[radio_player id="1"]
Negócios

Após crescimento, Água Doce lança modelo de negócio focado 100% no delivery e take away

4 Mins read

O formato Água Doce Delivery tem como foco de expansão cidades com a partir de 35 mil habitantes

A rede prevê implantar até 10 unidades do novo formato em 2022

POR DFREIRE Comunicação e Negócios

Para manter o faturamento das 80 unidades sem atendimento presencial durante a pandemia, entre 2020 e 2021, a Água Doce Sabores do Brasil investiu nas plataformas de deliveries como alternativa para continuar operando. Com o crescimento das vendas de até 200% por este canal em alguns restaurantes, a rede enxergou como oportunidade ampliar o alcance das entregas em domicílio com o lançamento de um modelo de negócio focado 100% no delivery e take away (retirada dos pedidos no local), chamado de Água Doce Delivery. A rede prevê a implantação de até 10 unidades deste novo formato em 2022.

Criado para ampliar a presença da rede em diferentes praças do Brasil, o novo formato é indicado para cidades pequenas, a partir de 35 mil habitantes. Além disso, por ser destinado apenas para entregas de pratos e porções, o Água Doce Delivery não requer um amplo espaço para implantação de salão, pois é necessário apenas uma cozinha para a produção dos alimentos no local. Dessa forma, o investimento inicial é menor, a partir de R$ 305 mil, que inclui os custos operacionais com o estoque inicial de produtos e embalagens, equipamentos e mobiliário, projeto arquitetônico e demais despesas para a implantação do negócio.

“Observamos que os consumidores que preferiam somente consumir em restaurantes presenciais, após o isolamento social, foram incentivados a pedir delivery ou retirar no local e levar para a casa, por se sentirem mais seguros. Com o retorno das atividades, este hábito foi enraizado e muitos ainda optam pelas entregas em domicílio, uma modalidade que era pouco explorada por consumidores que não tinham o hábito de usar este canal. Por este motivo, decidimos criar um negócio exclusivo de delivery para facilitar e agilizar as entregas, além de desafogar os restaurantes tradicionais. Este é um projeto que estávamos desenvolvendo há seis anos e, com a pandemia, foi possível colocar em prática, pois já tínhamos o modelo e infraestrutura desenhada”, revela o diretor de franquias da Água Doce, Júlio Bertolucci.

Segundo dados do recorte da pesquisa da série COVID-19 realizada pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes) em parceria com a consultoria Galunion e IFB (Instituto Foodservice Brasil) que aborda a expansão do delivery no segmento, em média, a receita hoje para as entregas em domicílio já representa 39% do total do faturamento das empresas. O número era de 24% antes da pandemia. O estudo quis saber ainda se as empresas manteriam o delivery com o retorno do funcionamento das lojas e 85% das redes ouvidas afirmaram que sim.

Além da força do delivery, a Água Doce conseguiu recuperar o faturamento no salão aos patamares de pré-pandemia. De janeiro a julho deste ano, a rede registrou um aumento de 15% na receita em relação ao mesmo período de 2020. Já em julho de 2021, o crescimento foi de 115% com relação ao mesmo mês do ano passado, registrando um incremento considerável nas vendas e no faturamento das lojas da marca.

Com o Água Doce Delivery, a rede prevê a expansão para cidades de interior de todos os estados brasileiros. Há mais de 30 anos, a marca foi fundada em Tupã, cidade do interior de São Paulo. Atualmente, a franquia possui 80 unidades e é conhecida pela gastronomia tipicamente brasileira, além de suas porções e pratos fartos, ideais para refeições em família. A rede é referência se tratando de escondidinhos, oferecendo aos consumidores versões tradicionais, feita com carne de sol, camarão, frango e bacalhau, e vegetarianas, como de alho-poró e palmito.

Água Doce Delivery

Investimento inicial: R$ 305.706 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de instalação: R$ 255.756 mil *a soma inclui mobiliário, equipamentos e despesas administrativas

Capital de Giro: R$ 20 mil
Royalties: 5%
Taxa de propaganda: 2%
Previsão de retorno do investimento: de 36 a 48 meses
Faturamento médio mensal: acima de R$90 mil
Lucro mensal (média): 15 a 20%

Metragem da unidade: a partir de 80m²
Número de funcionários por loja: 6 funcionários
Telefone: (14) 3441-2321

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away. Para evitar a disseminação da covid-19, as unidades da franquia estão seguindo todas as normas de higiene e sanitárias decretadas pelos municípios e estados, como o uso obrigatório de máscaras, sinalização e álcool em gel nas mesas e lugares comuns com o objetivo de garantir um ambiente seguro para seus consumidores.
Crédito: divulgação

 

Related posts
Negócios

Transformando o Mercado Imobiliário: O Sucesso do Primeiro Encontro Feminino do R496

4 Mins read
No último dia 15 de janeiro, o mercado imobiliário foi palco de um evento inovador: o Primeiro Encontro Feminino do R496, que…
Negócios

Comprar um imóvel pode ser uma decisão mais Estratégica e Inteligente

3 Mins read
Comprar um imóvel é, sem dúvida, uma decisão importante para qualquer pessoa, seja como primeira residência, segunda moradia ou uma oportunidade de…
Negócios

Crescimento do mercado de contact center

2 Mins read
Tecnologia, personalização e análise preditiva definem as tendências para 2025 O mercado de Contact Center está em expansão acelerada, com projeções de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.