Sabe aquele ditado que diz, ‘quem não é visto não é lembrado’? Pois é! Qual empreendedor não gostaria de ter a sua marca ou seu negócio em destaque nas revistas, jornais, sites, TV e se tornar referência no segmento? Para isso existe a assessoria de imprensa, que além de aumentar a visibilidade da marca, produto ou negócio, aumenta também a postura e a credibilidade dentro daquele nicho.
Para falar um pouco sobre esse assunto nosso colunista Jairo Rodrigues conversou com a publicitária e assessora de imprensa, Cristina Moreira, que ao longo de sua carreira passou por importantes veículos como a ‘Elle’, uma das maiores revistas femininas de moda do mundo e a femininas da Editora Globo.
Jairo Rodrigues: Como surgiu a vontade de trabalhar com assessoria de imprensa?
Cristina Moreira: Na verdade foi sem querer, quando vi “já estava”…já tinha trabalhado na área comercial da Revista Elle e nas femininas da Ed. Globo quando houve o acidente do Senna e, como já conhecia a Galisteu, começamos a trabalhar juntas, daí não parei mais.
JR: O trabalho de uma assessora de imprensa é rotineiro? Fale um pouco do backstage do trabalho.
Cristina Moreira: É rotineiro sem ter rotina. Dependemos sempre da agenda do assessorado, das matérias agendadas, dos horários de entrevistas, mas acho fundamental ter um tempo para planejamento, rever textos, ler noticias gerais. A maior parte do tempo é de contatos com jornalistas de diversas editorias para propor pautas com quem trabalhamos.
JR: Qualquer pessoa pode ter um assessor de imprensa? E qual o momento ideal para se contratar uma assessoria de imprensa?
Cristina Moreira: Desde que tenha preparo, sim. O mais importante na profissão são as relações que se constrói no mercado. É muita oferta de pautas e poucos veículos. A necessidade é diferente pra cada um, pode ser para o posicionamento de mercado, lançamento de um produto, uma fase “de baixa” ou mesmo para manutenção de imagem.
JR: De que forma a assessoria de imprensa pode agregar valor à imagem do cliente?
Cristina Moreira: Diversas! A assessoria deve fazer um planejamento de ações e de mídia em função do que se precisa. As vezes para alavancar um produto, “limpar” imagem, fazer mais conhecido, diminuir rejeição…caso a caso.
JR: Você considera o media training necessário para qualquer empresário? Se sim, por quê? Se não, por quê?
Cristina Moreira: Não necessariamente! Algumas pessoas tem dom nato, que não necessariamente é de se comunicar super bem mas tem suas características próprias, que são fundamentais para seus negócios, para outros, é necessário. Tem uma grande empresária do ramo de moveis que tem um jeito próprio de se comunicar e esse é seu grande diferencial, mesmo não sendo “o correto”.
JR: Sabemos que cultivar um bom relacionamento com jornalistas é pré-requisito para todo assessor de imprensa. Como construir esta relação e o que deve ser evitado fazer para não prejudicá-la?
Cristina Moreira: O tempo de profissão faz com que sejam criados os relacionamentos. A relação é feita com troca, amizade e acima de tudo, respeito.
JR: Atualmente, não é raro sabermos de casos de empresas e celebridades que têm problemas com as mídias sociais devido à rápida divulgação de informações sigilosas, brincadeiras de mau gosto, boatos e difamação. Levando em conta este aspecto, você acha que as mídias sociais ajudam ou prejudicam o trabalho da assessoria de imprensa? Por quê?
Cristina Moreira: As redes são inevitáveis!!! Saber lidar com elas é que são elas!!! Tudo esta muito rápido, para o bem e para o mal!!! Eu acho que ajudam sim, sabendo tirar proveito. Só acho que a exposição em demasia é péssimo.
JR: O que é mais difícil, fazer assessoria de uma pessoa que está começando na carreira ou de uma pessoa que já é conhecida do grande púbico?
Cristina Moreira: As duas situações são bem bacanas, não acho difícil! As vezes começar pode ser bem mais fácil! Iniciar um projeto, do zero é bem interessante. Trabalhar com alguém já conhecido, dependendo das necessidades pode ser bem divertido Também.
JR: Falando em grande público, você faz assessoria também para Sônia Abrão, um ícone da televisão brasileira, e Daniela Albuquerque, outro ícone da Tv. Como é trabalhar com elas?
Cristina Moreira: Elas são MARAVILHOSAS!! Alem de trabalharmos juntas, temos uma relação de amizade e nos divertimos muito. Tenho muita sorte de tê-las no meu escritório.
JR: Para finalizar o que você diria para quem quer seguir na carreira de assessoria de imprensa?
Cristina Moreira: Estude para ter noção do que é! Leia muito para conhecer o universo da comunicação e boa sorte!!!!