POR: Aline Pontes
A ilustradora, diretora de arte e diretora criativa da TIX Edições e Arte, Ana Borelli, resolveu unir suas paixões e criou uma linha de moleskines para acompanhar o lançamento do livro “Mulheres e a Construção da Cidade”. São três capas diferentes, que estão à venda no site da Ana – anaborelli.com, ou pelo instagran da Anouska – @anouskamarocs. “A minha ideia é dar vida às ilustrações dos livros. Eternizar as histórias. Pensei em moleskines, porque mesmo com o mundo hoje sendo digital, muitas pessoas não deixaram de lado o seu famoso caderninho, que guarda medidas, rabiscos, projetos, desenhos e pensamentos. Comecei com a Anouska na pegada artesanal e esse ano resolvi apostar nas mesmas artes que desenvolvia pros artesanais, para capa dura. A ideia é que as mesmas tenham tiragem limitada e que as capas não se repitam. Uma vez esgotada, sai uma nova coleção”, comenta Borelli.
Essa é a quarta vez que a artista criou linhas de papelarias inspiradas em livros. “Rio de Janeiro Perdido”, “Plantas Medicinais” e “Arquitetura Carioca Hoje”, todos com ilustrações exclusivas da Ana, receberam uma linha de moleskines artesanais.
O livro “Mulheres e a Construção da Cidade” apresenta a trajetória de oito urbanistas, servidoras públicas, que contribuíram para o planejamento, formação e desenho da Cidade do Rio de Janeiro. São elas: Angela Fonti, Carmen Portinho, Helia Nacif, Iracy Ozorio, Leticia Hazan, Nina Rabha, Olga Campista, e Verena Andreatta. Elas foram selecionadas pela sua representatividade dentro de um recorte temporal limitado ao século XX.