Iniciativa já conta com patrocínio da TIM e inauguração coincidirá com os 80 anos do Clube
POR: Lupa Comunicação
A história alvinegra está prestes a ser contada como merece. No dia 8 de dezembro, às 10:30h, o Botafogo de Futebol e Regatas e a Mude Brasil dão o pontapé inicial no projeto do Museu Botafogo, em evento para convidados do Clube, em General Severiano. São esperados ídolos, ex-atletas e botafoguenses ilustres no Salão Nobre do casarão.
O Museu Botafogo vai ocupar uma área total de 1500m2, na sede histórica do Clube, e terá sua primeira fase inaugurada em Dezembro de 2022. Com destaque para o futebol, o equipamento trará em seu percurso museológico uma homenagem especial ao gênio das pernas tortas, Garrincha.
A TIM é a primeira empresa a confirmar patrocínio e já há conversas com outras Marcas que querem se associar ao futuro Museu. Os torcedores também poderão se engajar no projeto da construção através de uma campanha de crowdfunding, a ser lançada em Março de 2022.
“Iniciamos agora o caminho para a realização deste sonho, que não é só da Diretoria do Clube, mas de toda a torcida botafoguense. Acreditamos que o Museu Botafogo fará reviver em General Severiano tempos gloriosos”, afirma Marcelo Fernandes, CEO da Mude Brasil.
O Museu Botafogo é fruto da parceria firmada entre o clube e a Mude, empresa que já concebeu e implementou 17 museus em seis países, entre eles os do River Plate, Boca Juniors, Benfica, Juventus, Wembley e o Museu da Conmebol. Com este empreendimento, o Botafogo quer alçar General Severiano ao patamar dos grandes museus de clubes do mundo.
Abrangendo diversas áreas temáticas, experiências audiovisuais e atrações interativas, o Museu Botafogo contará a história dos ídolos e glórias do Clube, sem esquecer do amor e da superstição que definem tão bem a relação com sua torcida. A arquitetura do casarão histórico será valorizada no projeto e um dos destaques que prometem impactar o público mesmo antes da entrada é um farol que, do alto de seus 30 metros, resplandecerá a estrela solitária.
A Coordenação do Projeto está a cargo de Ricardo Macieira, arquiteto e ex-Secretário Municipal de Cultura do Rio.
“Localizado num prédio neoclássico, ícone na paisagem carioca, o Projeto do Museu Botafogo, ultrapassa a simples função de guardar e preservar uma história secular e gloriosa. Ele vai contar a nossa história, não a do Botafogo do aqui e agora, mas o conto do clube de todos, de todos nós, em todos os tempos. Entre o passado e o futuro, tecnologia e emoção, o Museu Botafogo terá no seu acervo, a nossa paixão. Entre conquistas e ídolos, o Museu Botafogo vai expor este nosso amor, que jamais será calado.” – Conta Ricardo Macieira, Arquiteto Coordenador e Curador do Museu Botafogo.
A data escolhida para apresentar o projeto não poderia ser mais emblemática, 8 de dezembro marca o dia de fundação do Botafogo de Futebol e Regatas, a partir da fusão entre Club de Regatas Botafogo e Botafogo Football Club, no ano de 1942. Deste modo a inauguração do Museu Botafogo está prevista para 8 de dezembro de 2022, como parte das comemorações pelos 80 anos do Clube.
Para o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, o Museu Botafogo é um marco não apenas para os milhões de alvinegros, mas também para a cidade do Rio de Janeiro.
“O Museu Botafogo é um antigo sonho. Um museu inovador, interativo e moderno, que conversa com todos os públicos. E que, além da importância cultural, vai orgulhar nossos milhões de torcedores e atrair visitantes nacionais e estrangeiros, fortalecendo a Marca Botafogo. Faço questão de agradecer à Secretaria Estadual de Cultura do RJ, nossos parceiros TIM e Mude Brasil, e ao nosso curador Ricardo Macieira, que fizeram este sonho ser possível. Estou muito animado com o lançamento desse projeto e ansioso para vê-lo se tornar realidade.” – afirma Durcesio Mello, Presidente do Botafogo de Futebol e Regatas.
Em 2021, a presidência do Clube estabeleceu como prioridades o projeto do Botafogo S.A. e o regresso do time à Série A do Campeonato Brasileiro, feito alcançado com o título de campeão da Série B. Agora, o Botafogo avança para ser um dos primeiros clubes de futebol do país a estruturar-se de acordo com a nova Lei 14.193/21, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.
A realização do Museu Botafogo é outro passo decisivo nesse processo de reestruturação e modernização do Clube. A nova casa da torcida alvinegra desponta como símbolo de um futuro promissor e, especialmente, da valorização do imenso legado que a história do Botafogo representa.