[radio_player id="1"]
Finanças

Gastou demais nas férias? 4 estratégias para transformar sua relação com o dinheiro

3 Mins read
Especialista Carina Costa defende que mudar o cenário financeiro em que vivemos não acontece imediatamente, mas algumas crenças e hábitos podem ser prejudiciais e devem ser evitados_
Nem todos conseguem ter uma boa relação com o dinheiro. Mesmo sendo um aliado em tantas situações cotidianas, o lado financeiro de nossas vidas, algumas vezes, pode acabar tomando proporções maiores e fazendo com que fiquemos dependentes dele. Neste finalzinho do período de férias, não é incomum se deparar com gastos maiores do que poderiam ser feitos. Para explicar a importância de manter uma situação saudável também neste âmbito, conversamos com Carina Costa. Ela, que é mentora high performance para empresários, acredita que alguns hábitos ajudam a transformar esse cenário, mesmo sabendo que não será uma mudança imediata.
“Transformar a relação com o dinheiro é uma jornada desafiadora e transformadora. Para muitas pessoas, essa transformação começa com uma autoanálise honesta das crenças e comportamentos enraizados em relação às finanças.
A especialista analisa que a relação das pessoas com o dinheiro é tão profunda quanto complexa e é refletida em diversos fatores que podem nos fazer perder o controle. Neste caso, as crenças financeiras possuem papel importante, já que é comum escutarmos desde pequenos que “dinheiro é a raiz de todos os males”, além de fatores comportamentais: “Acreditar em tais coisas podem nos sabotar inconscientemente, assim como gastos impulsivos e falta de controle”, diz.
A seguir, descubra 4 hábitos para transformar sua relação com o dinheiro:
*Reconheça hábitos prejudiciais*
Esse é um dos primeiros passos para mudar essa relação. Reconhecer hábitos prejudiciais inclui a conscientização de gastos impulsivos, negligência em relação ao orçamento ou até mesmo o medo de investir. É importante entender que essa transformação não ocorre da noite para o dia, que ela requer tempo, esforço e paciência. É fundamental desenvolver uma mentalidade realista e compreender que os resultados financeiros positivos virão gradualmente, à medida que novos hábitos e estratégias são implementados.
*Busque conscientização*
Buscar conscientizar a relação com o dinheiro, conhecimento financeiro e educar-se sobre investimentos, poupança e gestão de recursos são partes importantes desse processo. A compreensão desses conceitos permite tomar decisões mais seguras, contribuindo para uma relação mais saudável com as finanças. Além disso, é crucial enfrentar eventuais medos em relação a questões financeiras. A busca por aconselhamento profissional, apoio de especialistas em finanças ou mentores pode ser valiosa para superar esses medos e incertezas.
*Estabeleça metas realistas*
Outro ponto relevante é estabelecer metas financeiras alcançáveis. Definir objetivos claros e mensuráveis ajuda a direcionar os esforços para alcançar uma relação financeira mais equilibrada e saudável.
*Se necessário, construa uma rede de apoio*
A transformação da relação com o dinheiro também envolve a construção de uma rede de apoio. Compartilhar experiências e aprender com outras pessoas que passaram por situações semelhantes pode fornecer motivação e encorajamento ao longo da jornada.
Carina chama atenção para a importância em lembrar que, assim como qualquer transformação pessoal, haverá obstáculos e desafios ao longo do caminho: “O importante é manter o compromisso com essa mudança e aprender com os erros ao invés de desistir diante das dificuldades”, diz. “A transformação da relação com o dinheiro requer esforço, aprendizado e autodescoberta. Ao se comprometer com essa mudança, é possível alcançar uma relação mais equilibrada e saudável com as finanças, permitindo o crescimento e a prosperidade em todas as áreas da vida”, analisa.
Há alguns anos, Carina vem se dedicando a tornar a relação financeira mais prática e mais organizada e, após o período de estudos e experiências, está prestes a lançar um livro intitulado “O despertar do coma financeiro: Vencendo o Fracasso para alcançar o verdadeiro sucesso”. Na obra, ela compartilha relatos de endividamento e superação.
No livro, a autora relata a própria história e fornece um guia prático para ajudar os leitores a enfrentarem suas próprias crises financeiras. Em quase 230 páginas, ela explora estratégias eficazes para sair das dívidas, recuperar o controle financeiro e desenvolver uma mentalidade próspera e empreendedora, além de compartilhar ferramentas e recursos valiosos para ajudar os leitores a reconstruírem suas vidas e alcançarem a independência financeira.
Foto Divulgação
POR: Black Comunicação
Related posts
Finanças

Inteligência Artificial no Mercado Financeiro: Inovação, Desafios e o Futuro da Estabilidade Econômica

3 Mins read
*Wilian Domingues Se existe algo no mundo complexo e interconectado, esse é o mercado financeiro. Agora, imagine como está esse mundo com…
Finanças

Aposentados precisam ter cuidado ao emprestar nome para empréstimos

3 Mins read
Educador financeiro explica que os idosos também podem sofrer com abusos financeiros Em uma época em que se fala muito sobre abusos…
Finanças

Homens e solteiros são os principais participantes do consórcio em 2022

1 Mins read
Levantamento da Multimarcas Consórcios, mapeou o perfil do consorciado do ano POR: PRESS FC As altas taxas de juros influenciaram no crescimento…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.