[radio_player id="1"]
Esportes

Atletas do Projeto Social Guerreiros da Luz participam de Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu em Salvador

3 Mins read

Por Viviane de Almeida

Atletas do povoado de Algodões, na Península de Maraú, integrados ao projeto social Guerreiros da Luz, vão representar a região no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu X-Combat 2021. A disputa é promovida pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu e Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo e será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, no Ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Salvador.

Segundo o professor, idealizador e criador do Projeto, Patrick Corrêa de Miranda, a preparação para o torneio está intensa e a região será bem representada. “É um evento de peso e um sonho para qualquer atleta estar participando desse campeonato. Já estivemos lá em anos anteriores e dessa vez vamos com mais atletas ainda. Queremos trazer o máximo de medalhas e títulos aqui para nossa cidade”, afirma.

O projeto social Guerreiros da Luz vem sendo realizado há 4 anos, oferecendo, de forma gratuita, aulas de Jiu-Jitsu para pessoas de todas as idades. A iniciativa, segundo Patrick, teve início com o propósito de incentivar crianças, jovens e adultos a investir no esporte como profissão e tem alcançado resultados bastante positivos junto à comunidade local.

“No começo foi muito difícil. Não tínhamos nenhum apoio. Hoje, porém, contamos com a colaboração de alguns empresários e da comunidade em geral. Também estamos vinculados ao Instituto Nova Era. Essa parceria tem como propósito somar e agregar, além de incentivar o esporte para transformação. O Nova Era tem abraçado a nossa proposta e essa tem sido uma boa parceria.”

Atualmente o Projeto atende 45 alunos, sendo 22 crianças e 23 adolescentes e adultos. Além das aulas de Jiu-Jitsu, os alunos participam de aulas de inglês e outras dinâmicas para que possam vir a se profissionalizar no esporte. “Nossa intenção é oferecer a possibilidade de essas crianças terem uma carreira de atleta ou até mesmo de professor ou seminarista. Essa é a forma que encontramos de colaborar com a nossa comunidade. O mais interessante de usar o esporte é que essa é uma prática muito motivadora e a criança se interessa muito. Isso porque o Jiu-Jitsu é uma arte marcial muito dinâmica. Não basta ter vigor físico, você tem que exercitar também a inteligência e a estratégia. Tudo isso força as crianças a terem uma bilateralidade e uma ação-reação diferenciada diante das circunstâncias do dia a dia.”

Segundo ele, atletas que fazem parte do Projeto Guerreiros da Luz já estiveram participando de importantes campeonatos alcançando ótimas colocações nas disputas. “Em 2017, conquistamos títulos de campeão mundial e campeão baiano. Em 2018, também fomos campeões brasileiros. Este ano, alcançamos o 2º Lugar no Campeonato Baiano por equipes, com 9 medalhas de ouro. Além disso, no Pan-Americano também tivemos um excelente resultado. Fomos campeões por equipes e trouxemos mais de 30 medalhas de ouro, 12 de prata e 13 de bronze. Foi um grande sucesso! Agora a gente espera ir para o Mundial com força total e mais uma vez trazer um bom resultado.”

Patrick ressalta ainda a importância do Projeto para a comunidade local. “Atuamos de forma intensa na comunidade e todos veem nosso projeto com bons olhos. Graças a Deus temos feito um trabalho muito bom, e as crianças participantes têm apresentado um desempenho excepcional não só no esporte, mas também na escola e em casa, com a família. Tudo isso está trazendo muita alegria para a comunidade. Essas crianças hoje são campeãs e exemplo para outras.”

A falta de estrutura, no entanto, tem impedido que o Projeto Guerreiros da Luz possa expandir sua atuação e assim atender um número maior de crianças. “Temos uma grande lista de espera de interessados. Mas falta incentivo econômico, falta espaço, falta tatame, falta quimono. Então, estamos no máximo que a gente consegue e estamos esperando um patrocinador de peso para conseguir ampliar e trazer ainda mais títulos, formando vencedores para a vida”, acrescenta Patrick.

SERVIÇO

Projeto “ Guerreiros da Luz” – Vinculado ao Instituto Nova Era

Endereço: Praia de Algodões, Maraú – BA

Telefone: (73) 99968-9095

Youtube: https://youtube.com/channel/UCfq20cqYKYVxqmbJ7sOUKgw

Instagram:  @ct_torii

Site: https://cttoriicentrodetreinamentotorii.negocio.site

Related posts
Esportes

Vôlei Hera inicia 2025 com ambições de consolidar seu nome no esporte

3 Mins read
O projeto Vôlei Hera entra em 2025 de olho em novos desafios e pronto para consolidar seu espaço no cenário esportivo. Nascido…
Esportes

Betfair amplia apoio a ONGs brasileiras por meio de seu projeto Esporte Futuro

6 Mins read
Projeto Esporte Futuro, iniciativa da Betfair, beneficia jovens de três estados brasileiros com mais de R$600 mil em iniciativas de inclusão social…
Esportes

Despedida de Adriano terá experiência para fãs no Maracanã

2 Mins read
Play For a Cause e Doe Gols oferecem oportunidade para cinco torcedores reviverem o gol histórico de 2009; Iniciativa tem caráter social…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.