Evento, que tem como objetivo colaborar na orientação de carreira, terá participação de diversos palestrantes da região, além de uma Feira de Oportunidades e shows com artistas convidados
POR: FSB COMUNICAÇÃO
A Nestlé, ao lado de parceiros e empresas da Aliança pelos Jovens, anuncia a 3ª edição do Encontro de Jovens do Mercosul. O evento, fruto dos programas “Iniciativa Pelos Jovens Nestlé” e “Aliança Pelos Jovens”, é voltado para todos os jovens entre 18 e 29 anos e será realizado 100% online de forma gratuita, acessível em português e espanhol.
Convidados de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai se encontrarão durante um dia para debater temas relacionados ao empreendedorismo e agroempreendedorismo, futuro do trabalho, bem-estar e resiliência, sustentabilidade e educação. Além de palestras com renomados speakers dos quatro países, os inscritos terão acesso a uma Feira de Oportunidades, com a participação de diversas empresas que buscam por jovens, auxiliando na construção do seu futuro profissional.
O evento acontece em 08 de setembro, com inscrições no portal. Entre os speakers confirmados para a terceira edição estão Joaquín Morixe, da Endeavor no Uruguai, Carla Bacigalupo, Ministra do Trabalho do Paraguay, Santiago Bilinkis, CEO da Officenet, com escritórios na Argentina e Brasil, além de outros nomes. O encontro contará também com palestras conduzidas por jovens, como Mateo Salvatto (Argentina), Tatiana Gabaglio (Paraguai) e Evandro Fióti (Brasil). Entre os convidados brasileiros estão Sofia Esteves, da Cia de Talentos, Thaynah Gutierrez, com uma palestra sobre sustentabilidade, e o médico brasileiro Luiz Zoldan, que falará sobre a importância do bem-estar aos jovens. Ao longo da programação duas atrações musicais também se apresentarão para os participantes: a banda paraguaia Kchiporros e o grupo brasileiro Monobloco.
A programação completa e o link para as inscrições podem ser acessados aqui.
Encontro de Jovens do Mercosul
A cada ano, o Encontro é sediado por um dos países participantes. Em 2018, a primeira edição foi realizada no Uruguai. Em 2019, no Brasil, reunindo mais de mil jovens. Em 2020, por conta da pandemia, não houve edição. Já em 2021, está sendo organizado de maneira online pelo Paraguai.
Durante a 2ª edição do Encontro, realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, o debate focou no futuro do trabalho e na educação dual, destacando também o papel da agricultura como catalisadora do desenvolvimento econômico e social dos quatro países. Entre os speakers, estiveram presentes representantes do Banco Mundial e dos Ministérios do Trabalho e Educação dos países participantes, executivos de empresas como LinkedIn e Facebook, além de nomes como Kondzilla e Edu Lyra, criador do Instituto Gerando Falcões. Durante a 1ª edição do Encontro, a Nestlé, ao lado de outras empresas, lançou a “Aliança Pelos Jovens”, com o objetivo de oferecer oportunidades de primeiro emprego, promover iniciativas de conhecimento e formação, além de apoiar iniciativas de empreendedorismo jovem. Atualmente a iniciativa reúne 60 empresas no Brasil e 93 empresas ao todo no Mercosul.
Até 2025, a Nestlé Brasil tem o objetivo de contratar mais 8 mil jovens em posições efetivas, capacitar 500 mil jovens em conteúdo de qualificação profissional, conceder mais de 5 mil oportunidades de primeiro emprego em posições de estágio e aprendiz, além de atingir 100 empresas parceiras na Aliança Pelos Jovens Brasil.
Nestlé Inciativa Pelos Jovens
Em 2015, a Nestlé, em âmbito global, assumiu o compromisso de ajudar 10 milhões de jovens a terem acesso a oportunidades no mercado de trabalho até 2030. Além de ações como Programas de Trainee, Estágio e Capacitação, a Companhia possui programas externos que têm o objetivo de aumentar a empregabilidade dos jovens no país por meio da educação complementar e qualificação profissional. Atualmente, no Brasil, 33% dos colaboradores da Nestlé são jovens.
A Iniciativa pelos Jovens, programa que surgiu para apoiar na transição entre estudos e a vida profissional, conta com três frentes:
1. Jovens Nestlé – engloba os talentos jovens dentro dos programas de Trainee, Estágio e Aprendiz
2. Sociedade – Entre 2015 e 2020 foram mais de 110 mil jovens impactados na sociedade por meio dos programas: “Jovens Veterinários”, “Mentoria Social”, “Jovens Transformadores em Campo”, “Jovens Nutricionistas”, “Yocuta” e “Jovens Pediatras – J.Pedia”. Em 2021, a Nestlé lançou o “Geração Que Faz Bem”, uma iniciativa que seleciona oito projetos sociais liderados por jovens para aceleração e mentoria em parceria com a ONG Kids Rights e a Yunus Corporate
3. Aliança Pelos Jovens – Parceria liderada pela Nestlé formada por 60 empresas comprometidas em oferecer oportunidades de primeiro emprego e conhecimento, com a possibilidade de estágio compartilhado entre as empresas da Aliança.
Serviço – 3º Encontro de Jovens do Mercosul:
Data: 08/09/2021 (quarta-feira)
Horário: 11hs às 20hs
Local: online
Inscrições: https://www.jovenesmercosur2021.com/pt/