Uma das datas mais esperadas do ano, o réveillon é, para muitos, sinônimo de festas, rituais e, principalmente, resoluções para o futuro. Estimativas mostram que, no mundo, cerca de um quarto das pessoas estabelece metas e promessas para o ano seguinte. O hábito é relatado em várias sociedades de diferentes épocas, mas também gera controvérsia. Há quem argumente que tendemos a não cumprir nossos planos, gerando grande carga de decepção — o que pode ser ainda mais complicado para quem passa por algum momento difícil, como um luto ou outro tipo de trauma.
O neurocientista Dr. Wellington Bruski, explica, no entanto, que é possível ressignificar de fato esses problemas e “recomeçar do zero”. Para isso, no entanto, é necessário abordar as questões difíceis de maneira correta, com ajuda de um profissional. O especialista destaca que perdas (como a morte de alguém querido durante a pandemia) ou traumas armazenados no subconsciente podem ser ressignificados por meio da terapia cognitivo-comportamental, da hipnoterapia ou da psicanálise. De acordo com ele, o ano novo pode significar um incentivo a mais nesse processo. “O ano novo sempre significa uma nova chance e isto já está no inconsciente coletivo”, afirma. “Todos sabem que faz parte mudar e escrever um novo capítulo da nossa vida”.
Mas como, afinal, mudar de fato em 2023? Dr. Wellington Bruski dá algumas dicas. “Primeiramente, elimine pessoas e coisas que você não quer mais na sua vida”, diz ele. “Depois, pegue uma folha de papel e escreva todos os seus projetos. Mas escreva, pois assim seu cérebro memoriza tudo que você quer concretizar”. Ele explica que as metas anotadas devem estar entre aquelas de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo. “Assim, você conseguirá executar o plano que você tem para o próximo ano”, diz ele.
O especialista prossegue com sugestões: “desafie-se a si mesmo em algo que você nunca fez. Faça um cartaz grande com aquilo que você quer. Cole na parede do seu quarto e você conseguirá recomeçar”, diz Dr. Wellington. Ele destaca, ainda, a importância de estabelecer uma rotina compatível com as metas que se deseja alcançar. “Somos seres regrados. Levante cedo e aprecie o nascer do sol, pois isso regulará seu ciclo circadiano e fará com que seu corpo e mente entrem numa regulação hormonal excelente”, pontua. O neurocientista também recomenda deitar na cama antes das 22h e dormir entre 7 e 8 horas por noite.
Outro fator importante que Dr. Wellington Bruski menciona para o sucesso da ressignificação no ano novo é o suporte profissional. Para lidar com objetivos de carreira, por exemplo, um coach pode ser uma boa opção. Já os problemas pessoais devem ser abordados com um psicólogo psicoterapeuta.