Por Jorge Nahas*
Vivemos em um mundo em que dar presentes pode se tornar uma missão arriscada, tamanha complicação na hora de acertar os gostos e preferências da pessoa que se deseja agradar.
Porém, a questão mais preponderante neste ato é que os produtos estão evoluindo em uma velocidade astronômica, a ponto de que daqui a pouco, quando a pessoa for desembrulhar o presente, já surgiu outro mais evoluído. Esse dinamismo faz tudo ser tão rápido que não dá nem tempo de aproveitar. E se paramos para pensar onde isso irá parar?
Podemos pegar como exemplo a rápida evolução dos tablets da Apple. Um número considerável de pessoas ficaram endoidecidas pelo lançamento do iPad, o frenesi foi intenso, verdadeiras batalhas em vitrines de lojas foram travadas pelo produto, que teve todo o estoque evaporado em pouco tempo. As pessoas que conseguiram adquirir o tablet foram os precursores, mas por quanto tempo? Muito pouco. Isso porque menos de um ano depois, a Apple já anunciava o lançamento do Ipad 2, deixando a primeira versão para trás.
Fugindo do mundo da tecnologia, quantas vezes já não presenteamos alguém com uma peça de roupa que no próximo ano não poderá ser utilizada, porque saiu de moda.
Nesta dinâmica evolução dos produtos, fica visível que hoje, e possivelmente no futuro, torne-se cada vez mais difícil comprar um presente para a pessoa querida, pois corremos o risco de em poucos meses, ou até dias, o objeto se tornar passado e não ter mais valor para o presenteado.
Portanto, a arte de presentear deverá seguir uma nova tendência. Sair do viés de objetos e produtos tangíveis, e migrar para ações e valores intangíveis. Alguém já se deu conta disto?
Sim, poucas empresas, previram esta tendência e começaram a se valer do conceito de presentes experiência, algo que fuja deste problema de perder valor em pouco tempo e realmente seja significativo. Afinal de contas, as experiências marcam, o tempo passará e elas continuarão vivas dentro da pessoa, possivelmente com mais valor ainda. Além disso, a experiência propiciada criará uma relação única entre você e o presenteado, já que sempre que memorado o momento, instintivamente seu nome virá à tona.
Isso é um fato que as pessoas querem sentir o que existia no passado, a questão de viver mais a vida. A não preocupação com objetos, mas com os grandes e diversos momentos memoráveis que dão valor ao breve espaço de tempo que passamos na terra, junto às pessoas queridas.
*Jorge Nahas é CEO da empresa O Melhor Da Vida, especializada em presentes-experiência