Veja 5 dicas da especialista de marketing Larissa Marcelino, responsável por uma rede de franquias com mais de 70 unidades
POR: Queissada Comunicação
Seja para ampliar sua cartela de clientes, buscar recolocação no mercado ou novos colaboradores para a sua empresa, o exercício do networking aparece no topo da lista de prioridades para atingir esses objetivos. Com as restrições do isolamento social e home office, oportunidades para conhecer novas pessoas, como eventos corporativos, palestras, happy hours e até as conversas corriqueiras na hora do cafezinho do expediente, ficaram escassas. Por isso, a migração para os espaços virtuais foi intensificada ainda mais. O Linkedin, conhecida como a principal rede social profissional da Internet, acumulou, até o primeiro semestre de 2021, mais de 690 milhões de usuários.
Com, em média, 100 mil novos usuários semanalmente no Brasil, fica nítido que só criar uma conta na plataforma não é suficiente para conseguir boas oportunidades através do Linkedin, o seu acaba virando apenas um número perdido entre o mar de perfis. E, mesmo que não seja viável para você investir nas opções Premium, que abrem funcionalidades como informações adicionais sobre vagas e filtros refinados de pesquisa, ainda há estratégias para que a sua conta deixe de ser inativa e torne-se um direcionamento para uma nova estatística: a das mais de 4 milhões de contratações viabilizadas pelo Linkedin .
“Criar uma conta no Linkedin é um bom primeiro passo para colocar o networking em dia e procurar um emprego. Mas assim como você entrega um cartão de visitas em um evento presencial, é preciso criar um perfil convidativo, com informações úteis para contato e atrair recrutadores. O perfil é a porta de entrada para quem vai te conhecer por meio da rede social” , explica Larissa Marcelino, Coordenadora de Marketing Digital do CEBRAC .
Pensando nesse cenário, Larissa Marcelino, especialista em Marketing do Cebrac, traz 5 dicas e pontos importantes para turbinar seu Linkedin e garantir uma vaga em setembro:
• Escolha uma boa foto de perfil
A sua foto é a primeira coisa que as pessoas vão conferir no seu perfil. Segundo o LinkedIn Business, perfis com fotos atraem 6 vezes mais visitantes do que os sem fotos, por isso, é bom caprichar! Evite selfies, fotografias com outras pessoas, muito escuras ou distantes. Uma foto do rosto com um fundo liso por trás é uma opção simples e certeira.
• Escolha uma imagem de capa
Para complementar o aspecto visual do seu perfil, não se esqueça de usar também a foto de capa. Usar alguma imagem minimalista, mas referente à sua área de atuação é uma boa alternativa.
• Conte um pouco sobre você
Preencher o espaço do “Sobre” é muito importante, porque é através desses caracteres que você terá a oportunidade de “vender seu peixe” logo de cara. Ele funciona quase como uma mini carta de apresentação. Usar palavras-chave relacionadas aos seus objetivos profissionais, habilidades e carreira é um diferencial.
• Destaque suas habilidades
Além de mostrar suas experiências profissionais, acadêmicas e certificados, compartilhe as suas habilidades. Sejam elas hard skills ou soft skills, você pode organizá-las em forma de lista, nível e prioridade.
• Arregaçar as mangas
Montou o perfil e já preencheu tudo sobre você e sua trajetória profissional?! Chegou o momento de dedicar pelo menos 2 horas por dia na busca por vagas e para conhecer mais sobre as empresas que estão no Linkedin! Lembre de sempre cadastrar se já fez ou faz trabalho voluntário e/ou intercâmbio. Ambos aspectos são relevantes para que os recrutadores saibam das suas experiências de vida.
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SOBRE O CEBRAC
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e, desde a sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de uma metodologia própria e inovadora, a qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse aqui!
Crédito: Turbine seu perfil do Linkedin e abra portas para a sua carreira (Unsplash)