POR: duetto comunicação
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mesmo diante de uma flexibilidade de circulação, e à medida que a vacinação vai avançando, as vendas realizadas por canais online ainda representaram 12% do total comercializado pelo varejo em outubro.
As projeções para o mês de novembro, período onde o varejo aproveita para promover a Black Friday, deve alcançar um pico de 18,7% de participação das vendas virtuais. É valido ressaltar que, por conta da Covid-19, uma grande parcela de brasileiros ainda considera realizar suas compras apenas através do e-commerce, logo, vale apostar no segmento.
E para auxiliar os varejistas que pretendem aproveitar esta oportunidade, Erik Penna, autor do best-seller ‘A Arte de Encantar Clientes’, elaborou uma lista com 5 dicas para dar aquela alavancada nas vendas. Confira:
1-Foque nos produtos campeões de vendas
Normalmente é mais fácil vender 10 unidades de um item campeão do que 1 unidade de algum produto encalhado., então, aproveite para vender ainda mais os itens campeões.
2- Aposte na experiência do cliente
Oferte itens com descontos verdadeiros, lembre-se que muitos clientes já estão pesquisando de forma antecipada os preços e saberão se os valores forem maquiados. Sua imagem está em jogo.
3- Abuse do visual
Segundo o especialista Rodger Bailey, 53% das pessoas são visuais, portanto use e abuse de boas imagens para mostrar e comprovar os benefícios do produto ou serviço ofertado.
4- Use depoimentos
Opinião de clientes que já consumiram e aprovaram aquele produto ou serviço impacta e costuma convencer muitos outros clientes. Solicite alguns testemunhais dos clientes, peça a devida autorização e mostre para os outros clientes, isso costuma influenciar positivamente os demais consumidores.
5- Sugira uma combinação
Após o cliente decidir fazer uma aquisição, sugira produtos ou serviços agregados, afinal, um produto sempre combina com outro. Num mundo cada vez mais on-line, a briga não é só do empreendedor maior contra o menor, mas sim, do mais rápido contra o mais lento. Aposte na conveniência, o cliente contemporâneo valoriza as facilidades e comodidades oferecidas, além de um atendimento de excelência não só na hora de comprar, mas também um pós-venda atencioso e efetivo.
Lembre-se que atender bem é tratar bem, é importar-se verdadeiramente com a causa do outro. Treine seu pessoal para atender o cliente com maestria e a venda será a melhor consequência.
Aproveite a Black Friday para criar uma jornada positiva do consumidor com a sua empresa e marca, aproveite para atender com eficiência e agilidade, e assim, encantar e conquistar novos clientes.
Sobre Erik Penna
Com uma promissora atuação no segmento de empreendedorismo em todo o país, além de atuações também no exterior, os serviços oferecidos por Erik representam hoje o 1º lugar no Brasil em busca orgânica do Google como “Palestrante em Excelência no Atendimento”, além do canal no YouTube ter batido a marca de mais de 1 milhão de views.
Auto do best-seller ‘A Arte de Encantar Clientes’, seu currículo engloba MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, especialização em Administração e Marketing, Gestão Escolar e Graduação em Economia além dos cursos de capacitação internacional no Instituto Disney, Universidade Tampa e Boston College. Erik também é autor dos livros: A Divertida Arte de Vender (Vendas), Motivação Nota 10 (Motivação), O Dom de Motivar na Arte de Educar (Motivação na EDUCAÇÃO), 21 Soluções para Impulsionar o seu Negócio (Empreendedorismo), Atendimento Mágico – Como Encantar Clientes (Atendimento – inspirado Case Disney), entre outros.
Erik já participou como especialista em empreendedorismo no programa É de Casa da TV Globo.