Empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini promoveu uma pesquisa para a rede de fast food em ambiente com mais de 2.700 usuários
POR: DFREIRE Comunicação e Negócios
As marcas já entenderam o quanto é valioso e essencial conhecer o seu público e estão cada vez mais em busca de oportunidades para se relacionar com o consumidor. Para o Burger King®, essa é a melhor estratégia. Em 2022, a marca teve a experiência de cocriação com os membros da sua comunidade na plataforma da Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, e realizou uma mudança simples de nomenclatura do serviço de compra e retirada de produtos, mas que faz diferença na experiência do cliente no aplicativo da empresa.
Perto de completar um ano, a Comunidade BK do Seu Jeito tem mais de 2.700 participantes de 18 a 44 anos de diversos estados. Béka, a embaixadora da marca, promove o relacionamento deles com a Burger King® por meio de conversas diárias orquestradas por conteúdos e atividades interativas.
Um dos tópicos propostos foi alteração do nome do serviço de compra pelo app e retirada de produtos nas lojas. Segundo a marca, o BK Express, nome criado em 2018, não transmitia 100% o que era oferecido.
Durante três meses, foram realizados estudos na comunidade e detectada uma oportunidade de obter dados acionáveis em pesquisas com os membros para sugestões e percepções sobre o canal. A partir de uma coleta de insights vindos desta e outras fontes, foram pré-definidos três nomes e Clique e Retire escolhido entre eles.
“O marketing de comunidade da Ecglobal é uma rede social com recursos de pesquisa de mercado, que reúne o conceito de gamificação em um ambiente exclusivo para conversas com pessoas engajadas com a marca e com vontade de colaborar, como foi no caso de BK e também ocorre com nossos demais clientes”, afirma Luana Brito, coordenadora de marketing da empresa.
“Para o Burger King®, ter um resultado que expressa a voz do cliente foi essencial. Com iniciativas como essa, mostramos que ouvimos nossos consumidores e como eles são importantes para nossas decisões de negócio e para o processo de cocriação. É uma relação muito valiosa fortalecida pelo marketing de comunidade e outras ações que definimos com uma escuta ativa dos nossos clientes”, ressalta Nathália Cordeiro, cargo de Reputação & Insights da rede de fast food.
Algumas interações da Comunidade BK do Seu Jeito podem ser conferidas a seguir.
Sobre a Ecglobal
A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior — países da América Latina e Estados Unidos -, e oferece uma plataforma colaborativa, com tecnologia própria, para criar comunidades e redes sociais que ajudem marcas e consumidores no engajamento, colaboração e cocriação de melhores produtos e experiências, a partir dos dados proprietários das companhias. Atualmente, a Ecglobal tem mais de 1 milhão de consumidores ativos em sua plataforma, sendo 600 mil no Brasil.
Sobre o Ecossistema Haus
A HAUS é um ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: W3haus, Brooke, CAPS, Huia, Gauge, Inspiring e Ecglobal. Atua de forma focada em solucionar problemas estratégicos dos clientes, ajudando-os a se relacionarem melhor com os consumidores e aumentarem as suas receitas.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 35 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de 30 mil funcionários, a Stefanini é apontada como a quinta empresa brasileira mais internacionalizada — a primeira no setor de tecnologia, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC).