas demandas de responsabilidade socioambiental. O atual Pacto Global da Organização das Nações Unidas: Para construir a cidade que queremos é um dos grandes mediadores para esse desafio.

De acordo com a especialista Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, o ESG é a contribuição das empresas nesse processo. “Ações sustentáveis são um caminho inevitável para o mundo dos negócios. Quanto maior a consciência da mudança, melhor será a imagem da empresa entre seus clientes e a sociedade.”

No Pacto da ONU estão incluídas 169 metas que estimulam novas formas de desenvolvimento sustentável no mundo. Atualmente, o setor de construção de overlays vem ganhando protagonismo, porque garante a reutilização de todo material utilizado, sem a produção de resíduos e com uma redução significativa de custos.

Segundo Tatiana, infraestruturas temporárias são tendência em grandes eventos. “O desafio deste modelo de negócio é executar projetos dentro dos prazos estipulados pelos comitês locais, que normalmente são extremamente curtos. A gestão e experiência da equipe é fundamental, afinal, não podemos atrasar nem um segundo sequer.”

Sob o comando de Tatiana Fasolari, a Fast Engenharia foi a responsável por projetos esportivos importantes, como a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, as Olimpíadas do Rio, em 2016, GPs São Paulo de Fórmula 1, Jogos Pan-Americanos e ATPs Rio Open, apenas para citar alguns.

Os impactos positivos gerados pelas estruturas provisórias podem ser vistos em inúmeras ocasiões. Um dos estádios construídos para a Copa do Catar, que será realizada em novembro, o 974 foi totalmente erguido com a utilização de estruturas modulares. Após o mundial, ele será desmontado e terá suas peças reutilizadas em praças esportivas do país.

A adaptação à agenda ESG não é um processo rápido em nenhuma área, muito menos na construção civil. As expectativas e metas sustentáveis continuarão a crescer e as empresas serão cada vez mais cobradas com relação às suas práticas. Quem sair na frente, terá vantagem nessa corrida.

Related posts
Construção

Norma Regulamentadora estabelece medidas de prevenção contra incêndios

3 Mins read
Gestor da Engehall explica que cada estado tem normas específicas a serem seguidas O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial…
ConstruçãoTecnologia

App Meu Ajudante automatiza tabela de preços médios para eletricistas

2 Mins read
Aplicativo que facilita o dia a dia do profissional autônomo agora tem versão atualizada O aplicativo Meu Ajudante, que auxilia eletricistas que…
Construção

Construtora MTF faz pré-lançamento de residencial com exclusivas 32 unidades na Praia de Palmas

3 Mins read
Com alto padrão e estrutura moderna, o ‘home beach’ MVillage Felicidade estará localizado a apenas oito minutos do mar e próximo de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.