Relativamente recente no Brasil, a Black Friday já se consolidou no comércio nacional em segmentos diversificados, graças à participação dos empreendedores. O evento colabora com uma experiência rica do consumidor e, consequentemente, os fideliza a marca.
POR: Jonathan Benitez, CEO da Cellairis Brasil
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o Varejo, mesmo em tempo de bolsos apertados. Considerada uma excelente oportunidade para vender, ajuda a conquistar novos clientes, ultrapassar a concorrência e prosperar no mercado – principalmente com o crescimento e popularização do comércio eletrônico, crescente nos últimos anos e definitivamente acelerado pelas necessidades impostas pela pandemia de Coronavírus.
O e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas, conforme levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce. O ticket médio também registrou aumento, de 8,6% em 2021 em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455 por compra.
Com este cenário, e a apenas um mês da data, já está na hora dos varejistas se prepararem para a alta demanda de vendas do período, por meio de estratégias voltadas para uma maior proximidade e entendimento do perfil de seus clientes, principalmente porque a maior parte das empresas disponibilizarão descontos e ofertas para aumentar seu volume de vendas.
O que fará o seu negócio, portanto, se destacar da concorrência? Qual deve ser a estratégia a ser implementada na Black Friday? Sua marca já pensou nessas frentes?
Respostas a perguntas como essas ajudam a identificar e oferecer o que faz sentido para os consumidores e quanto mais personalizado for esse processo, melhor a experiência do cliente. A inteligência artificial é uma das principais aliadas para ajudar a entender esse perfil dos usuários e alocar ofertas de acordo com as preferências deles.
A tecnologia auxilia numa comunicação próxima, com a necessária fluidez e velocidade do mundo atual. Canais como Instagram, LinkedIn e outras redes proporcionam maior engajamento entre as partes. Outro diferencial que promove credibilidade é o atendimento humanizado
Um olhar diferenciado ao consumidor fará diferença para que se sinta importante e volte a comprar futuramente. Enquanto uma experiência ruim, com ofertas que não fazem sentido, além de mau atendimento do time, é fatal para a fidelização.
O ano de 2022 tem evidenciado, e não será diferente durante a Black Friday, expansão no marketplace, com as empresas mais preparadas para este canal. Outra realidade é a melhoria na interação do físico com o digital, que já permite mais eficiência nas compras e na relação do consumidor com a loja.
Jonathan Benitez é empreendedor, tem 22 anos de varejo, especialista em formação de lideranças, gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos de franquias de sucesso. É CEO da Cellairis Brasil, marca americana com 21 anos de mercado internacional, presente hoje em 11 países e com mais de 500 pontos de venda. Benitez tem como grande propósito diminuir a desigualdade social através do empreendedorismo.