
Com farmácia, supermercados, pet shops e outros estabelecimentos já plugados na plataforma, maior app de delivery do interior amplia portfólio e fortalece suas raízes na região
Em poucos anos, é possível que os brasileiros usem apenas alguns aplicativos no celular para resolverem boa parte de suas necessidades. Os chamados ”superapps”, que estão se tornando uma tendência global, oferecem um ecossistema com um mix de ofertas que vão do food à saúde animal, como estratégia para atender a grande demanda de consumidores por conveniência e integração. E é a aposta do aiqfome, maior aplicativo de delivery do interior e 2º maior do país, que está expandindo para novas cidades do interior seu aplicativo multifuncional, voltado para supermercados, farmácias (remédios que não precisam de prescrição médica), pet shops e outras categorias dentro da plataforma. Neste ano, o app expandirá o serviço e tem previsão de chegar a 100 cidades estratégicas, o que representa um aumento de até 7x no número de parceiros, categorias e cidades cobertas.
”A ideia é gerar uma experiência interativa com os fominhas (usuários do aiqfome) e, com o tempo, provocar mudanças culturais, despertar a curiosidade e fidelizar seus clientes, aumentando sua recorrência em compras. No interior, a herança cultural se reflete no comportamento do consumidor, são hospitaleiros, gostam de ir ao estabelecimento, conversar, conhecem o dono do mercadinho local. Esses costumes se estendem por gerações, e o aiqfome chega pra somar, trazendo muitas possibilidades para o consumidor, que vai continuar tendo uma relaçäo próxima com os comerciantes locais, mas também vai poder optar pela praticidade e conveniência quando não puder abraçar o mundo, ganhando tempo de qualidade e tendo acesso na palma da mão a todos os serviços que eles costumam usar no dia a dia” – conta Igor Remigio, cofundador e CEO da marca, que hoje faz parte da vertical food do Grupo Magalu. Com essa premissa, o aplicativo da empresa paranaense que tem como foco as regiöes do interior, segue mantendo o Food Service no núcleo de operaçöes da empresa, mas anuncia a ampliaçäo para outras categorias oferecendo aos usuários do marketplace um leque de farmácias, supermercados, pet shops e outros estabelecimentos com foco no delivery, como forma de aumentar a contribuiçäo no fomento do comércio local.
“Há uns anos nos perguntaram: ‘por que delivery de comida no interior?’ E hoje, é fato que a aposta deu certo, são mais de 700 cidades entre 20 e 200 mil habitantes operando com as marcas do aiqfome. Da mesma forma que o público do interior se digitalizou para o delivery de almoço e janta, hoje, já temos em várias cidades deliveries de outras categorias, como pet, farmácia, supermercados e bebidas. Ou seja, do mesmo modo que anos atrás os restaurantes do interior se moldaram ao delivery, hoje outros segmentos também estão adaptados, ou se adaptando, e nós estamos preparados para recebê-los.”, comenta Remigio.
Como em qualquer setor, é comum que as mudanças de comportamento e as novidades de mercado tenham origem nos grandes centros. Com os aplicativos de delivery não foi diferente, mas o aiqfome, que tem como foco, principalmente, os municípios de até 200 mil habitantes, notou o aumento da demanda e uma mudança no comportamento dos usuários que buscam conveniência, comodidade e segurança via compras por delivery.
O foco do aiqfome é conquistar a confiança do público que reside no interior para consumir nessas outras vertentes também. “A presença de um empreendedor local, que é licenciado do nosso app e cuida diariamente do relacionamento com os lojistas fez com que nos tornássemos o maior app de delivery no interior. O licenciado tem a função de quebrar o distanciamento da nossa marca com empresas que possuem uma estrutura essencialmente familiar. O nosso grande diferencial segue o mesmo, apostar em levar confiança, credibilidade e relacionamento mais humanizado com essas marcas locais e de estabelecimentos parceiros”, afirma o empresário.
Segundo pesquisa realizada pela IPC Marketing, consultoria que estuda o potencial de consumo de todo o Brasil, o interior paulista, por exemplo, já é considerado o maior mercado consumidor do país, representando 53,4 % do consumo do estado, e 46,6% da capital e região metropolitana.
Vale mencionar que se trata de uma inovação vantajosa financeiramente para o cliente e para o supermercadista, já que é menos custoso do que desenvolver e manter um site próprio ou um vendedor.
O app está disponível gratuitamente na APP Store e Play Store.
Sobre o aiqfome
Fundado em 2007, em Maringá (PR), por Steph Gomides e Igor Remigio, o aiqfome foi o pioneiro entre os aplicativos de food delivery no Brasil.
Conta, atualmente, com mais de 6 milhões de usuários, atua em mais de 700 cidades, é o maior app de delivery do interior e é o 2º maior do país. Além disso, tem mais de 30 mil restaurantes em sua base e uma média superior a 2 milhões de pedidos mensais. Faz parte do Grupo Magalu desde 2020, compondo a vertical de food delivery. No app é possível pedir comida, água, gás, bebida, padaria, farmácia, itens de pet shop e muito mais. A marca também lançou recentemente o d+, o clube de vantagens do aiqfome. Sua assinatura garante um pacote de cupons diários de R$ 10 de desconto ou entrega grátis para usar em qualquer restaurante ou loja no app, além de receber descontos exclusivos no Magazine Luiza, Época, Kabum e Netshoes. Além disso, o aiqfome tem consolidado sua presença em novas regiões, promovendo um crescimento robusto e expandindo sua rede de parceiros em todo interior do Brasil.