
Especialista em empreendedorismo criativo e personalização, Ju Delamura conta como se tornou referência no segmento
Você já pensou em apostar no ramo de artesanato digital? Com criatividade, a iniciativa traz, além de estabilidade financeira, um caminho viável para empreender de casa, conciliando rotina familiar e sonhos profissionais. De acordo com a Globe Newswire, o mercado global de produtos de papelaria digital foi avaliado em US$ 8,8 bilhões com perspectiva de uma taxa de crescimento anual de 17,2% até 2027. Diante deste cenário promissor, a especialista em empreendedorismo criativo e personalização, Ju Delamura, trocou a carreira na Engenharia Civil para capacitar milhares de mulheres a se tornarem especialistas na área, e desenvolverem uma habilidade que gera renda e independência financeira.
Cansada do ambiente hostil das obras e em busca de uma profissão que fizesse seus olhos brilharem, a então Engenheira Civil decidiu transformar seu hobby de criar presentes personalizados em uma nova e gratificante carreira profissional. De forma despretensiosa, o hobby virou coisa séria. Hoje, a empresária colhe os frutos dessa iniciativa, que já acumula mais de 160 mil seguidores nas redes sociais, mais de 4.000 alunos formados e seu próprio curso online sobre personalização digital com a máquina de corte Silhouette. Com a expansão do negócio, Ju passou também a importar e distribuir oficialmente os equipamentos da marca no Brasil, através do site oficial silhouette.com.br, reforçando ainda mais sua posição de referência no mercado.
A virada de chave
A história de sucesso de Juliana como empreendedora é recente. Começou há apenas seis anos, durante a pandemia, quando resolveu mudar de área e abandonar a engenharia. ”Descobri no universo da personalização um negócio rentável e altamente prazeroso – um negócio versátil, criativo e altamente promissor. Vim de uma profissão muito preenchida pelo universo masculino, e já não me via mais feliz no ‘mundo de concreto’. Achei meu propósito ajudando mulheres a criarem suas próprias jornadas” – conta.
O público em sua grande maioria é composto por mulheres (90%) na faixa etária 35+, mas também conta com mulheres na terceira idade (70+), que querem se sentir novamente ativas após a aposentadoria e têm composto suas rotinas com essas atividades. Apesar de já ser uma referência no ramo da personalização, o foco principal de Ju é continuar ministrando treinamentos e ajudar outras mulheres a ingressarem no mercado de trabalho e assim, conquistarem sua independência financeira. Ju disponibiliza regularmente conteúdos gratuitos, incluindo um curso 100% online que acontece bimestralmente ao longo de duas a três semanas. Essa iniciativa abre portas para novos profissionais conhecerem a oportunidade de negócio e mergulharem no universo da personalização. Além disso, algumas vezes ao ano, a especialista abre vagas limitadas para o seu treinamento completo, aprofundando ainda mais os conhecimentos dos alunos que desejam se profissionalizar nessa área.
As datas comemorativas, inclusive, são grandes acontecimentos para este segmento onde a personalização de produtos e presentes permite infinitas criações: Páscoa, Dia das Mães, aniversários, casamentos, eventos corporativos… ”O céu é o limite” – brinca Delamura
Ju ministrou recentemente aulas ao vivo no curso online e gratuito “Beabá da Silhouette”, a empresária promete mostrar aos alunos como desbloquear todo o seu potencial criativo de forma didática. O objetivo desses encontros é preparar aspirantes e entusiastas para o mercado criativo de fato. “Além das novidades para a Páscoa, a proposta é ensinar como identificar produtos personalizados práticos, fáceis de fazer e que de fato gerem lucro. A Páscoa é uma das épocas do ano mais lucrativa para as confeitarias, e dá para faturar muito nela através da personalização de embalagens, por exemplo. Tenho certeza que todos, independente da idade, conseguem desenvolver e realizar projetos incríveis em pelo menos sete nichos diferentes utilizando as quinze funções da máquina Silhouette. No curso, ensino um método validado ao longo de mais de 12 anos de experiência”, ressalta a profissional.
Sobre Ju Delamura
É uma profissional com uma característica altamente empreendedora, que está literalmente impressa em seu DNA. Paulistana, de 33 anos, desde cedo desenvolveu o gosto pelo universo da personalização. Formada em Engenharia Civil, deixou o “mundo concreto” para ir atrás de um sonho, e se tornou especialista em empreendedorismo criativo e personalização digital. Ingressou no mercado em 2019 e hoje, Ju já formou mais de 4000 alunos através de seus cursos. Ju encontrou no universo criativo, utilizando equipamentos de corte como os da marca Silhouette, sua vocação digital. IG: @judelamura. Site: https://www.judelamura.com.br