[radio_player id="1"]
Gastronomia

Conheça e celebre o talento de chefs negros nos Estados Unidos

2 Mins read

Por meio de seus pratos, os chefs reinventam e reintroduzem receitas típicas para diferentes públicos, exaltando os costumes da culinária afro-americana.

Do comando de restaurantes com estrelas Michelin até a internacionalização da culinária crioula, os chefs negros norte-americanos ocupam um espaço importante na história da gastronomia dos Estados Unidos. Apesar da forte influência sulista na trajetória de muitos, o país também é casa de empreendimentos imperdíveis comandados por chefs negros que celebram a gastronomia local e internacional.

A lista é longa e o Brand USA, órgão de turismo dos Estados Unidos, aproveita o mês que marca a celebração do orgulho negro no Brasil para exaltar o legado e o trabalho de novos chefs, além de empreendimentos em diferentes cidades do país.

A herança cultural de chefs renomadas

Hoje, uma nova geração de chefs afro-americanos exaltam os costumes alimentares locais, em especial do Sul, e reintroduzem as receitas nas principais cozinhas do país. Uma das precursoras desse movimento foi Leah Chase, conhecida como a rainha da cozinha crioula. Leah foi responsável por internacionalizar a culinária de Nova Orleans e foi a chef principal do Dooky Chase’s, restaurante da família durante a década de 50 e onde integrantes do movimento de direitos civis se reuniam. Além de Leah, Edna Lewis também trouxe uma atenção internacional para a culinária do sul dos Estados Unidos. Seu livro “O sabor da cozinha do campo”, escrito em 1976, é um clássico e enaltece a gastronomia sulista, com ênfase em pratos com alimentos locais e frescos.

Inclusão e desenvolvimento econômico em Detroit, Michigan

Um projeto de desenvolvimento econômico e de inclusão em Detroit, maior cidade de Michigan, ganhou a atenção dos entusiastas em gastronomia recentemente. Em setembro de 2023, foi inaugurado o primeiro food hall da cidade composto exclusivamente por restaurantes cujos donos são negros. O Watcha Wanna Eat é um local divertido e estimulante para os foodies e reúne diferentes tipos de gastronomia, como Hibachi, frango frito, waffles e sorvetes gourmet. O local é um convite para fazer parte de um movimento que valoriza a preservação cultural e o empoderamento comunitário.

Restaurantes Michelin para conhecer nos Estados Unidos

As opções são diversas, em diferentes cidades e para diferentes tipos de bolso. Se estiver em Nova York, não deixe de conhecer o intimista restaurante de 34 lugares do chef Charlie Mitchell que sempre impressiona os clientes. O menu do Clover Hill é criativo e inclui ceviche com raspas de limão e melão doce, salada de caranguejo Peekytoe embrulhada em geleia de milho e servida em um velouté de milho – não é a toa que Mitchell tenha ganhado o prêmio Jovem Chef do Guia Michelin, além de ser o primeiro chef negro a liderar um restaurante estrelado na cidade de Nova York.

Em Chicago, o Ina-Mae é parada obrigatória. O restaurante é uma bela taverna inspirada no estilo de Nova Orleans e comandado por Brian Jupiter. O nome do restaurante é uma homenagem à bisavó do chef e o menu apresenta clássicos da culinária sulista, como o delicioso Gumbo Ya-Ya, com camarão, lagosta, frango e quiabo. Em 2020, ganhou o status de Bib Gourmand, o que segundo Brian, aproxima a comida sulista do reconhecimento que merece com outros tipos de culinária.

 

Related posts
Gastronomia

Eduardo Imbério: trajetória de sucesso na consultoria em gastronomia

2 Mins read
No mundo da gastronomia, onde a criatividade encontra o pragmatismo, Eduardo Imbério destaca-se como um Chef Consultor que transformou sua paixão pela…
Gastronomia

Chef Brito apresenta cardápio especial para primavera!

2 Mins read
A rede de restaurantes Kiichi, que existe há mais de 15 anos (o nome representa “feliz primeiro filho), traz um novo cardápio…
Gastronomia

Walins.Barraquinhas leva a tradição dos crepes a domicílio para São Caetano do Sul

2 Mins read
Em meio ao diversificado cenário gastronômico de São Caetano do Sul (SP), uma opção tem conquistado paladares e se destacado no atendimento…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.