O café especial, da variedade IPR107, pode ser degustado como café espresso ou nas opções coado na prensa francesa ou no filtro V60
POR: RPMA Comunicação
O Grupo 3corações, marca líder em cafés no Brasil, em parceria com a Confeitaria Colombo, uma das mais tradicionais e conceituadas casas de confeitaria do Rio de Janeiro, traz para a Carta de Cafés da casa, um café especial microlote raro, de origem do Norte Pioneiro do Paraná, região com mais de cem anos de história no cultivo do café.
O café especial do Norte Pioneiro do Paraná foi o primeiro produto produzido naquele Estado a receber certificação de Indicação Geográfica (IG). O parque cafeeiro paranaense chegou a representar aproximadamente 40% da área cultivada e 50% da produção nacional de café até meados de 1975, quando uma geada quase dizimou as plantações. A região do Norte Pioneiro ainda responde por uma produção significativa do café paranaense.
O Microlote Reserva Indígena Norte Pioneiro do Paraná foi cultivado à 1000 m de altitude, na cidade de São Jerônimo da Serra, PR, pelo produtor José Galdino, de origem indígena, que se dedica, junto com um grupo de seis pessoas, à criação de cafés de alta qualidade. Especialistas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) desenvolveram em 1982 uma nova variedade de café, resultante do cruzamento das variedades Iapar 59 e Mundo Novo. Apresenta porte pequeno e resistência a pragas e doenças.
“O lançamento de mais um microlote em parceria com a Confeitaria Colombo apenas reforça a certeza de que não podemos parar de incentivar o desenvolvimento do mercado de cafés especiais no Brasil. É uma alegria poder proporcionar aos nossos clientes a descoberta de novas experiências em xícaras de café. São novas sensações, aromas, sabores, e amor pelo café, que vão estreitar ainda mais os laços do brasileiro com a bebida, e criar conexões de valor. Cada novo consumidor encantado com a experiência do café especial é um incentivo a mais para que os produtores e toda a cadeia elevem a conversa e as práticas de qualidade em café no nosso país, que é o maior produtor mundial”, comenta Aline Germano, gerente de marketing e operações do canal Foodservice da 3 Corações.
A bebida apresenta aroma e sabores muitos adocicados, que remetem a banana passa e outras frutas tropicais, tem corpo e acidez médios, bem equilibrados e harmônicos. Os frutos foram colhidos manualmente e processado pelo método natural, no qual o café é seco com casca e polpa. Obteve pontuação 89,5, de acordo com classificadores profissionais de café Q-grader, que avaliam suas características sensoriais.
Os clientes que desejarem também podem levar essa experiência para casa, pois o café é vendido em embalagens de 250g, em grãos ou moído na hora no próprio local, por R$ 52,50.
Cafés especiais passam por avaliação de profissionais certificados e apresentam o mínimo, ou a ausência de defeitos, resultando em uma bebida de qualidade e perfil sensorial distintos, além de critérios de rastreabilidade, garantindo as melhores práticas. A Confeitaria Colombo está feliz em ser a casa que irá oferecer esse café aos seus clientes”, explica David Mattos, Gerente de Operações da Confeitaria Colombo.
Disponibilizado nas unidades Centro e CCBB, nas Ruas Gonçalves Dias, 32 (Centro), e Primeiro de Março, 66, respectivamente, enquanto durarem os estoques de apenas duas sacas, o café pode ser consumido em três diferentes métodos de preparo: prensa francesa ou coado na V60 – por R$ 8,90 cada xícara ou R$ 16,50 duas xícaras – ou espresso, por R$ 9,20 a xícara.
Sobre o Grupo 3corações
O Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o Café Santa Clara. Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a companhia industrializa e comercializa as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo, Cruzeiro, entre outras, e o cappuccino #Pronto. Também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, achocolatado, derivados de milho Claramil e temperos Dona Clara. Em 2013, o grupo lançou a TRES, solução de café expresso e multibebidas com mais de 20 sabores de bebidas quentes. Com 25 Centros de Distribuição (CDs), seis Plantas Fabris (nove Unidades Industriais), duas Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa – Integradora (CE, SP e MG) – e a Escola de Serviços e Sabores, a empresa está presente em mais de 300 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial próprias. A empresa também exporta café de algumas de suas marcas para os principais mercados da América Latina e Estados Unidos.