[radio_player id="1"]
Gestão Publica

BNDES divulga no site 50 maiores tomadores de recursos e facilita navegação do usuário

2 Mins read
Dados dos 50 maiores tomadores de recursos dos últimos 15 anos estão disponibilizados ao público no endereço: www.bndes.gov.br/maioresclientes.

POR: Portal BNDS

A lista inclui operações individualizadas, explicando sua natureza, volume e condições, como taxas de juros e prazo.

Também foi facilitado o acesso à integra dos contratos de financiamento a exportações de serviços de engenharia brasileira para outros países.

BNDES - imagem ilustrativa

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publica nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, a lista dos seus 50 maiores tomadores de recursos. É a primeira vez que esses dados são disponibilizados ao público neste formato, sendo encontrados no site: www.bndes.gov.br/maioresclientes.

A ferramenta permite ao usuário ver cada operação efetuada com os 50 maiores tomadores de recursos dos últimos 15 anos (2004 a 2018), além de disponibilizar recortes trienais.  Anteriormente, para chegar a esse tipo de resultado, era necessário buscar por informações em diferentes páginas e, às vezes por diferentes linhas de financiamento.

A nova página da plataforma de transparência também permitirá saber se os recursos emprestados pelo BNDES para os maiores clientes foram por meio de empréstimos ou de investimento em renda variável, por compra de ações negociáveis ou por outras formas do BNDES entrar na estrutura societária da empresa.

Navegação mais amigável e acessível – A busca por melhorar a experiência do usuário responde ao compromisso de facilitar o entendimento do público das operações efetuadas pelo Banco, permitindo analisar onde a instituição mais investiu.

Apesar da variedade de informação que o banco tem disponibilizado nos últimos três anos, há uma percepção de que os dados frequentemente estão disponíveis de uma maneira difícil para a maioria das pessoas. O objetivo é, assim, tornar a navegação mais amigável e acessível, facilitando o exercício da cidadania por cada brasileiro.

A disponibilização da lista, com acesso a um grande número de detalhes de cada operação, é parte do esforço de transparência que o Banco tem feito e que deve ser a marca das suas ações sempre.

A responsabilidade do BNDES com o público é parte fundamental do seu caráter, já que o banco, para executar sua missão de apoio ao desenvolvimento do país, gere recursos públicos, tendo o Tesouro Nacional como seu acionista.

Contratos de exportação para outros países – A iniciativa de facilitar a compreensão das operações do BNDES também inclui um acesso direto a todos os contratos de exportação de bens e serviços brasileiros de engenharia para projetos em outros países.

Foi disponibilizado um link que permite acessar, na íntegra, os contratos assinados entre o BNDES, o país importador e a empresa brasileira exportadora de bens e serviços de engenharia.

Lá, estão disponíveis os contratos referentes à exportação relativa a projetos nos nossos vizinhos Argentina, Paraguai, Peru e Venezuela, assim como em Honduras, Equador, Costa Rica, Guatemala, México, República Dominicana e Cuba, além de Angola, Gana e Moçambique.

O BNDES continuará promovendo a transparência de suas ações e buscando oportunidades de trazer mais dados de forma acessível ao público, nas diversas dimensões de suas atividades em apoio às empresas e projetos no nosso país.

Related posts
Gestão Publica

Bem-Estar no Trabalho: Como a Nova NR-1 Transformará a Gestão de Pessoas

3 Mins read
O bem-estar no trabalho deixou de ser apenas um diferencial competitivo e tornou-se essencial para a sustentabilidade das empresas. Tenho observado que,…
Gestão Publica

Funcional Health Tech lança portal unificado para gestão de médias e pequenas farmácias 

3 Mins read
O Funcional Mais centraliza o acesso a todos os serviços da Funcional para o varejo e simplifica a maneira como farmacêuticos e…
DestaquesGestão Publica

3 maneiras de garantir uma boa gestão logística na construção civil

2 Mins read
Acompanhamento em tempo real, controle de estoque e uso de tecnologia são algumas das citadas por André Pimenta, CEO da Motz Segundo…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário