– Luiz Roberto Prates assume a presidência do conselho da HartB e será peça chave na estratégia de crescimento e abertura de capital da companhia
– Em franca expansão, somente no primeiro semestre de 2021, a HartB registrou um aumento de 300% no faturamento comparado ao ano de 2020
POR EPR
Luiz Roberto Prates, que ao lado do professor Vicente Falconi, e outros profissionais de renome do mercado brasileiro, fundou a empresa Falconi Consultores de Resultados, onde atuou nos últimos seis anos como Head de Transformação Digital, sendo responsável pelo Corporate Venture Capital/M&A e pelo desenvolvimento de soluções e produtos com Inteligência Artificial. O executivo, acaba de comprar uma parte da operação da HartB , startup brasileira referência em Inteligência Artificial , internet das coisas e análise de dados massivos.
Prates assumirá a presidência do conselho da HartB, complementando as capacidades do conselho atual e será peça chave na estratégia de crescimento e abertura de capital da organização. O executivo assume a nova posição com grande know-how em planejamento e implementação de sistemas de gestão de empresas e será fundamental na estratégia de crescimento orgânico nacional e internacional da HartB, que, no primeiro semestre de 2021, registrou um crescimento de 300% no faturamento, comparado a todo o ano de 2020. “Como novo conselheiro da HartB, tenho como missão estruturar o sistema de gestão para growth e sustentabilidade. Estou muito otimista com o novo cargo e pretendo utilizar toda a minha expertise para colaborar com as estratégias de crescimento da startup”, comenta.
Inteligência Artificial: diferencial competitivo às empresas
De acordo com o CEO da HartB, Bruno Ramos, o momento atual fez com que o processo de digitalização das empresas de vários segmentos de mercado fosse reduzido de anos para meses. Neste contexto, a Inteligência Artificial tornou-se um recurso ideal para dar celeridade ao processo e criar diferencial competitivo. “A pandemia criou uma verdadeira corrida tecnológica pelo uso da Inteligência Artificial e, a HartB, por ser uma startup de inteligência artificial generalista, soube se posicionar bem nessa corrida. Por isso, estamos colhendo bons frutos. Apesar do nosso rápido crescimento, não queremos ser um unicórnio, e sim, uma startup camelo, que busca garantir a sustentabilidade e longevidade de nossas operações”, explica.
Experiência de mercado somada ao crescimento do negócio
Prates é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Tecnologia e Economia de Edifícios pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Além disso, é autor dos Livros “QFD (Quality Function Deployment): Planejamento da Qualidade” e “Modelo Heurístico de Alocação de Recursos em Projeto”.
As principais atribuições de Prates na HartB incluem o aconselhamento das diretrizes de negócios, relativos à estratégia, modelo de negócio, projetos de expansão e programas de investimento, bem como o acompanhamento dos resultados de trabalhos relacionados às metas e projetos estratégicos da startup.
Além disso, o executivo será o responsável por monitorar a performance geral dos negócios, por meio da avaliação dos resultados financeiros. “Neste novo desafio, irei mapear os processos corporativos mais robustos e contribuir para aceleração da internacionalização da HartB, sempre mantendo o caráter inovador de startup já reconhecido pelo mercado”, afirma Prates.
Outras funções incluem a recomendação de ações pertinentes e auxílio na estruturação do funcionamento do conselho. “Prates adiciona ao time da HartB anos de experiência em gestão corporativa e estratégia de negócio, fator muito necessário em uma empresa em franco crescimento como a HartB. Estamos entusiasmados com a oportunidade de contar com sua bagagem para nos auxiliar na organização dos processos, bem como no crescimento de nossas operações nos Estados Unidos e Europa”, finaliza Ramos.
Sobre a HARTB
A HARTB é uma startup de soluções inovadoras que utilizam a inteligência humana para criar inteligência artificial e transformar dados em informações de valor para seus clientes. Por meio de seus produtos e serviços, as empresas podem extrair informações precisas de gigantescos volumes de dados, otimizando o processo de tomada de decisão e reduzindo custos.
Crédito: divulgação