[radio_player id="1"]
Negócios

Após crescimento, Água Doce lança modelo de negócio focado 100% no delivery e take away

4 Mins read

O formato Água Doce Delivery tem como foco de expansão cidades com a partir de 35 mil habitantes

A rede prevê implantar até 10 unidades do novo formato em 2022

POR DFREIRE Comunicação e Negócios

Para manter o faturamento das 80 unidades sem atendimento presencial durante a pandemia, entre 2020 e 2021, a Água Doce Sabores do Brasil investiu nas plataformas de deliveries como alternativa para continuar operando. Com o crescimento das vendas de até 200% por este canal em alguns restaurantes, a rede enxergou como oportunidade ampliar o alcance das entregas em domicílio com o lançamento de um modelo de negócio focado 100% no delivery e take away (retirada dos pedidos no local), chamado de Água Doce Delivery. A rede prevê a implantação de até 10 unidades deste novo formato em 2022.

Criado para ampliar a presença da rede em diferentes praças do Brasil, o novo formato é indicado para cidades pequenas, a partir de 35 mil habitantes. Além disso, por ser destinado apenas para entregas de pratos e porções, o Água Doce Delivery não requer um amplo espaço para implantação de salão, pois é necessário apenas uma cozinha para a produção dos alimentos no local. Dessa forma, o investimento inicial é menor, a partir de R$ 305 mil, que inclui os custos operacionais com o estoque inicial de produtos e embalagens, equipamentos e mobiliário, projeto arquitetônico e demais despesas para a implantação do negócio.

“Observamos que os consumidores que preferiam somente consumir em restaurantes presenciais, após o isolamento social, foram incentivados a pedir delivery ou retirar no local e levar para a casa, por se sentirem mais seguros. Com o retorno das atividades, este hábito foi enraizado e muitos ainda optam pelas entregas em domicílio, uma modalidade que era pouco explorada por consumidores que não tinham o hábito de usar este canal. Por este motivo, decidimos criar um negócio exclusivo de delivery para facilitar e agilizar as entregas, além de desafogar os restaurantes tradicionais. Este é um projeto que estávamos desenvolvendo há seis anos e, com a pandemia, foi possível colocar em prática, pois já tínhamos o modelo e infraestrutura desenhada”, revela o diretor de franquias da Água Doce, Júlio Bertolucci.

Segundo dados do recorte da pesquisa da série COVID-19 realizada pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes) em parceria com a consultoria Galunion e IFB (Instituto Foodservice Brasil) que aborda a expansão do delivery no segmento, em média, a receita hoje para as entregas em domicílio já representa 39% do total do faturamento das empresas. O número era de 24% antes da pandemia. O estudo quis saber ainda se as empresas manteriam o delivery com o retorno do funcionamento das lojas e 85% das redes ouvidas afirmaram que sim.

Além da força do delivery, a Água Doce conseguiu recuperar o faturamento no salão aos patamares de pré-pandemia. De janeiro a julho deste ano, a rede registrou um aumento de 15% na receita em relação ao mesmo período de 2020. Já em julho de 2021, o crescimento foi de 115% com relação ao mesmo mês do ano passado, registrando um incremento considerável nas vendas e no faturamento das lojas da marca.

Com o Água Doce Delivery, a rede prevê a expansão para cidades de interior de todos os estados brasileiros. Há mais de 30 anos, a marca foi fundada em Tupã, cidade do interior de São Paulo. Atualmente, a franquia possui 80 unidades e é conhecida pela gastronomia tipicamente brasileira, além de suas porções e pratos fartos, ideais para refeições em família. A rede é referência se tratando de escondidinhos, oferecendo aos consumidores versões tradicionais, feita com carne de sol, camarão, frango e bacalhau, e vegetarianas, como de alho-poró e palmito.

Água Doce Delivery

Investimento inicial: R$ 305.706 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de instalação: R$ 255.756 mil *a soma inclui mobiliário, equipamentos e despesas administrativas

Capital de Giro: R$ 20 mil
Royalties: 5%
Taxa de propaganda: 2%
Previsão de retorno do investimento: de 36 a 48 meses
Faturamento médio mensal: acima de R$90 mil
Lucro mensal (média): 15 a 20%

Metragem da unidade: a partir de 80m²
Número de funcionários por loja: 6 funcionários
Telefone: (14) 3441-2321

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away. Para evitar a disseminação da covid-19, as unidades da franquia estão seguindo todas as normas de higiene e sanitárias decretadas pelos municípios e estados, como o uso obrigatório de máscaras, sinalização e álcool em gel nas mesas e lugares comuns com o objetivo de garantir um ambiente seguro para seus consumidores.
Crédito: divulgação

 

Related posts
Negócios

Portas abertas: a vantagem de contar com capital privado para crescer

4 Mins read
*Por Bruno Borges Um empreendedor que queira ver seu negócio crescer de forma organizada não precisa estar sozinho. Esse caminho pode ser…
Negócios

O network é a base do sucesso de qualquer negócio. Veja 5 dicas

2 Mins read
Construir uma rede sólida de contatos é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer empreendimento. O networking, como afirma o…
Negócios

Conheça Jociandro Vichietti, especialista em Desenvolvimento Humano e Comportamental

2 Mins read
Jociandro Vichietti se consolidou como uma referência no campo do desenvolvimento humano e comportamental no Brasil. Analista Assessment, Consultor em Análise Comportamental,…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.