Ícone do site Economia S/A

ABCIS anuncia Atualpa Aguiar como novo coordenador do Grupo de Trabalho de Interoperabilidade

divulgação
Atualpa Aguiar - Superintendente de Tecnologia do Instituto de Responsabilidade Social do Sírio-Libanês
divulgação Atualpa Aguiar – Superintendente de Tecnologia do Instituto de Responsabilidade Social do Sírio-Libanês

O Grupo de Trabalho de Interoperabilidade se compromete a fomentar a discussão a nível nacional à adoção de padrões técnicos e operacionais que possibilitem a comunicação eficiente entre sistemas, contribuindo para uma assistência mais segura, resolutiva e centrada no paciente

A ABCIS – Associação Brasileira CIO e Gestores de Tecnologia em saúde pública e privada, anuncia a nomeação de Atualpa Aguiar como o novo coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Interoperabilidade, uma prioridade estratégica para a transformação digital da saúde no Brasil, já em operação a partir do mês de junho de 2025.

Com vasta experiência no setor de saúde e reconhecida atuação como executivo de TI e em projetos de inovação tecnológica, Atualpa é o atual Superintendente de Tecnologia do Instituto de Responsabilidade Social do Sírio-Libanês e assume a missão de articular uma maior cooperação entre os atores do ecossistema nacional em torno de diretrizes, práticas e soluções que garantam a troca eficiente, segura e estruturada de informações entre diferentes plataformas e instituições de saúde. O GT se compromete a fomentar a discussão em âmbito nacional à adoção de padrões técnicos e operacionais que possibilitem a comunicação eficiente entre sistemas, contribuindo para uma assistência mais segura, resolutiva e centrada no paciente.  “Ao assumirmos esse desafio, queremos reunir especialistas, gestores, fornecedores e autoridades para construir caminhos concretos rumo a um ecossistema mais integrado e inteligente. O desafio da interoperabilidade vai além da tecnologia, trata-se de conectar dados para conectar cuidados. Nosso papel será criar pontes entre instituições públicas, privadas e acadêmicas, consolidando uma visão nacional para a saúde digital integrada,” destaca Aguiar.

Para Vitor Ferreira, Presidente da ABCIS e CIO do Hospital Sabará, a nomeação de Atualpa Aguiar representa um passo importante. “Trata-se da consolidação da associação como articuladora de debates construtivos e efetivos capazes de impactar diretamente a qualidade do cuidado e a eficiência do sistema de saúde brasileiro, por meio da adoção de tecnologias transformacionais”, ressalta Ferreira.

A ABCIS revela que o momento é especialmente favorável. O trabalho liderado pelo DATASUS nos últimos anos criou bases sólidas para a interoperabilidade em larga escala. Tem conduzido importantes iniciativas para estruturar um ambiente mais interoperável, como:

Aguiar comenta que alguém precisa consolidar um esforço conjunto entre todos os atores para transformar esses avanços em resultados práticos e sustentáveis.

A ABCIS entende que com sua rede de executivos C-Level de tecnologia e estratégia de negócios, além de especialistas técnicos com profundo conhecimento das especificidades do setor dada a sólida experiência na Saúde, pode de fato contribuir para potencializar esse movimento e acelerar sua adoção na ponta, com foco em qualidade assistencial, segurança do paciente e eficiência operacional”, afirma Sonia Poloni, diretora executiva na Associação.

A associação explica ainda que o GT pretende somar esforços a essas iniciativas, funcionando como um elo entre os avanços conduzidos pelo setor público e as práticas inovadoras desenvolvidas pela iniciativa privada. O Grupo pretende ainda auxiliar no endereçamento dos desafios históricos na troca de informações entre diferentes plataformas utilizadas por hospitais, clínicas, operadoras e sistemas públicos de saúde enfrentados pelos executivos de TI membros da Entidade, além dos líderes de tecnologia em geral que atuam no setor.

Entre os principais objetivos do Grupo de Trabalho, destacam-se:

Além disso, o GT atuará de forma integrada com outros dois grupos estratégicos já ativos na ABCIS: o GT de Infraestrutura e o GT de Cibersegurança. A interoperabilidade depende diretamente de uma infraestrutura tecnológica robusta e segura, e essas áreas trabalharão em conjunto para desenvolver recomendações, eventos técnicos e materiais de apoio. “Não existe interoperabilidade sem conectividade, nem confiança na troca de dados sem segurança. A sinergia entre os grupos é essencial para que possamos entregar soluções completas e viáveis para o sistema de saúde brasileiro”, ressalta Aguiar, coordenador do GT.

ABCIS – Associação Brasileira CIO e Gestores de Tecnologia em saúde pública e privada, é uma Associação civil, não-governamental, apartidária, sem fins lucrativos fundada em 2012.  Há 13 anos a Entidade atua para o fortalecimento do papel ESTRATÉGICO da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICS) na Saúde evidenciando os benefícios trazidos pela Transformação Digital do Setor.  Foi criada para suprir a necessidade de uma entidade que fosse capaz de reunir os gestores de TI em torno dos desafios comuns em um setor com as particularidades e complexidades encontradas no setor de saúde.

Promove de forma imparcial e agnóstica a aproximação e a colaboração entre os líderes de TI associados, Indústria de Tecnologia demais partes interessadas, defendendo o diálogo aberto em busca da concepção conjunta de soluções para os desafios comuns do setor.

Defende o diálogo aberto e discussões em alto nível entre os líderes de TI das instituições, provedores e indústria de TI genuinamente interessados em conhecer os desafios específicos do segmento e dispostos a colaborar na resolução dos problemas reais, além dos demais profissionais de Saúde e atores do ecossistema motivados pelos benefícios trazidos pela transformação digital.

Sair da versão mobile