[radio_player id="1"]
Saúde

BRASIL NA AGENDA OFICIAL DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER

2 Mins read
_Webcast com especialistas vai abordar o impacto dos aspectos psicossociais no enfrentamento da doença
e na proteção e promoção da saúde do paciente_
POR:  Soraya Simon 
O câncer ceifa, anualmente, cerca de 10 milhões de vidas. Segundo a Union for International Cancer Control (UICC), até 2030 as mortes pela doença atingirão 13 milhões. Mais de um terço desses casos são passíveis de prevenção e um outro terço pode ser curado se detectado precocemente e tratado. “O fato é que nem todos os pacientes têm acesso às estratégias adequadas”, destaca Dr. Murilo Buso, oncologista clínico.
Vencer os gaps na assistência, que fazem com 65% dos óbitos estejam localizados em países menos desenvolvidos, é a bandeira da edição 2022 do Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, promovido pela UICC que, todo 04 de fevereiro, mobiliza esforços mundiais em torno da doença. No Brasil, especialistas realizarão evento online gratuito e aberto para abordar a relevância dos aspectos psicossociais no enfrentamento do tratamento, bem como na preservação e na promoção da saúde mental durante e após a doença.
A pesquisadora e psicóloga especializada em oncologia Cristiane Bergerot é uma das autoridades mundiais em sua área. Com anos dedicados à psico-oncologia ela destaca que alguns estudos sugerem que há uma associação entre sintomas depressivos e uma pior sobrevida para o paciente. “Sabe-se que o manejo desses sintomas durante o tratamento melhora as taxas de sobrevida”, complementa.
Dra. Cristiane, que conquistou o Global Oncology Young Investigator Awards/Conquer Cancer Foundation em 2021, lembra que é natural ter dificuldades para enfrentar os efeitos físicos, emocionais e sociais da doença e do tratamento. Contudo, aqueles que tentam gerenciar os sintomas emocionais com comportamentos de risco – como fumar e ingerir álcool -, que se tornam mais sedentários ou que se isolam podem ter uma pior qualidade de vida após o tratamento.
Como oncologista com décadas de prática clínica, Dr. Murilo observa em sua rotina a relevância da assistência integral, da qual faz parte a psicologia, entre outras especialidades e estratégias. “É preciso estabelecer cuidados centrados na paciente, ou seja, cuidar da pessoa e não da doença”, pontua.
Dra. Cristiane Bergerot, Dr. Murilo Buso e Carla Furtado vão aprofundar a temática no Webcast “É Possível Florescer Apesar e A Partir do Diagnóstico de Câncer?”, evento que acontece em 04 de fevereiro, das 8h às 9h da manhã. No encontro, os especialistas falarão sobre conceitos amplos de saúde mental e achados científicos atuais e relevantes para profissionais ligados à oncologia e pacientes. O evento é uma realização do Instituto Feliciência e da Unity. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: https://bit.ly/webcastcancerday.
*SERVIÇO*
*WEBCAST AO VIVO: É POSSÍVEL FLORESCER APESAR E A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER?*
Dia Mundial de Luta Contra o Câncer: 04.02.2022 (sexta-feira)
Das 8h às 9h (manhã)
Com Dra. Cristiane Bergerot, Dr. Murilo Buso e Carla Furtado (MSc)
Inscrições Gratuitas: https://bit.ly/webcastcancerday
Related posts
Saúde

ENDOGEN EXPANDE ESTRATÉGIA DE E-COMMERCE AO INTEGRAR PRODUTOS DE CANNABIS AO ECOSSISTEMA DA CANNECT

3 Mins read
Ao disponibilizar seu portfólio no maior rede de cannabis medicinal da América Latina, a empresa busca avançar no mercado, oferecendo soluções integradas…
Saúde

Novembro Azul: Saiba os direitos do trabalhador diagnosticado com câncer de próstata

3 Mins read
A advogada Suéllen Paulino lista também a possibilidade de aposentadoria por invalidez Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer…
Saúde

Médica Cirurgiã Carol Berger é destaque na capa da Revista Saúde em outubro

2 Mins read
Com pós-graduações em áreas como a Dermatologia e hoje uma referência em beleza e gerenciamento do envelhecimento, médica de Florianópolis está na…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.