CFO Alexander Seitz: “Estamos mantendo a Audi no caminho certo em um ano excepcional”
Grupo Audi: 31,2 bilhões de euros de receita, 2,8 bilhõesde euros em lucro operacional, retorno operacional sobre vendas de 8,9%
Plano de transformação: implementação de primeiras medidas com efeito positivo de mais de meio bilhão de euros em todo o ano
No primeiro semestre de 2018, o Grupo Audi aumentou sua receita para 31,2 bilhões de euros e seu lucro operacional para 2,8 bilhões de euros. O retorno operacional sobre as vendas da marca seguiu-se a um desenvolvimento estável e atingiu 8,9%, como no primeiro semestre do ano passado. Conforme previsto no relatório anual, a empresa espera flutuações significativas de seus principais dados financeiros e de volume em 2018. Após um aumento de 4,5% nas entregas a clientes no primeiro semestre deste ano, haverá um impacto cada vez mais negativo no segundo semestre, desde a transição para o ciclo de teste WLTP e a mais abrangente transformação do portfólio de modelos de toda história da Audi. Efeitos positivos resultarão na implementação sistemática do plano de transformação da Audi, que foi iniciado no começo do ano.
“Nós dominamos com sucesso a primeira metade deste ano excepcional e mantivemos a Audi no caminho certo”, afirma Alexander Seitz, membro do Conselho de Administração para Finanças, TI e Integridade da Audi AG. “A resposta aos nossos novos modelos e nossas tecnologias mostra que eles irão mudar significativamente a Audi para frente novamente. Para esses fins, estamos dominando a atual fase de agitação e de transição. Porque com o clímax da renovação da nossa gama de modelos e a mudança extremamente exigente para o padrão WLTP, os desafios aumentarão novamente nos próximos meses.”
No terceiro trimestre, a nova geração do A6 – o sedã médio mais vendido da marca – será lançada inicialmente em alguns mercados. Além disso, o Q8 estenderá a gama de modelos da Audi no segmento superior premium. O quarto trimestre de 2018 contará com o lançamento da versão em série do protótipo totalmente elétrico Audi e-tron, assim como o gerenciamento de aumentos e de reduções de produção no segmento compacto. Com os novos A1 e Q3, a empresa também alcançará marcos importantes no realinhamento de sua rede de produção para otimizar ainda mais as sinergias dentro do Grupo. Paralelamente, a Audi continua o investindo no lançamento do A8 e do A7; a marca começará introduzir os modelos no mercado dos EUA no quarto trimestre.
De janeiro a junho, a companhia entregou 949.282 automóveis aos seus clientes (2017: 908.683). O aumento mundial de entregas de 4,5% foi impulsionado principalmente pelo desenvolvimento positivo na Ásia e na América do Norte. As receitas do Grupo Audi aumentaram 3,9%, para 31,183 milhões de euros no primeiro semestre do ano (2017: 30,011 milhões de euros). Com um aumento no lucro operacional de 3%, para 2,761 milhões de euros (2017: 2,680 milhões de euros), o retorno operacional sobre as vendas foi de 8,9%, como no primeiro semestre do ano passado. O lucro operacional não inclui os resultados do negócio de joint-venture na China, onde a Audi alcançou seu maior crescimento em entregas para clientes no primeiro semestre do ano. Os lucros atribuídos à joint-venture chinesa serão apresentados no resultado financeiro.
O aumento significativo do fluxo de caixa líquido do Grupo Audi foi de 2,672 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano (2017: 1,925 milhõesde euros). O valor no período do ano anterior foi impactado por saídas de caixa mais altas em conexão com a crise do diesel.
A robusta saúde financeira da Audi AG é cada vez mais apoiada pela implementação sistemática do plano de transformação em todo o Grupo, que foi iniciado no começo do ano. Até 2022, esse programa de medidas deve alcançar efeitos positivos nos lucros, totalizando 10 bilhões de euros, e priorizar recursos para as principais áreas de inovação da estratégia“Audi.Vorsprung.2025.” Em meados deste ano, a empresa já implementou as primeiras medidas no contexto do plano de transformação da Audi, com um impacto positivo no lucro operacional de mais de meio bilhão de euros e continuará com a aplicação completa do programa.
Com uma disciplina de gastos mais rigorosa, a proporção entre despesas de pesquisa e desenvolvimento e receita foi de 6,5% no primeiro semestre do ano (2017: 6,9%) e o índice de despesas de capital foi de 3,4% (2017: 3,9%). O principal foco de investimento de 2018 será no segundo semestre do ano.
O Grupo Audi confirma sua previsão para 2018. Durante o decorrer do ano, a empresa analisará e avaliará continuamente o desenvolvimento de riscos, em particular os decorrentes do ajuste do portfólio de modelos ao novo método de medição WLTP. Conforme anunciado no relatório anual, a empresa espera flutuações significativas durante o ano na produção, estoques e entregas, bem como em suas principais finanças. Nesse contexto, o primeiro semestre do ano apresentou um aumento significativo nos níveis de produção para estocagem antecipada: nos próximos meses, uma oferta otimizada da rede de distribuição e varejo será necessária devido à iniciativa do modelo Audi e, acima de tudo, a mudança para o ciclo de testes WLTP. Isso tem o objetivo de permitir que as concessionárias interliguem interrupções no intervalo livremente configurável de determinados modelos que ocorrem como resultado da mudança do WLTP, parcialmente com carros disponíveis diretamente no local.
Para o ano como um todo, espera-se que os resultados de entrega da marca atinjam o nível do ano anterior, com um ligeiro aumento de receita para o Grupo Audi. A empresa continua a antecipar um retorno operacional sobre as vendas dentro de seu corredor estratégico eespera que o índice de gastos com pesquisa e desenvolvimento fique ligeiramente acima do objetivo de longo prazo, de 6% a 6,5%. A Audi também assume que o índice de despesas de capital estará ligeiramente acima de seu nível alvo de 5% a 5,5%.
Principais números selecionados do Grupo Audi
H1 2018 | H1 2017 | |
Entregas Marca Audi | 949.282 | 908.683 |
Receita em milhões de Euros | 31.183 | 30.011 |
Lucro Operacional em milhões de Euros | 2.761 | 2.680 |
Retorno operacional nas vendas em porcentagem | 8,9 | 8,9 |
Informações Audi: O Grupo Audi com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini é um dos mais bem-sucedidos fabricantes de automóveis e de motos no segmento premium. Ele está representado mundialmente em mais de 100 mercados e produz em 16 unidades distribuídas por doze países. Subsidiárias a 100% da Audi AG são, nomeadamente, a Audi Sport GmbH (Neckarsulm), a AutomobiliLamborghiniS.p.A. (Sant’AgataBolognese/Itália) e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna/Itália). Em 2016, o Grupo entregou aos clientes 1.871 milhão de automóveis da marca Audi, 3.457 carros esportivos da Lamborghini e 55.451 motos da Ducati. No exercício de 2015, o Grupo AUDI teve um volume de negócios de 58,4 bilhões de € e apresentou um resultado operacional de 4,8 bilhões de €. Atualmente cerca de 88.000 pessoas trabalham em todo o mundo para a empresa, das quais cerca de 60.000 na Alemanha. A Audi está centrada em novos produtos e tecnologias sustentáveis com vista ao futuro da mobilidade.
FONTE: Departamento de Comunicação Audi do Brasil