POR: Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
Em 2020, o comércio foi tomado de surpresas por uma força implacável da natureza: a pandemia de coronavírus. Para conter a contaminação, os governos incentivaram o processo de quarentena, fazendo com que praticamente todo os setores econômicos tivessem que parar de produzir, de comprar e de vender. O estrago na economia ainda será sentido por algum tempo até ser possível garantir que tudo ficará bem.
Contudo, uma das máximas empresariais é que em um ambiente de crise e desesperança, buscar a inovação é fundamental para fazer a empresa e o negócio sobreviver. Dessa forma, cada setor foi se reinventando da forma que podia, os restaurantes aceitaram de vez o delivery, enquanto o comércio e varejo viram no e-commerce a oportunidade perfeita para continuarem operando.
Assim, fica evidente que a Black Friday de 2020 é o evento mais esperado do ano, tanto para os vendedores quanto para os consumidores. Neste ano, ela acontece no dia 27 de novembro e será a mais conectada e a distância possível, mas se a expectativa corresponder, será um grande teste para diversos serviços, como logística de entregas, o suporte on-line das empresas e, até mesmo um novo método de pagamento instantâneo, o PIX, que presumivelmente estará à disposição de todos.
Com todo esse cenário formado, fica interessante ver aonde esse ano pode chegar. Para se ter uma ideia, na versão do ano passado, segundo levantamento da Ebit | Nielsen, o varejo on-line faturou R﹩ 3,2 bilhões – o que representou uma alta de 23,6% do evento de 2018 – ou seja, para 2020, é impossível não imaginar que o céu é o limite. Resta saber se a realidade vai colaborar com a expectativa.
Portanto, por ser um evento tão especial, lotado de ramificações, foram selecionados professores e pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie dispostos a comentar sobre os temas que estudam.
Para acionar o especialista de interesse, envie seu e-mail para imprensa@mackenzie.br
Assuntos e especialistas
• Expectativa nas vendas do varejo
Ulisses Ruiz de Gamboa é professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• PIX na Black Friday: será que vai dar certo?
Thaís Cíntia Cárnio é especialista em Banking e professora de Direito das Relações Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie;
• Como o 13º salário pode auxiliar o comércio na Black Friday
Agostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie;
• Impacto das vendas da Black Friday na economia do país
Michelly Nunes é Professora de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.
• Comércio Eletrônico: responsabilidade dos marketplaces, erro na oferta, atraso na entrega, direitos do consumidor
Marcelo Chiavassa é professor de Direito Digital na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas;
• Proteção de dados em compras on-line
Marcelo Chiavassa é professor de Direito Digital na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas;
• Consequências da pandemia para o comércio e como a liberdade econômica pode ajudar
Allan Augusto Gallo Antonio é formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrando em Economia e Mercados;
• Logística – possíveis atrasos e avarias das entregas do e-commerce
Mauro Roberto Schlüter é professor e especialista em logística da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas;
• Processos de gamificação vinculados – Como o brincar pode criar o desejo de comprar
Pollyana Notargiacomo é professora de tecnologia educacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Como a Black Friday vai enfatizar o comércio pela Internet
José Maurício Conrado é professor de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie;
• Direitos e deveres do consumidor: Compra e venda por marketplace
Bruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie;
• O que fazer para não cair em fraudes na Black Friday
Bruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas
• Perigos e cuidados com as ofertas relâmpagos
Bruno Boris é professor de Direito do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas
• O poder da promoção – Black Friday e o impulso pelas compras
Marcelo Alves dos Santos professor de psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas;
• Sociedade de Consumo e Pandemia: implicações sociais e ético-políticas
Gerson Moraes professor de ética, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas;
• Black Friday e Dia de Ação de Graças, por que um costume estadunidense pegou e outro não?
Sérgio Ribeiro Santos é coordenador do curso de História da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Os impactos na economia – A Black Friday à luz da pandemia
Leila Pellegrino é coordenadora do curso de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas
• Juros embutidos em compras parceladas
Marcos Antônio de Andrade é professor Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Segurança digital – Os cuidados na hora da compra virtual
Juliana Abrusio Florêncio é professora de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Marcelo Chiavassa é professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas
• Comportamento – A euforia do consumo
Leonardo Luiz é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Como a pandemia impactou a vida das pessoas e suas relações de consumo
Marcelo Santos é professor de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas
• Black Friday – estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?
José Maurício Conrado é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Como se destacar e atrair mais clientes na Black Friday
Raquel Hadler é professora de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas
• A questão de gênero em pontos altos de consumo
Rosana Schwartz é professora de sociologia e especialista em gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• A Black Friday das redes – O poder das mídias no boom das compras
Paulo Ranieri é professor de mídias sociais da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Os Desafios da segurança da Informação no Ciberespaço/ Dicas de segurança para os consumidores
Vivaldo Breternitz é professor de Tecnologia e Sistemas da Informação do Mackenzie
• Marketing: a força das marcas no Black Friday
Roberto Gondo é professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Raquel Hadler é professora de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas
• Black Friday – estratégia de marketing ou oportunidade para os consumidores?
Sérgio Dantas é professor de Gestão de Marcas e Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
• Como aproveitar os dados da Black Friday para otimizar o e-commerce
Fernando Santoro é professor da pós-graduação em visualização de dados da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.