Primeira caminhonete híbrida plug-in da marca chinesa, oferece potência de 437 cv e 100 km de autonomia elétrica, e se destaca pelo consumo médio de 24,6 km/l de gasolina na cidade
A convite da BYD Auto Brasil, a revista Economia S/A participou da coletiva que reuniu mais de 150 jornalistas e influenciadores no Autódromo de Goiânia (GO) no último dia 19 para o lançamento da Shark, a primeira caminhonete híbrida plug-in da marca chinesa.
Com foco no setor de agronegócio, a BYD fez questão de definir a Shark como caminhonete — e não como picape — em todo o discurso do evento. Com design inspirado em tubarões, linhas agressivas e uma barra de LED frontal que remete à boca do animal, a Shark conta com equipamentos de alta tecnologia, como o head-up display, que projeta informações no para-brisa, além de um sistema de assistência ao motorista com câmeras 360° e sensores de frenagem automática.
A Shark foi apresentada como uma caminhonete robusta e tecnológica, voltada tanto para uso urbano quanto off-road. Essa versatilidade resulta da junção da plataforma DMO com a tecnologia Cell to Chassis (CTC), que reduz o peso do veículo e aumenta sua rigidez, melhorando o desempenho tanto em ambientes urbanos quanto em terrenos difíceis.
Ao combinar o sistema híbrido elétrico EHS com um motor 1.5L turbo, a caminhonete atinge uma potência combinada de 437 cavalos e torque de 65 kgf.m, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, o que a torna a picape mais potente do país.
“Com o lançamento da Shark a gente inaugura um novo segmento, que vai oferecer o que há de melhor entre as caminhonetes”, diz Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
Características
A caminhonete tem uma autonomia total de 840 km, dos quais até 100 km podem ser percorridos no modo 100% elétrico. Isso proporciona maior eficiência energética, além de uma recarga rápida, que vai de 30% a 80% em apenas 20 minutos.
Outro ponto de destaque é que a Shark pode rebocar até 2.500 kg e transportar uma carga útil de até 835 kg, o que a torna ideal para o agronegócio e trabalho pesado.
No quesito segurança, a BYD Shark conta com seis airbags e recursos de assistência, como Cruise Control Adaptativo (ACC), Sistema de Navegação Inteligente (ICC) e Aviso de Colisão Frontal (FCW), oferecendo um pacote completo desde a versão de entrada.
Preço e itens especiais
No lançamento, o preço anunciado da BYD Shark é de R$ 379.800. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. Já a bateria Blade conta com garantia de oito anos, também sem limite de quilometragem.
Durante o evento, o banco Santander ofereceu condições exclusivas de financiamento, com taxas a partir de 0,99%, e apresentou o Plano Agro, pensado para o produtor rural, permitindo personalizar o financiamento de acordo com o calendário da safra, com parcelas reduzidas fora do período de colheita.
A Raízen Power, responsável pela rede Shell Recharge no Brasil, em conjunto com a BYD, oferece 15% de desconto nas recargas em seus mais de 280 pontos de carregamento. O benefício é válido para todos os clientes da montadora por três anos, mediante cadastro no app BYD Recharge.
Test drive: Uma picape que impressiona – por Matheus Ricci, o Primo Auto*
Uma das minhas maiores expectativas no evento de lançamento da BYD Shark, no autódromo de Goiânia, era testar essa picape tecnológica.
Acompanhado por João Ricardo, instrutor contratado pela BYD, comecei a explorar o veículo. Assim que o carro foi ligado e configurado para o modo de condução, fiz a primeira volta no percurso. A pista molhada exigiu atenção, mas a Shark surpreendeu com sua excelente capacidade de controle e correção, especialmente em curvas. O torque poderoso, na arrancada, lembrou a sensação de decolagem de um avião, e logo percebi que o conforto e a robustez são marcas registradas desse modelo.
Após a primeira volta, segui para o test drive no modo off-road, em uma pista de lama formada pelas chuvas que caíram durante o dia. A Shark mostrou toda sua força em uma rampa íngreme, com os pneus AT Scorpion garantindo aderência, mesmo com o barro tentando fazer a traseira do carro sair para frente.
A cada novo obstáculo, a picape se destacou pela robustez e desempenho. A suspensão independente brilhou na “caixa de ovos”, e o carro se recuperava facilmente quando havia perda de tração. Em terrenos mais acidentados, como no bambuzal, a altura do solo de 23 cm e o ângulo de ataque frontal garantiram uma passagem suave e segura.
O trajeto também incluía curvas em S e um giro de 180º, que permitiram sentir como a Shark mantinha sua estabilidade mesmo em condições extremas. A diversão e a adrenalina de “brincar” na lama, com total controle, foram o toque final perfeito.
Para concluir, peguei o asfalto novamente para testar o torque incrível do motor. Mesmo após o off-road, a aceleração foi surpreendente, reafirmando o potencial dessa picape em qualquer terreno. A BYD Shark se provou, sem dúvida, uma picape impressionante, que combina potência, tecnologia e diversão.
*Apaixonado por tecnologia, Matheus Ricci é o dono do canal Primo Auto no YouTube, onde compartilha seu dia a dia como motorista de carro elétrico e também novidades sobre o universo de modelos híbridos e elétricos.