Apostando num modelo disruptivo para o setor de salões de beleza, um dos mais fortemente impactado pela pandemia de Covid-19, a gal, chegou e impulsionou os negócios locai
POR Seven PR
A gal , primeira rede agregadora de salões de beleza do mundo, nasceu com o propósito de profissionalizar o mercado, e agora é a maior rede de salões de beleza do estado de São Paulo, com 44 salões, ultrapassando nomes tradicionais como Jacques Janine e Soho, isso com apenas um ano de operação. Em ritmo de crescimento acelerado, a previsão é de que outros 10 salões se juntem ao grupo até o início de outubro/21, expandindo sua operação para São Bernardo do Campo, na Região do Grande ABC.
Na contramão desse crescimento, um levantamento da ABSB (Associação Brasileira de Salões de Beleza) junto com o Sebrae, mostra que cerca de 30% dos salões de beleza, dentre grandes e pequenos, estudam encerrar as atividades ou mudar de segmento por conta das perdas dos últimos tempos. A rede gal, que faz um trabalho de mapeamento de potenciais salões de bairro, fortalece o comércio local, com geração de trabalho, expansão no atendimento e crescimento do faturamento, contribui de forma importante para mudar as estatísticas.
Os salões da gal, já registraram crescimento de mais de 40%, resultado da aposta disruptiva para o setor, um modelo de negócio com infraestrutura especializada, com acompanhamento constante e que conta com mais de 60 colaboradores e 500 profissionais da beleza, além de um centro técnico e salão de laboratório.
De acordo com sua fundadora, Carolina Mendes, a força da empresa está em ser uma rede agregadora para os salões de beleza de bairro, que vem para somar e ajudar a multiplicar os resultados, onde normalmente o potencial do salão é enorme, mas é difícil de atingir sem todo o suporte de gestão e profissionalização. “Acreditamos no poder da agregação para promover crescimento, fazer parte da rede gal, significa fazer parte de algo maior. No grupo gal, os salões individualmente passam a ter relevância frente a negociações com fornecedores, atração de clientes e programas de recrutamento, treinamento e engajamento de profissionais. Fazer parte do grupo gal, significa participar de uma infraestrutura de empresa com planejamento de metas, protocolos de atendimento e de calendário de marketing. Para se ter uma ideia, após a reabertura parcial dos salões, em maio deste ano, com o término da fase emergencial no estado de São Paulo, os salões da rede gal, registraram um aumento de 35% em SSS – Same store sales (vendas nas mesmas lojas)”, destaca.
Tudo é feito sem qualquer investimento inicial por parte do salão. A gal, recebe uma taxa mensal, variando de acordo com o tamanho de cada salão. A atuação da rede é totalmente diferente do que existe no mercado. Além dos benefícios de participar da rede elencados por sua fundadora, a gal, conta com tecnologia própria que reúne um sistema integrado entre agendamento online, sistema de gestão, relatórios de performance e maquininha de cartão com split de comissões.
A força da rede gal, é reconhecida por Fernando Cola, cabeleireiro e proprietário de dois salões da rede gal, no bairro da Mooca, que dobrou o faturamento dos seus salões nos últimos quatro meses, “o fato da gal, fazer um investimento inicial na padronização do ambiente e de implementar processos, que eu e minha esposa não conseguimos fazer, demonstrou uma enorme confiança, me senti diante do início de uma grande oportunidade de profissionalização”, enfatiza.
O modelo de negócio da gal, está em ascensão porque é baseada em modelo de ganha-ganha, num momento propício para reinvenção. A rede trabalha em cima de dados de crescimento do mercado de beleza e do próprio negócio. Os salões agregados são acompanhados diariamente por uma equipe especializada e canais de atendimento dedicados em atender novas necessidades dos salões.
Expectativas e aportes
A expectativa para este ano é conquistar a marca dos 100 salões agregados e gerar R﹩ 50 milhões em faturamento. A gal, já soma em aportes recebidos 40 milhões de reais (cerca de US﹩ 7,5 mi) de importantes fundos do mercado como Monashees, Canary, José Galló (Presidente do Conselho da Renner) e Renato Freitas (fundador da 99).
O Brasil é o quarto maior no mercado de beleza no mundo, com um faturamento que cresce a cada ano, atingindo a marca de US﹩ 29,62 bi em 2019, segundo dados do Euromonitor International.
Salões gal, em São Paulo
As unidades estão nos principais bairros de São Paulo, como: Moema, Jardim Santo Amaro, Vila Mariana, Mooca, Tatuapé, Jardim Monte Kemel, Vila Progredior, Vila Alexandria, Vila Matilde, Vila Carrão, Vila Olímpia, Cambuci, Pinheiros, Indianópolis, Santana, Perdizes, Saúde, Ipiranga, Vila Sofia, Chacára Santo Antônio, Jardim Prudência, Jabaquara, Vila Deodoro, Barra Funda, Vila Campesina, Aclimação, Parque da Mooca, Água Branca, Tucuruvi, Vila Lageado, Vila Butantã, Jardim Paulista, Vila Madalena e Sumaré. Em bairros como Vila Mariana e Mooca a gal, está presente com mais de um salão vitrine agregador. E nas cidades de São Bernardo do Campo, Osasco e Cotia.
As unidades estão nos principais bairros de São Paulo, como: Moema, Jardim Santo Amaro, Vila Mariana, Mooca, Tatuapé, Jardim Monte Kemel, Vila Progredior, Vila Alexandria, Vila Matilde, Vila Carrão, Vila Olímpia, Cambuci, Pinheiros, Indianópolis, Santana, Perdizes, Saúde, Ipiranga, Vila Sofia, Chacára Santo Antônio, Jardim Prudência, Jabaquara, Vila Deodoro, Barra Funda, Vila Campesina, Aclimação, Parque da Mooca, Água Branca, Tucuruvi, Vila Lageado, Vila Butantã, Jardim Paulista, Vila Madalena e Sumaré. Em bairros como Vila Mariana e Mooca a gal, está presente com mais de um salão vitrine agregador. E nas cidades de São Bernardo do Campo, Osasco e Cotia.
Visualmente os salões gal, atraem por sua emblemática cor, o coral, que não passa despercebido pela clientela.
Sobre a gal,
Fundada em 2020 por Carolina Mendes, a gal, é a primeira rede agregadora de salões de beleza do mundo. Com conhecimento especializado na gestão e administração de salões de beleza, a gal, atua com um modelo de negócio estruturado em tecnologia e padronização, a empresa oferece sistemas de gestão para o segmento de salões de beleza. Com sede na capital paulista, possui um centro técnico e um salão de laboratório. Atualmente, com apenas um ano de operação, a gal, tornou-se a maior rede de salões de beleza em São Paulo.
Mais informações e agendamento online, acesse o site da gal
Crédito: divulgação