[radio_player id="1"]
Informações

A tendência das relações de trabalho no pós-pandemia

2 Mins read

POR: NR-7 Comunicação

Por Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs
Apesar de uma segunda onda sendo anunciada, muitas pessoas e empresas já estão se preparando para o pós pandemia. O período atípico de isolamento social fez com que essas companhias repensassem diversos processos e adotassem novas práticas e, agora, os olhares se voltam para o futuro e qual é o melhor caminho a seguir: voltar como era antes ou manter as novas formas de trabalho?

As novas tecnologias e atuais comportamentos sociais colaboram para que novos modelos de trabalho sejam aceitos com mais facilidade. A tendência é que a forma como trabalhávamos antes da pandemia nunca mais volte a ser a mesma. Hoje, o cenário é bem mais favorável ao home office e a tecnologias que transformam a gestão de uma empresa e de pessoas, por exemplo.

Um outro processo, amplamente instaurado em 2020, são as reuniões e entrevistas de emprego online. Para os funcionários e possíveis contratados, isso ajuda na flexibilidade de horários e tempo de deslocamento, e para a empresa, isso reduz custos e diminui a exposição dos trabalhadores a riscos. O método também é válido para reuniões com clientes, os quais muitas vezes são de outras cidades, estados, e até mesmo países. Ao contrário do que imaginávamos, a normalização desses encontros virtuais colaboraram para o fortalecimento das relações e dos laços.

Além disso, alguns fatores que já ganhavam força antes da pandemia, agora passam a ter mais destaque, como o suporte emocional, que muitas vezes já foi fortemente dissociado das relações trabalhistas. Antes da pandemia, algumas empresas já desenvolviam essa cultura, mas com o isolamento social, essa virou uma tendência quase que essencial. Com psicólogos e terapeutas online, por exemplo, é possível minimizar o estresse e ansiedade dos funcionários, e até aumentar seu conforto e produtividade.

Ainda falando sobre os funcionários, a experiência que a empresa provê para eles, chamada de employee experience, também entra em alta, em especial em uma realidade na qual falta mão de obra qualificada para diversas áreas e as companhias precisam reter talentos. Talentos esses, que passam a ser cada vez mais diversos com processos seletivos mais assertivos e menos enviesados.

Mais importante que o diploma, o conteúdo e a experiência em um determinado segmento passa a ter mais peso. Para os próximos anos, a tendência é que as empresas valorizem características como inteligência emocional, trabalho em equipe e comunicação assertiva, na hora da contratação.

Entre tudo isso, eu aposto que o combustível para todas as mudanças é a transformação digital com humanização. Com a ajuda de softwares de recrutamento, como o PandaPé, é possível adaptar os processos e absorver todas as transformações recentes sempre com o “ser humano” no centro. E também, aumentar a produtividade, por facilitar a rotina e diminuir os custos com um trabalho mais eficaz.

Uma coisa é certa, os processos da sua empresa e a transformação digital vão se manter com os aprendizados para o pós-crise! Esse é o momento de avaliar as mudanças que devem permanecer no seu planejamento. E principalmente, as relações estabelecidas com as pessoas, sendo elas colaboradores, candidatos, clientes ou fornecedores.

Sobre a porta-voz:
*Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs. Responsável pela operação do InfoJobs no Brasil: áreas comerciais, desenvolvimento de negócios, CS, comunicação, RH e atendimento, mais de 19 anos de experiência no mercado de internet e no setor de RH.

Related posts
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
CarrosDestaquesInformações

BYD inova mais uma vez e amplia garantia das baterias sua linha de empilhadeiras elétricas no Brasil 

3 Mins read
Medida amplia benefício para 8 anos e é válida para todos os produtos comercializados no Brasil a partir deste mês (11/09/2024) – A…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.