POR: André Godoy
A geração Y, também chamada de geração milenial ou geração da internet, é representada pelas pessoas nascidas entre o período da década de 1980 até o começo dos anos 2000. É uma geração imersa em círculos sociais que fomentam alternativas para reduzir o impacto no meio ambiente através do consumo sustentável. Os padrões de comportamento e de consumo da geração dos “millennials” estão presentes em diversos meios, tais como psicologia, marketing, gestão de pessoas e de empresas. A fim de acompanhar consumidores cada vez mais preocupados com o meio ambiente, porque vivem os impactos do aquecimento global nos dias de hoje, as indústrias que olham para o futuro tem investido muito em gestão ambiental, unificando alimentação saudável e cuidados com o mundo, estética e sustentabilidade.
Em entrevista concedida ao Brazil Beauty News, Pierre Miasnik – dirigente do grupo francês Fiabila – comenta a relação entre o conceito de Clean Beauty (Beleza Limpa) e tendências de mercado atuais:
“Os cosméticos verdes são muito mais que uma tendência hoje em dia. Eles refletem um movimento estrutural, irreversível e universal, que afeta todas as categorias de cosméticos. Quanto mais jovem o consumidor, maior a sensibilidade a essas questões. O mais importante é dispor de matérias-primas limpas que não representem nenhum tipo de risco, bem como de ferramentas de produção igualmente limpas. A questão das ferramentas, que nem sempre recebe a devida atenção, é um elemento mais complexo, que muitas vezes requer investimentos iniciais mais altos. Mas o ganho em termos de credibilidade vale a pena.”
www.brazilbeautynews.com (11 de junho 2019)
Sem dúvida, o futuro aponta para a adoção de soluções sustentáveis e renováveis. Clientes ecologicamente responsáveis passaram a prestar mais atenção aos rótulos e fórmulas, preocupados com produtos que possuem substâncias danosas ao meio ambiente. Indo além de classificações como “orgânicos”, “sintéticos” e “veganos”, o conceito de Beleza Limpa remete a produtos de beleza que não possuem substâncias tóxicas em suas fórmulas, mesmo sendo sintéticos ou de origem animal. São produtos que também almejam transparência para informar seus ingredientes. No mercado global de beleza, as marcas listam substâncias e materiais proibidos, em conformidade com sua filosofia. Por exemplo, parabenos e sulfatos, que podem ser cancerígenos e alergênicos.
Seguindo o modelo europeu, a legislação cosmética no Brasil é rigorosa, com uma lista de 1376 substâncias proibidas. Outra tendência forte para medir padrões ecológicos de qualidade são as certificações. Indústrias brasileiras de cosméticos tem aumentado suas exportações de modo crescente, indicativo de que matérias-primas brasileiras certificadas conquistam diversos mercados internacionais, também assegurando que os processos industriais ocorreram de forma ambientalmente correta, socialmente justa e lucrativa.
Além das certificações, algumas entidades também estimulam indústrias rumo a práticas sustentáveis de produção. É o caso da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – instituição que contribui para a projeção nacional e internacional dos cosméticos brasileiros. Nos últimos anos, o prêmio foi concedido justamente a empresas que acompanham as tendências de mercado atuais, capazes de promover as transformações constantes dos clientes e da sociedade, pensando nas preocupações coletivas e no futuro do planeta.
Por dois anos consecutivos (2018 e 2019), a Floractive Profissional ganhou o prêmio ABIHPEC, firmando-se ainda mais como referência nacional e internacional em tratamento capilar. Preocupada em manter a harmonia com a natureza, a Floractive demonstrou nas premiações mencionadas como consegue incorporar o conceito de sustentabilidade em sua estrutura corporativa e filosofia. Desde polos industriais equipados com estações para tratamento de água, até o uso de matéria base biodegradável para produção de cosméticos e sacolas de distribuição, a preocupação com o meio ambiente tornou-se um dos pilares da empresa.
O uso sustentável da biodiversidade brasileira tornou-se uma vantagem competitiva para conquistar mercados internacionais. Segundo dados do Ministério da Indústria, do Comércio Exterior e Serviços (MDIC/SECEX), as exportações brasileiras do segmento já ultrapassaram 600 milhões de reais nos últimos anos. Graças ao público “eco-friendly” (ecologicamente correto), que tem reconhecido a inserção dos cosméticos brasileiros em estratégias de economia de recursos naturais e princípios de sustentabilidade. Atualmente, a Floractive vende seus produtos para Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Líbano, Marrocos, além de mercados na Europa, Estados Unidos, México e América Central. Dentre os fatores que impulsionaram esse reconhecimento internacional, o respeito com o meio ambiente assumiu papel determinante. Beleza sustentável, do Brasil para o mundo.