[radio_player id="1"]
Gastronomia

Chefs renomados participam de Festival ‘Cozinha Tapajós’ que valoriza a cultura local

3 Mins read
Idealizado e organizado pelo chef Saulo Jennings do restaurante Casa do Saulo, traz uma imersão na culinária amazônica e suas especialidades por meio do turismo sustentável

POR: Index Conectada

Com curadoria do coletivo Soul Kitchen, a terceira edição do projeto ‘Cozinha Tapajós’ acontece entre os dias 5 a 8 de junho em Alter do Chão, no Pará, e tem como objetivo ampliar e compartilhar o conhecimento culinário, proporcionando debates e intercâmbios e aulas entre profissionais e a comunidade local. O festival busca a valorização da culinária tapajônica, melhor aproveitamento dos alimentos locais e o fomento do turismo sustentável na região por meio da gastronomia, sem esquecer-se da população de Tapajós.

O evento foi criado e organizado pelo chef Saulo Jennings – reconhecido recentemente pela revista Prazeres da Mesa como cozinheiro do ano da região norte do Brasil, parceiro de longa data do Soul Kitchen, referência na culinária de Alter do Chão, e dono do restaurante Casa do Saulo.

Durante os três dias, os convidados irão passar por uma imersão no Bioma do Tapajós onde conhecerão sobre a origem, preparo, ingredientes e cultura. Por enquanto as participações confirmadas deste ano são Luiz Eduardo Quintella (Bao Bao Baby, SP); Ivo Faria (Vecchio Sogno Ristorante, BH); Rodolfo Mayer (Angatu, Tiradentes MG); Flávio Trombino ( Xapuri, BH); Danielle Dahoui (Ruella, SP) e Paulo Yoller (Meats e Bao Bao Baby, SP).

No dia 5, os convidados desembarcam no Canal do Jari paraíso ecológico de águas barrentas com a beleza única das vitórias-régias e suas folhas circulares e flores de odor adocicado com a leveza das garças, reunidas em enormes bandos na margem. O modo de vida local é simples e caboclo. Os moradores possuem forte expressão cultural e religiosa, valorizam as datas religiosas e as comemorações como os festivais que evidenciam a produção agrícola familiar. Será oferecido um almoço para os chefs no restaurante da comunidade, na volta eles irão visitar a comunidade do São Francisco do Carapanari onde terão uma imersão sobre a farinha d’água de mandioca produzida na Casa de Farinha do Seu Bené.

Na quinta, a equipe fará uma visita ao Mercado Municipal de Santarém, onde poderão conhecer mais sobre os ingredientes e alimentos locais. À tarde, eles participam de um ciclo de palestras no anfiteatro da Selva localizado no restaurante Casa do Saulo. As palestras são gratuitas, com foco no desenvolvimento de negócios sustentáveis com ajuda do turismo e da gastronomia.

No dia 7 de junho, os convidados irão a comunidade do Pixuna na várzea do baixo Rio Amazonas que tem como principal fonte de renda o manejo do pirarucu. Os chefs terão uma aula sobre a pesca sustentável e mais detalhes do peixe. Os morados desta região se destacam pelo maior tempo de vigilância durante o ano nos lagos. Por sete meses, 80 homens se revezam em fiscalizações nos seis lagos, para evitar a pesca predatória. O manejo comunitário existe há 20 anos. À noite acontecerão aulas shows gratuitas na praça central de Alter do Chão.

No último dia, quem recebe os convidados para uma imersão é a comunidade do Aramanaí, que fica às margens do Rio Tapajós, e é um dos grandes pontos de turismo de Santarém e Bel Terra. No sábado, o restaurante Sereia da Dona Socorro abre sua cozinha e salão para um treinamento, bate papo com os seus colaboradores e membros da comunidade. Neste momento será apresentado o projeto, realizado pelo Soul Kitchen e chef Saulo, de ajuda e direcionamentos em melhorias do espaço para receber os turistas. À noite, novamente com aulas gratuitas na praça de Alter do Chão.

Sobre o Soul Kitchen

Fundada em 2010, é uma incubadora de projetos que conecta pessoas, gera negócios inovadores e transformadores por meio do alimento. Desde sua fundação, já produziu mais de 100 eventos por onde já passaram quase 80.000 pessoas. Atualmente, conta com quatro unidades de negócios: eventos proprietários, catering, viagens e desenvolvimento de conteúdo.

Sobre o Chef Saulo Jennnings

Desde 2009, comanda o restaurante Casa do Saulo. Em 2018 foi eleito o melhor chef do Norte do país pela revista Prazeres da Mesa. A sua grande inspiração é o manejo e a origem dos alimentos, a sustentabilidade e a qualidades de vida dos seus amigos; fornecedores. Santareno de nascença e apaixonado pelo rio Tapajós, literalmente, fez da sua casa as margens do rio seu meio de vida, morada e paixão.

Related posts
Gastronomia

Celebre o Dia da Fortuna com nhoques exclusivos ou tradicionais

2 Mins read
Chef Carina Popolare apresenta receita especial de Nhoque Recheado para apreciar no dia 29 do mês O costume de comer nhoque no…
Gastronomia

Cacau Vanilla Confeitaria e Café oferece menu vegano para o almoço

1 Mins read
O espaço recém-inaugurado em Pinheiros terá mensalmente um cardápio diferente toda semana, das 12h às 15h A Cacau Vanilla – confeitaria pioneira especializada…
DestaquesGastronomia

As riquezas gastronômicas de Bariloche: uma viagem de sabores e experiências

3 Mins read
Descubra os produtos típicos da região que possuem influências europeias e patagônicas Bariloche, famosa por suas paisagens deslumbrantes e atividades de inverno,…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário