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Campanha beneficente da Eurico Calçados tem número histórico de doações

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A campanha “Faça do Seu Passado um Grande Presente” foi criada com o objetivo de beneficiar ONGs parceiras com a arrecadação de calçados usados pelos clientes, que encontravam dificuldades em doar a quem realmente pudesse aproveitá-los em função da numeração pouco usual – as lojas Eurico comercializam exclusivamente calçados femininos e masculinos em numeração alta.

Neste ano, a 14ª edição da campanha aconteceu durante todo o mês de fevereiro e teve como beneficiária a Unibes (União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social), que atende crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com o apoio de influenciadores digitais como a modelo Rita Carreira, a comunicadora Laura Wie e a vereadora Erika Hilton, que ajudaram na divulgação da campanha e convocaram a participação de seus seguidores, o resultado foi um recorde de arrecadações: 865 pares de calçados, dos quais 705 usados, doados por clientes e 160 novos, doados por fornecedores das lojas Eurico. Entrevistei a Claudia Rosenthal, uma das sócias da Eurico, para conhecer mais sobre a marca e edições das campanhas anteriores:

FLOW SA: Os calçados das lojas Eurico trabalham com números grandes. Como é trabalhar uma marca que não corresponde ao padrão da mídia e consequentemente da sociedade, principalmente nos femininos?

Claudia Rosenthal: É nossa maior satisfação! Sempre dizemos que o nosso negócio vai além de vender sapatos: o que mais nos alegra é ter a oportunidade de resgatar da confiança e autoestima das pessoas (mulheres principalmente), trazendo a elas uma sensação de acolhimento e pertencimento que todos merecem. Recebemos depoimentos lindos de clientes dizendo que amam a nossa empresa, agradecendo por existirmos e oferecermos algo que outras lojas de calçados não oferecem. Como uma mãe, por exemplo, que uma vez nos escreveu um e-mail emocionado, abençoando todas as gerações da família Eurico porque a filha dela estava inconsolável por não achar uma sandália para o seu baile de debutantes, até que nos encontrou e realizou seu sonho de usar um calçado igual ao das suas amigas.

Claro que também temos as nossas dificuldades, como por exemplo conseguir fornecimento de uma maior diversidade de tênis esportivos (femininos e masculinos) ou alguns tipos de solados mais ousados que normalmente não são fabricados em tamanhos grandes. Essa é nossa batalha diária, disponibilizar sempre o que há de melhor e mais moderno no mercado, sempre acima do 40 nos femininos e 45 nos masculinos. Por sorte, hoje os maiores fabricantes estão abrindo os olhos para esse mercado. A Melissa, por exemplo, tem uma linha “genderless” que chega até o 43/44 e as Havaianas abriu o leque de opções de chinelos femininos até o 43/44 e masculinos até o 47/48.

FLOWSA: Existiu algum preconceito?

Claudia Rosenthal: Há alguns anos enfrentávamos sim, um certo tipo de preconceito principalmente por parte das editorias de moda, que achavam que só tínhamos “produtos de velha” pelo fato de trabalharmos exclusivamente com calçados grandes. De fato, do início da nossa trajetória até uns 15, 20 anos atrás, a diversidade de produtos que conseguíamos nas nossas numerações era mais limitada mesmo, e muitos eram sim, mais “caretas”. Mas aos poucos fomos conseguindo ampliar nosso mix de produtos e passamos a oferecer tudo o que as melhores lojas de calçados em tamanhos padrão ofereciam. Mesmo assim, custou até o mercado compreender e aceitar essa evolução em termos de oferta de produtos modernos e desejados.

Foi essa uma das razões que nos fez rebatizar nossa filial da Oscar Freire de Eurico Max – para tentar desvincular um pouco a imagem ultrapassada que certas pessoas ainda mantinham sobre nós. Deu certo! Muitas pessoas diziam que na loja da Oscar Freire sim, encontravam produtos modernos – apesar de que o mix de produtos nas duas lojas era quase o mesmo.

FLOWSA: Essas ações sociais parecem ser frequentes na marca Eurico Calçados. Quer compartilhar números de alcance da primeira edição ou de outra ação?

Claudia Rosenthal: Encerramos no final de fevereiro a 14ª edição da campanha “Faça do Seu Passado Um Grande Presente”, com a qual conseguimos arrecadar 865 pares de calçados doados. Foi uma grande surpresa esse resultado, visto que em outras edições a campanha foi realizada em dezembro, quando o fluxo de clientes nas lojas é muito maior. Esse ano, justamente para evitar trazer às lojas mais gente do que o necessário, optamos por fazer no início do ano. Ainda assim, e apesar de que muitas pessoas estão isoladas em casa, o engajamento foi um recorde das nossas campanhas, o que nos alegrou muito. Em outras edições, o número de doações variou de 500 a 700 pares mais ou menos.

Os pares de sapatos arrecadados pela Eurico foram encaminhados à Unibes, que destinou uma parte aos assistidos da instituição. A maior parte, contudo, será colocada à venda nos seus bazares, localizados na região central de São Paulo. Vale destacar que a receita obtida pelo bazar com a venda de artigos doados garante 20% do orçamento da entidade.

Para Claudia Rosenthal, um dos motivos desse expressivo número de doações tem relação com a pandemia, que gerou mais empatia entre as pessoas. “Foi bonito ver tanta gente engajada, ainda mais num momento tão conturbado. Mas credito à atual situação essa união entre as pessoas. Juntos, formamos uma grande corrente do bem”.

SOBRE A EURICO: Foco no público-alvo e um excelente serviço foram os pilares que levaram a Eurico a chegar aos 83 anos com uma trajetória de sucesso. Referência no assunto “pés grandes”, a empresa foi assumindo seu diferencial aos poucos, desde o dia de sua fundação, em 1938. Com duas lojas físicas em São Paulo e o e-commerce www.eurico.com.br, a Eurico oferece os melhores e mais modernos modelos de calçados femininos do 40 ao 43 e masculinos do 44 ao 48.

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