[radio_player id="1"]
Finanças

Com aumento de brasileiros negativados, mercado de recuperação de crédito precisa inovar 

2 Mins read

Com a alta da inadimplência, instituições financeiras precisam de soluções mais sofisticadas para evitar prejuízos 

O número de pessoas negativadas no Brasil ainda é grande. Nesse cenário, diante da demanda crescente, instituições financeiras precisam buscar soluções cada vez mais sofisticadas para recuperar e fidelizar seus clientes, especialmente, em um cenário em que é essencial integrar a realidade da pessoa, com a expectativa financeira – aumentando a eficiência da recuperação de crédito.  

“Para maximizar as chances de sucesso na jornada de recuperação de um crédito inadimplente, é preciso buscar excelência em pelo menos 3 quesitos: hiperpersonalização, tempestividade e forma de contato. Ou seja, não só entender quem é o cliente e ter uma comunicação personalizada, mas, também, entender em qual momento de vida essa pessoa está. Isso porque, fazer o contato no momento certo, no canal certo, mostrando empatia na comunicação e flexibilidade de negociação, é fundamental para a eficácia da estratégia”, explica Danilo Coelho, Diretor de Produtos, Dados e Novos Negócios da Quod, datatech que transforma dados em inteligência para a tomada de decisão. 

Para ilustrar, uma pesquisa realizada pela IBM mostrou que 78% das instituições financeiras já possuem projetos de inteligência artificial no aceleramento de operações e no relacionamento com clientes. Nesse cenário, o especialista explica que o setor de cobranças não é uma exceção e o investimento indica uma tendência na competição pela principalidade. Com isso, o setor se tornará cada vez mais automatizado, com um uso intensivo de inteligência artificial prevendo uma personalização massiva com base em análises preditivas em que chatbots e assistentes virtuais devem se tornar cada vez mais comuns na interação com clientes, enquanto plataformas de pagamento digital continuarão a evoluir, tornando-se mais seguras e eficientes.  

“O futuro da tecnologia no setor de recuperação de crédito será marcado por maior automação e uso intensivo de inteligência artificial. Por isso, as companhias precisarão investir cada vez mais nessa inovação disruptiva, garantindo que elas façam parte das suas operações, justamente, para garantir a qualidade contínua dos serviços oferecidos e manter a competitividade no mercado”, afirma Danilo Coelho.

Sobre a Quod:        

A Quod é uma datatech que oferece soluções que transformam dados em inteligência para qualificar tomadas de decisão e alavancar negócios. Possui em seu quadro de acionistas, nomes de peso do mercado financeiro, trazendo solidez e segurança. Através de um portfólio de crédito, antifraude e cobrança utilizam sua expertise multimercado para gerar vantagens competitivas aos seus clientes.  Acesse o site da Quod e saiba mais!   

Related posts
Finanças

Bancos e fintechs: é possível cooperar sem competir?

4 Mins read
Por Francisco Pereira, CEO da Trademaster* Nos últimos anos, o mercado financeiro brasileiro passou por uma transformação acelerada, impulsionada pelo surgimento e crescimento das…
Finanças

A inadimplência segue em alta no Brasil, aponta estudo

2 Mins read
Levantamento da plataforma Pagou Fácil, da Paschoalotto, mostra como anda o comportamento dos consumidores brasileiros. A plataforma Pagou Fácil, da Paschoalotto divulga…
Finanças

ROI em RPA: como a automação de processos transforma custos em crescimento exponencial

4 Mins read
*Por Felipe MelloA automação de processos robóticos (RPA) deixou de ser um diferencial tecnológico para se tornar um componente essencial da estratégia…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.