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Strategy

Camila Silveira ensina estratégias para usar o algoritmo a seu favor.

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Todos os dias ouvimos falar sobre a dificuldade das pessoas em decifrar quais são as estratégias para aumentar o engajamento de suas redes sociais. A verdade é que não existe nenhuma fórmula milagrosa e nenhum hack misterioso que irá ultrapassar o valor de um conteúdo que realmente solucione os problemas de seus seguidores e gere conexão e relacionamento entre você e eles. Todas as vezes que as pessoas esquecem o real porquê das redes sociais e se prendem a número de seguidores, elas se distanciam do sucesso fazendo com que, no máximo, alcance uma fama não remunerada. Infelizmente isso acontece em uma decorrência tão grande que podemos falar em uma grande estatística de 92% de empresas que fazem publicações diariamente e não conseguem gerar uma comunicação e nenhuma conexão com o seu público alvo.

 

Mas a grande realidade do nosso tema de hoje é que o algoritmo não é inimigo de ninguém. Muito pelo contrário. O Instagram é exatamente uma empresa como as outras que faz questão de causar uma relevância e destacar bons conteúdos. Então, de certa forma, ele não é o culpado por algumas contas se destacarem mais do que as outras mas um bom conteúdo sempre ganha uma relevância e maior entrega devido o engajamento que ele causa dentro da própria  plataforma e, para que a sua conta seja essa que realmente possa ganhar destaque dentro da plataforma, é necessário que esteja atento a alguns critérios:

  • Crie conteúdo que resolva problemas, entretenha ou inspire o seu público;
  • Comentários, salvamentos e compartilhamentos são os grandes responsáveis pelo aumento do algoritmo e pela entrega de seus posts. Para que isso aconteça, provoque seu público com perguntas, enquetes e todas as possibilidades que gerem integração e conexão com seus seguidores. O relacionamento é o grande responsável e maior combustível para que o seu engajamento esteja nas alturas;
  • Esteja diariamente presente em todas as formas de publicação disponíveis na plataforma, entendendo a função de cada uma;
  • Tenha uma rotina estratégica de stories, onde, pelo menos a cada 3 horas, ocorra uma publicação que gere conexão entre o seu dia e o seu público. Deixe que o seu público participe de sua rotina e hábitos diários;
  • Não faça legenda com menos de 4 palavras pois irá prejudicar a entrega de suas postagens e alcance na elevação do algoritmo;
  • Neste momento, o modo reels de postagem tem sido o grande responsável pelo maior alcance de público. Portanto, deve ser usado de forma estratégica. É uma ferramenta de vídeos rápidos de até um minuto para algumas contas determinadas com um conteúdo de teor mais descontraído, mas nem por isso precisam ser dancinhas ou exposições pessoais. Podem ser criativamente desenvolvidos com posts de fotos ou conteúdos de bastante relevância de uma forma mais leve e descontraída;
  • Claro que mesmo com essas outras postagens, o feed não pode ser esquecido pois ele é a nossa grande vitrine virtual, onde o cliente, após atraído e interessado em seu conteúdo, irá certificar seu trabalho;
  • Muito cuidado com hashtags. Esta técnica pode ser a sua grande amiga ou a sua maior inimiga se não for utilizada com uma estratégia correta, pois palavras que utilizem termos técnicos, irão direcionar a sua página apenas para pessoas conhecedoras desta parte, ou seja, na grande maioria dos casos, seus concorrentes e não seus clientes. Para que isso não aconteça, as melhores palavras para serem utilizadas como hashtag, são a dor, o desejo e a solução que você causa com o serviço que você presta. É uma ferramenta para ser utilizada com cautela de no máximo 6# por cada publicação;
  • Uma boa estratégia para hashtag é utilizar as localizações. Existe um grande número de hashtag estratégicas por cidade e você pode atrair públicos direcionados de diversos locais;
  • Posts que ensinam algo ao seu público tem maior chance de serem salvos e isso também é uma grande estratégia para o aumento do algoritmo. Aquele famoso passo a passo, dicas ou como fazer, são fundamentais em uma estratégia semanal de crescimento de sua página.

 

A frequência, constância e relevância serão os pontos fundamentais para que o Instagram entenda que a sua página é um bom negócio e lhe recompense com engajamento e profunda amizade e conexão com algoritmo. Para isso, entenda que o tempo será um fator decisivo no resultado.

Mantenha o foco em sua especialização. Não tente atrair muitas pessoas e sim, pessoas específicas que realmente tenham interesse em seu produto. Gere relacionamento que é, realmente, o maior motivo de engajamento e fidelização de seus clientes. Desta forma, suas redes sociais estarão em crescimento e seu profissionalismo será reconhecido em todas as plataformas. Não esteja preso a nenhuma plataforma e saiba que o seu negócio deve pertencer a todas as formas de marketing, divulgação e que alcancem pessoas que necessitem de seus serviços.

 

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