[radio_player id="1"]
Publicações

Coaching e a Nova Economia: Afinal, qual é o seu papel?

2 Mins read

No mundo inteiro, estima-se que o ‘Business & Executive Coaching’ movimente mais de US$ 5 bilhões por ano

*Por Rodolfo Vasconcellos

Vivemos um período de nossa história, onde a globalização e a difusão da tecnologia geram, entre outras consequências, uma hiper competição entre empresas e pessoas, mudanças em ritmo desenfreado e fluxo muito rápido de informações, comunicação e conhecimentos. O mundo está se transformando mais rápido do que somos capazes de assimilar.

Neste novo contexto, cada pessoa e empresa devem fazer uma escolha simples, mas com consequências devastadoras: encarar as mudanças de frente ou se ‘vitimizar’ com elas. A história e a literatura corporativa demonstram que aqueles que enfrentam e lidam estrategicamente com as mudanças obtém mais sucesso e prosperidade. Não agem de forma reativa, mas sim como atores proativos das mudanças.

No ambiente corporativo, principalmente nos países desenvolvidos, o Coaching já é amplamente difundido, pois comprovadamente auxilia na gestão de mudanças e gera resultados positivos, rápidos e consistentes. No mundo inteiro, estima-se que o ‘Business & Executive Coaching’ movimente mais de US$ 5 bilhões por ano. Mas o que é Coaching afinal, e como ele pode ajudar as pessoas?

Coaching é definido como um processo que visa elevar a performance de pessoas, times e empresas, aumentando seus resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o Coach), em parceria com o cliente (o Coachee).

O foco das estratégias de coaching abrange, entre outros fatores, aprofundar a autoconsciência do Coachee, por meio de ações contínuas de aprendizado. Essas ações têm como base estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicologia Comportamental, da Psicologia Positiva, das Ciências Organizacionais e da Neurociência, além de conceitos da Filosofia, da Educação e de Administração (negócios, processos e liderança).

Coaching pode ser visto como uma forma de assessoria pessoal, profissional ou empresarial para o alcance de resultados superiores. Com o Coaching é possível entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos e evoluímos. O processo de coaching leva o cliente ou a empresa a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que amplie suas realizações e conquistas.

Na Nova Economia, em que o capital intelectual é tido como fator estratégico, e as constantes mudanças geram grande incerteza e diminuem a previsibilidade, o Coaching ajuda seus clientes a desenvolverem as habilidades e atitudes necessárias para tomada de decisões ou realização de ações que são importantes para a empresa.

*SOBRE RODOLFO VASCONCELLOS

Rodolfo Vasconcellos é Coach, empreendedor, associado SBCoaching, especialista em maximização de resultados de pessoas e empresas, e analista comportamental.

 E-mailrodolfo.vasconcellos@sbcempresas.com.br

Rodolfo Vasconcellos (divulgação)

Related posts
BelezaPublicações

Vult e Rica de Marré anunciam collab com maquiagens e fragrâncias

4 Mins read
Em primeira cocriação com uma influenciadora, a coleção apresenta doze produtos com fórmula vegana e cruelty free POR: Agência Lema Em uma…
Entretenimento S/APublicações

3 lições de Reality Shows que podem ser aplicadas no mundo dos negócios

3 Mins read
Para especialistas, o programa pode trazer diversos ensinamentos para a vida real e mesmo se você não acompanha, vale se inspirar. POR:…
Publicações

Especialista em Direito Eleitoral, Dra Samara Ohanne diz que os pré-candidatos as eleições de 2020 vem infringindo a legislação eleitoral

1 Mins read
O Brasil vem  sofrendo com serviços públicos precários, como; transporte urbano, saúde,  educação, falta de vagas de empregos, com este cenário políticos…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário