A ferramenta promete facilitar o processo de compra e aproximar o mercado cervejeiro de pequenos e médios varejistas
POR: Chris Alves
O período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impulsionou o e-commerce em todo o mundo. Segundo dados da Kearney – consultoria de gestão estratégica, as compras online devem registrar crescimento de 49% a mais do que o mesmo período de 2019. Os dados positivos e o cenário otimista fizeram com que muitas empresas investissem nesse tipo de canal. O Clube do Malte, o maior site de cervejas especiais do Brasil, lançou essa semana o Beer Brokers, a sua plataforma de vendas corporativas para o mercado B2B. A ferramenta permite que pequenos e médios varejistas de qualquer região do Brasil comprem cervejas especiais pela internet de forma simples e prática. O projeto conta com diversas inovações e pretende promover uma integração entre produtores e varejistas.
– Fracionamento com variedade
Quem compra cervejas para o comércio sabe como é difícil montar um portfólio diversificado de rótulos. É muito comum, por parte dos importadores e fabricantes, a exigência de um pedido mínimo para viabilizar a operação.
Uma das facilidades do Beer Brokers é oferecer uma extensa variedade de cervejas nacionais e importadas com um grande diferencial: fracionamento de produtos. Os varejistas poderão comprar suas marcas favoritas em menores quantidades para poder oferecer aos seus clientes um sortimento maior de produtos.
– Logística unificada e gerenciamento de entregas
Outro ponto crítico para os compradores é a gestão das entregas. As fábricas geralmente trabalham com modelos de frete FOB. Ou seja, a responsabilidade sobre o processo de entrega é do comprador. É ele quem precisa fazer as cotações e as coletas das mercadorias com cada fornecedor.E esse é outro ponto que diferencia o projeto. Todas as entregas são unificadas e acompanhadas ponto a ponto até a porta dos comerciantes.
– Uma nota fiscal e um só pagamento
Gerenciar diversas notas e pagamentos é outro fator que dificulta a contabilidade e o processo de contas a pagar. No Beer Brokers os compradores poderão simplificar ao máximo esse processo realizando os pagamentos de forma unificada em boleto ou cartão de crédito.
“Nós repensamos esse processo de compras e buscamos oferecer mais praticidade para toda a cadeia. O objetivo é promover uma integração ainda maior entre os varejistas e os produtores de todo o país”, explica Douglas Salvador, CEO e fundador do Clube do Malte.
O projeto tem sido uma das prioridades do Clube do Malte já que vai de encontro a visão e estratégia da empresa: criar a maior comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil. A conexão com outros players da cadeia dá início a uma integração cada vez mais intensa, marcando sua presença no mercado.
A marca está presente hoje em todos os estados brasileiros através do e-commerce www.clubedomalte.com.br . Os varejistas podem fazer seus pedidos através do www.beerbrokers.com.br .
Sobre o Clube do Malte
O Clube do Malte iniciou sua operação em 2010, em Curitiba, com uma loja física e hoje é a maior e-commeece de venda de cervejas premium do País.
Com a aquisição recente da Beer.com.br, ativo de cervejas da Wine, a empresa se consolida na liderança do mercado Craft Beer do país, com 13 mil assinaturas ativas, um milhão de seguidores nas redes sociais, e uma base de compradores de 200 mil clientes únicos. Com mais de mil rótulos entre produtos nacionais e importados, o Clube do Malte já realizou mais de 500 mil entregas em todo o Brasil.
A empresa conta hoje com a maior comunidade de investidores do país e o apoio dos apaixonados por cerveja para sua captação de recursos realizada através de equity crowdfunding. A ação fez parte da execução de quatro projetos que têm potencial para triplicar o faturamento da empresa.