Ações permitem que os objetivos nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais sejam disseminados para todos os stakeholders
POR DFREIRE Comunicação e Negócios
Por meio da atuação baseada e fortalecida em projetos sustentáveis, sendo alavancada em ações norteadas pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance), a Calçados Bibi estabeleceu compromissos que irá desenvolver até o ano de 2030. Com base nos pilares econômicos, sociais e ambientais, a rede de calçados infantis que tem tais questões como parte de seu DNA e foi fundada há 72 anos no Brasil, visa promover ações com todos os seus stakeholders: consumidores, fornecedores, colaboradores e parceiros. Com dois parques fabris, sendo um em Parobé, no Rio Grande do Sul, e outro em Cruz das Almas, na Bahia, a marca desenvolve inúmeros projetos voltados para as comunidades locais de tais regiões.
Por exportar para mais de 70 países, e ter uma grande preocupação com a saúde e bem-estar das crianças, ao longo dos anos a Bibi desenvolveu uma cadeia produtiva com fornecedores que disponibilizam apenas matéria-prima não tóxica para a confecção dos calçados, seguindo os mais exigentes padrões internacionais. Também utiliza energia elétrica limpa, oriunda de fontes sustentáveis, nas duas fábricas da marca. Além disso, os resíduos industriais são reciclados ou coprocessados, não sendo enviados aos aterros sanitários. A empresa é ainda a única indústria calçadista no segmento infantil certificada com o Nível Diamante, do Programa Origem Sustentável, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa: Ambiental, Econômico, Social e Gestão da Sustentabilidade.
Com o Selo Origem Sustentável, a Bibi é reconhecida e comunica seu desempenho e responsabilidade frente a um mundo mais sustentável. Diante disso e pensando estrategicamente no futuro, sempre visando a melhoria e o aperfeiçoamento das atividades e atuação no mercado, a marca mapeou os compromissos que deseja desempenhar em diferentes âmbitos até 2030. E para que os consumidores fiquem por dentro de todas as ações desenvolvidas pela empresa, a Bibi criou uma landing page recheada de informações. Lá é possível conferir todas as atitudes sustentáveis que fazem parte do dia a dia da rede há mais de 70 anos.
“Temos como objetivo promover o crescimento econômico em todas as frentes do negócio, tanto na indústria quanto varejo, de forma sustentável. Tudo isso, gerando impactos econômicos positivos na comunidade local, por meio da geração de empregos e pagamento de tributos. Sob a perspectiva ambiental, o objetivo é melhorar de forma contínua o sistema de gestão ambiental da rede, visando desenvolver processos que resultem em ganhos de ecoeficiência e na redução dos impactos ambientais. Também buscamos elaborar projetos e ações que fortaleçam o propósito da marca, que é fazer o bem para gerar boas lembranças, mas sempre trazendo um resultado favorável para a sociedade”, explica o Gerente de suprimentos e Sustentabilidade da Bibi, Ismael Fischer.
No âmbito econômico, entre os resultados que a marca espera alcançar até 2030, estão expandir a rede de franquias para chegar as 250 lojas no Brasil e 100 no exterior. No campo ambiental, a Bibi espera alcançar anualmente 100% de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (Regulamento Nº 1907/2006 Parlamento Europeu) referente à toxicidade. Outras questões englobam uma redução de 20% na geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais, até o ano de 2025. Já no social, a marca quer promover a qualificação profissional constante de jovens das comunidades locais, por meio do programa “Fábrica de Talentos Bibi”, realizando a efetivação de, no mínimo, 30% dos participantes do programa junto à empresa. Outra meta é atingir anualmente uma média de 8,8 horas de treinamentos e capacitações por colaborador.
“Entre nossos compromissos, iremos destinar 52 minutos anuais, por colaborador, para realização de trabalhos voluntários de impacto local, que tenham conexão com o propósito da empresa. Dessa forma, queremos doar por ano o equivalente a um dia de produção de calçados das fábricas Bibi, que produzem anualmente cerca de 2 milhões de pares, para instituições que também tenham relação com o nosso propósito, que é a base das atividades em diferentes esferas. Atualmente, já promovemos inúmeras ações sociais junto à comunidade, como a doação de máscaras e calçados em diferentes locais, principalmente nas comunidades onde estão instaladas as unidades fabris, incluindo a doação de calçados para bebês recém-nascidos nas maternidades de hospitais públicos. Vamos potencializar tudo isso até 2030”, finaliza Ismael Fischer.
Sobre a Calçados Bibi
Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças, a Bibi foi fundada em 1949 e é referência no mercado de calçados infantis. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A empresa é ainda a única calçadista no segmento infantil certificada com o Nível Diamante do Programa origem Sustentável, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social.
Mais informações sobre a Bibi
Central de atendimento: (51) 3512-3344
Instagram: @bibi
Facebook/Bibi
Central de atendimento: (51) 3512-3344
Instagram: @bibi
Facebook/Bibi
Crédito: divulgação