Estudantes irão propor novas maneiras de otimizar a produção da companhia petroquímica e ampliar a segurança dos colaboradores
POR: Jessyca Trovão – CDN Comunicação
A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, se uniu à Faculdade de Tecnologia FIAP para desafiar os estudantes do terceiro ano do curso de Engenheira Mecatrônica a proporem novas maneiras de otimizar a produção e ampliar a segurança operacional das plantas da empresa em São Paulo.
Lançado no segundo trimestre deste ano, o projeto tem o objetivo de aproximar os jovens do mercado de trabalho e está alinhado com a busca contínua da companhia por inovação. Para isso, ao longo de dez meses, a Braskem abrirá as portas de suas unidades em São Paulo para uma imersão dos alunos da FIAP no universo petroquímico. Neste período, os jovens ainda contam com capacitações e mentorias promovidas por profissionais da empresa.
O diretor acadêmico da FIAP, professor doutor Wagner Sanchez, explica que o principal objetivo da parceria é aproximar os alunos do ambiente corporativo, para reforçar os conceitos apresentados em sala de aula em situações reais. “Com a Braskem, provocamos os estudantes a testarem seus conhecimentos em Smart Cities e automatização industrial para proporem soluções para a empresa, visando sempre a segurança dos colaboradores e garantindo ganhos em eficiência”, afirma.
A Braskem, que tem a inovação como pilar estratégico de negócio, conta com diversas parcerias com universidades, tanto na área de pesquisa e desenvolvimento, quanto no apoio à formação profissional. De acordo com Paulo Omarini, gerente global de Soluções, Arquitetura e Inovação de TI da Braskem, a troca de experiências com os jovens é muito positiva, trazendo novos pontos de vista para iniciativas internas e contribuindo com a capacitação dos estudantes, além de proporcionar a identificação de jovens talentos.
“Acreditamos na parceria com a FIAP e temos grandes expectativas de que, ao final do projeto, teremos insights positivos dos participantes, que poderão efetivamente ser implementados. Em contrapartida, ficamos felizes em contribuir para a capacitação profissional dos estudantes. Valorizamos muito trocas como esta, temos profissionais de áreas e níveis diferentes envolvidos e com certeza colheremos bons frutos”, comenta Paulo Omarini.
A FIAP realiza parcerias com empresas desde 2014. A conclusão do projeto está prevista para novembro, durante o festival de tecnologia promovido anualmente pela faculdade.
Sobre a Braskem
Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 bilhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países.
Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA
Sobre a FIAP
A FIAP é considerada referência no ensino de Gestão e Tecnologia da Informação no Brasil, com 21 cursos de graduação, 30 MBAs e mais de 50 cursos de curta e média duração nas áreas de tecnologia, negócios e inovação. Seu corpo docente é composto por mestres e doutores que, além da reconhecida titulação acadêmica, são atuantes no mercado e que possuem uma expressiva jornada profissional. Este diferencial torna a vida acadêmica dos alunos ainda mais rica e fomenta sua entrada no mercado de trabalho atual. A FIAP é classificada no chamado “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação. Este grupo reúne as instituições com notas 5 e 4 (escala de 1 a 5), considerando o IGC (Índice Geral dos Cursos), que é o indicador de qualidade mais importante do ensino superior. A FIAP possui quatro unidades em São Paulo: Aclimação, Paulista, Vila Olímpia e Alphaville.