Considerada como um ícone das artes cênicas, a atriz, escritora e artista plástica brasileira, Claudia Alencar, irá receber o Prêmio Internacional da Lusofonia.
Ao longo de sua carreira recebeu 6 prêmios por suas atuações na Televisão, por exemplo, o Prêmio Qualidade Brasil, por sua atuação em Esplendor, Rede Globo , (2000). No Teatro recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
Atuou em 23 peças de teatro, interpretou 32 personagens na televisão, incluindo 8 longas metragens, além de ter 5 livros publicados. A atriz será homenageada em uma noite de glamour.
O Prêmio da Lusofonia distingue personalidades do mundo da arte e cultura, da diáspora Lusitana. A premiação será marcada por uma solenidade Gala, no dia 24 de outubro de 2020, em Lisboa, Portugal. A finalidade é homenagear celebridades que ganharam destaque ao trabalharem em prol da Lusofonia.
“Os Prêmios da Lusofonia constituem um momento de grande celebração da cidadania qualificada da língua portuguesa e do ideal da lusofonia. É nossa intenção realizar uma Gala onde a arte e a cultura sejam a montra maior de um mundo que se entende através da língua portuguesa e que respeita as diferenças culturais que a história urdiu e os cidadãos dos nove países da língua oficial portuguesa aceitaram como suas. Aceitaram como um patrimônio comum e fraterno.” Isabel Leitão – Mentora dos Prêmios da Lusofonia.
Por Jairo Rodrigues