Empresa passa a oferecer de forma automatizada a produção de criativos em escala
POR: Tiro de Letras – Agência de Conteúdo e Comunicação
A publicidade digital tem crescido exponencialmente nos últimos anos. A perspectiva é de que os gastos com a publicidade na internet excedam metade dos investimentos globais (52%) com anúncio, pela primeira vez, em 2021, conforme pesquisa da Zenith, de propriedade do grupo publicitário francês Publicis.
Outros levantamentos também pontuam a relevância que a comunicação digital tem conquistado. Relatório da Interactive Advertising Bureau (IAB) indica que os gastos com anúncios em vídeo digital avançaram 25% neste ano, no comparativo com 2018.
Os números apenas reforçam a importância de as empresas estarem cada vez mais presentes no mundo digital.
Estar presente, contudo, não é garantia de chamar a atenção dos usuários. Há fatores importantes que devem ser levados em consideração pelas marcas na hora de preparar sua comunicação com os clientes: estar presente em diversos canais – afinal, com o advento das redes sociais, é preciso marcar presença nestes ambientes para se aproximar do público – e disponibilizar mensagens diretas, mesmo que isso exija variadas comunicações para um mesmo produto.
Para impactar o consumidor também é preciso estar adequado à disponibilidade de tempo que ele tem para ser envolvido por aquela ação: às vezes um banner causa mais impacto do que um vídeo, pois o cliente quer apenas a informação rápida e direta. Em outros casos, se a ideia é conhecer mais detalhes, um vídeo é a melhor opção. Assim, o ideal é que, para cada produto ou serviço, mais de um criativo seja elaborado para aumentar as chances de impacto deste consumidor.
Fato é que para as empresas estarem presentes em todos estes formatos requer tempo, profissionais e dinheiro, variáveis não tão fáceis de encontrar conjuntamente no ambiente corporativo e no cenário econômico atual.
Conciliar todos estes fatores foi o que fez a Chili Gum se destacar na publicidade digital dentro do universo de vídeos. Criada em 2015, a Chili Gum Videos proporcionou uma revolução no mercado ao tornar o processo de produção de vídeos mais econômico, rápido e escalável. Por meio de sua plataforma Producteaser, os usuários criam vídeos de campanhas de forma automática. A ferramenta fez sucesso e conquistou clientes como Ambev, Citibank, Estadão, iFood e Magazine Luiza, entre outros. Desde então, mais de cinco milhões de vídeos foram produzidos.
A excelência com que a Chili Gum entrega vídeos de forma automatizada e escalável fez com que seus clientes começassem a pedir à empresa que também incluísse em seu portfólio a entrega de outros tipos de criativos na mesma metodologia. “O Producteaser foi a primeira plataforma no país a oferecer o serviço de criação de vídeos em escala nesse modelo self-service. Agora, mantendo nosso DNA de vanguarda, fizemos um zoom out no programa e conseguimos oferecer, com a mesma rapidez e qualidade, a formatação de diversos tipos de criativos, como imagens, vídeos e banners HTML5, de forma escalonada”, conta Deborah Folloni, CEO e fundadora da empresa.
Deborah conta que as novas funcionalidades da ferramenta foram disponibilizadas para os clientes no final de abril deste ano. “A receptividade da plataforma está sendo muito positiva. Todos que usaram estão elogiando e já expressam ganho de produtividade e escala”, alegra-se a executiva.
Diante do novo posicionamento, a executiva conta que a empresa também irá reestruturar seu nome. “A Chili Gum Vídeos a partir de agora passa a se chamar Chili Gum Creatives, mais em linha com os serviços oferecidos pela empresa, e sem a delimitação da expressão vídeo”, diz.
Vantagens
Há doze maneiras diferentes de utilizar a plataforma. Entre as aplicações estão: transformar imagens em vídeos, adaptar key visuals para criativos multi-formatos, personalisar criativos para ad sets diferentes, produzir vídeos em massa para catálogos de produto, atualizar preços em vídeos automaticamente, criar vídeos personalizados em massa, empoderar equipes não-criativas para fazer criação, personalizar criativos para lojas ou franquias e traduzir criativos para múltiplos idiomas em escala.
A executiva destaca vantagens para designers e empresas. “Todo designer gosta de ter um belo e amplo portfólio. Com a ferramenta, ele elimina o trabalho braçal e repetitivo que certamente é muito chato e cansativo para as pessoas de criação, e consegue ter mais tempo para elaborar suas peças, uma vez que replicar o criativo em outros formatos será função da plataforma”, explica. “Mesmo para os profissionais que trabalham de forma autônoma, a plataforma auxilia a otimizar as tarefas e escalar a produção”, complementa.
No ambiente corporativo, muitos clientes, sem precisar contratar mais nenhum designer para a equipe, conseguiram aumentar a produtividade da equipe em até 13 vezes e reduzir os custos de produção em até 87%, pontua a CEO. Os arquivos produzidos pela plataforma são compatíveis com Facebook, Instagram, Stories, YouTube, Twitter, Linkedin, TV e Cinema, Mídia Programática e Digital OOH. Depois de gerar os criativos, a plataforma permite ainda a integração com as redes sociais para que todas as peças sejam publicadas de uma única vez. “Importante frisar que a ferramenta confecciona de maneira inteligente e automatizada os criativos, mas ela não faz a mídia. Só entregamos as peças”, enfatiza a executiva.
Outro benefício para as empresas é que, ao eliminar a repetição, evita-se erros de digitação que podem arruinar campanhas.
Próximos passos
A ampliação do portfólio da Chili Gum também irá permitir a empresa explorar mercados internacionais. Para conquistar este espaço, Deborah conta que a plataforma já está toda programada em inglês. “O mercado de publicidade digital é enorme e a demanda por este tipo de serviço é gigantesca. E, assim como no Brasil, há pouca disponibilidade de ferramentas como a nossa. Sem dúvida, temos uma grande janela de oportunidade pela frente”.
Os números corroboram esta análise. De acordo com a pesquisa Zenith, gastos globais com anúncios aumentam 4,6% em 2019, liderados pelos EUA, e devem atingir US$ 639 bilhões.
Embora seja o país da América Latina com maior investimento em marketing digital (24,4% do total de mídia, contra 43,5% da média global) e tenha dois terços da população conectada, no Brasil, 80% das empresas estão ainda em estágios iniciais do marketing digital, indica o estudo DMR (Digital Marketing Readiness), realizado pela McKinsey com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
Em termos monetários, o mercado doméstico de publicidade digital movimentou R$ 16,1 bilhões no ano passado, segundo dados do “Digital AdSpend 2019”, pesquisa realizada pela consultoria PwC, parceira global do IAB.