Para a registradora, uma das três homologadas pelo BC, o novo modelo ampliará o acesso e reduzirá o custo do crédito para empresas
POR: PUBCOMUNICA
A CERC, registradora de ativos financeiros homologada pelo Banco Central, recebeu o registro de mais 60 milhões de contratos de financiamento lastreados em recebíveis de cartões no primeiro mês do novo modelo. O volume de contratos fechados entre lojistas e financiadores ficou acima do esperado, mais de R$ 100 bilhões, reforçando o papel dos recebíveis de cartões como uma importante ferramenta para ampliar o acesso ao crédito.
Segundo Fernando Fontes, CEO da CERC, o registro de recebíveis tem o potencial de beneficiar milhares de empresas e milhões de brasileiros, além de ajudar o desenvolvimento da economia do país. “Em 2015, a CERC surgiu com o propósito de aumentar a eficiência e segurança do mercado financeiro, especialmente no que se refere à utilização de recebíveis, como é o caso dos recebíveis de cartões. É motivo de orgulho, para nós, fazer parte dessa transformação”, disse o executivo.
Durante o primeiro mês de operação do serviço, foram cadastrados mais de 30 milhões de estabelecimentos comerciais únicos na plataforma CERC, enquanto o estoque atual de unidades de recebíveis desses estabelecimentos registradas é de aproximadamente 76 milhões. As unidades de recebíveis representam a consolidação das transações realizadas pelos lojistas.
Depois de ser adiada duas vezes, o registro de recebíveis de cartão entrou em operação, como parte da agenda do Banco Central para modernizar e democratizar o sistema financeiro nacional. O novo modelo representa um processo muito profundo de transformação do mercado. As instituições credenciadoras e subcredenciadoras passam a registrar as transações realizadas pelos estabelecimentos comerciais com seus clientes na CERC, e estes recebíveis se transformam em um ativo que o comerciante pode negociar ou utilizar como garantia de uma operação de crédito, acessando diferentes financiadores, aumentando a competição e reduzindo o custo do financiamento.
Bancos, factorings, securitizadoras, fundos de investimento e outros financiadores, por sua vez, podem ter acesso às informações das agendas de recebíveis dos estabelecimentos comerciais que concederem autorização para isso.
Além de recebíveis de cartão, a CERC foi pioneira no registro de duplicatas e também registra títulos de emissão bancária, cédulas do agronegócio e apólices de seguros, entre outros. O roadmap de produtos da registradora para o ano de 2021 segue com projetos importantes como é o caso do registro de recebível de transporte e de duplicata escritural.
CERC Central de Recebíveis: A empresa é a primeira registradora de recebíveis autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Parte da infraestrutura do mercado financeiro, a sua ambição é aumentar a segurança e eficiência no uso de recebíveis em operações de crédito realizadas por bancos, fintechs e no mercado de capitais. Com isso, a CERC visa tornar possível um crescimento acelerado e sustentável na oferta de crédito a empresas de todos os tamanhos. A plataforma está preparada para registrar duplicatas, recebíveis de cartão de crédito, títulos bancários, recebíveis do agronegócio e imobiliários, entre outros. (https://www.cerc.inf.br/)