[radio_player id="1"]
Sucesso

Você sabia que cuidar do seu fígado pode evitar brigas e discussões desnecessárias?

3 Mins read

Quando vivenciamos momentos festivos, como Carnaval, Páscoa, Natal, Reveillon, e outras épocas em que os excessos são mais comuns, durante uma sequência de dias ao invés de apenas por um dia isolado, torna-se importante prestar atenção não apenas na saúde física da equipe, mas também na saúde emocional.

Como já abordei em artigos anteriores, a saúde dos órgãos está intrinsecamente ligada às emoções. Durante períodos de excessos alimentares e consumo de bebidas alcoólicas, é o fígado que muitas vezes mostra sinais de fragilidade, já que está intimamente conectado à raiva e à impaciência. Isso pode levar equipes geralmente festivas a tornarem-se impacientes e reativas após períodos prolongados de festas, especialmente se já estiverem negligenciando sua saúde há algum tempo.

É importante lembrar que indivíduos normalmente tranquilos, que de repente se tornam irritáveis ou impacientes, podem estar experimentando um desequilíbrio físico, e não apenas emocional ou mental. Já testemunhei, inclusive, casos de pessoas tranquilas que se tornaram extremamente estressadas devido ao desenvolvimento de gordura no fígado e, ao abordarem a questão física, resolveram também a questão emocional. Fiz um vídeo no meu canal AQUI onde explico mais sobre o tema.

Pessoas de temperamento colérico, como eu, cuja emoção básica é a raiva, tanto em seu aspecto positivo quanto negativo (sobre o qual falarei no próximo artigo, discutindo os 5 temperamentos e suas peculiaridades), devem sempre estar atentas ao fígado. Recordo-me de minha adolescência, quando frequentemente sofria de dores de cabeça devido a problemas neste órgão. Se minha mãe tivesse conhecimento do que sei hoje, ela teria gerenciado melhor minha alimentação e, provavelmente, me ajudado a lidar melhor com meu fígado sobrecarregado e meus acessos de raiva e impaciência. Felizmente, descobri a meditação e, hoje, aplico todos os conceitos da GRATIfulness para utilizar a raiva como uma força motivadora, em vez de permitir que ela cause desequilíbrio e dor.

Retomando o tema das equipes durante as festividades, recentemente me reuni com minha parceira, a nutricionista Dra. Renata Ribeiro, da clínica Sculpté, e selecionei alguns alimentos que são fundamentais para preparar o fígado para esses momentos sem causar grandes danos. Você pode sugerir que sua equipe os consuma como preferir, incorporando-os em pratos do refeitório de sua empresa ou preparando shots refrescantes para oferecer ao longo do dia. Além disso, é uma boa ideia evitar frituras e álcool durante esses períodos.

Segue a lista de alimentos recomendados:

  • Aveia: Rica em fibras, auxilia no funcionamento do fígado e na perda de peso.
  • Abacate: Fonte de gorduras saudáveis e glutationa, um poderoso antioxidante.
  • Abacaxi: Contém bromelina, que auxilia na desobstrução do fígado.
  • Água: Fundamental para manter o peso ideal e a hidratação do organismo.
  • Frutos secos (amêndoas, nozes, castanhas): Fontes de vitamina E, que protegem contra o acúmulo de gordura no fígado.
  • Batata doce: Rica em betacaroteno, um anti-inflamatório natural.
  • Beterraba: Contribui para a limpeza do sangue e promove o bom funcionamento do fígado.
  • Brócolis: Rico em nutrientes e antioxidantes, protege contra a acumulação de gordura no fígado.
  • Chá verde: Rico em catequinas, antioxidantes que podem proteger contra o câncer de fígado.
  • Cebola e alho: Ricos em alicina, auxiliam na digestão e na eliminação de toxinas.
  • Condimentos (orégano, sálvia, alecrim): Fontes de polifenóis saudáveis, benéficos para o fígado e o coração.
  • Espinafre: Rico em glutationa, um antioxidante essencial para o fígado.
  • Frutas vermelhas (morango, amora, cereja, framboesa): Ricas em antioxidantes que combatem toxinas.
  • Gengibre: Tônico para o fígado, auxilia na secreção de bile e na digestão de gorduras.
  • Limão: Rico em antioxidantes e vitamina C, estimula a produção de enzimas hepáticas.
  • Maçã: Contém pectina, uma fibra solúvel que reduz o colesterol e elimina toxinas.
  • Mirtilos: Ricos em polifenóis, ajudam a proteger contra o acúmulo de gordura no fígado.
  • Própolis: As substâncias bioflavonóides podem melhorar a função do fígado.
  • Salmão e azeite: Fontes de ômega-3 e ômega-9, gorduras benéficas para a proteção hepática.

Para concluir, compartilho uma dica de um suco delicioso que pode ser servido em forma de shot, sendo refrescante e benéfico para o fígado. Basta misturar uma maçã, meio limão, meia xícara de frutas vermelhas, uma folha de couve e gengibre, hortelã e cúrcuma a gosto, com um pouco de água, sem coar e adoçar. Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Cuidar da saúde física dos líderes e colaboradores melhora o desempenho emocional e mental de toda a equipe, o que garante melhores resultados e menor rotatividade, mesmo que não seja perceptível de forma direta. Os três corpos não funcionam de forma isolada; não há como desconectá-los e tentar tratá-los de forma individualizada é uma perda de tempo, de dinheiro, além de ineficiente. 

4 posts

About author
Saschi é empresária do ramo de alimentação saudável, mentora e escritora, com próximo livro a ser publicado em março com o título: O sucesso de ser você. Também é criadora do Treinamento CMA para empresas - Marcas de SUCESSO são feitas por pessoas de SUCESSO e da metodologia de desenvolvimento pessoal GRATIfulness com milhares de pessoas impactadas através de suas dicas, mentorias e cursos por todo o Brasil e no exterior. Instagram: Clique AQUI, Linkedin: Clique AQUI
Articles
Related posts
Sucesso

Equilíbrio Emocional: A Base para o Sucesso Profissional e Pessoal

3 Mins read
No cenário atual, repleto de desafios como Burnout, Síndrome do Pânico e crises de ansiedade, o equilíbrio emocional  se torna uma necessidade…
SucessoViral

Time #sextou X time #segundou, uma rivalidade que vai além da brincadeira nas redes sociais.

3 Mins read
Por muito tempo, o famoso #sextou dominou as redes sociais, mas com o passar do tempo, sua popularidade tem diminuído nas publicações….
Sucesso

Conexão de Propósitos: O Segredo para Retenção de Talentos.

3 Mins read
Ainda se fala muito pouco na conexão do propósito da empresa com os propósitos dos colaboradores e líderes, e isso ocorre por…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.