Além da vantagem financeira, encontros remotos oferecem maior agilidade e conforto aos funcionários e clientes
POR: DIALETTO
Mesmo com o avanço do plano de vacinação no Brasil, os protocolos de cuidados com a saúde e controle de eventos presenciais ainda é uma realidade, e as opções de reuniões remotas com amparo da tecnologia continuam ganhando preferência no segmento residencial e em outras verticais. Administradoras e construtoras que experimentaram o modelo de videoconferências ao longo da pandemia, por exemplo, estão optando pela continuidade do modelo online, isso porque o formato pode oferecer uma redução de custos operacionais de até 90%.
No segmento imobiliário, toda organização, locação e coordenação de uma assembleia de constituição para um condomínio de médio porte pode demandar um investimento entre R$ 10.000 e R$ 15.000, enquanto encontros virtuais através de uma plataforma dedicada custa, em média, R$ 1.000, já considerando a integração com a plataforma Zoom. Com proposta em tramitação no legislativo que permite o uso de meios virtuais para realizar assembleias e reuniões de órgãos deliberativos de pessoas jurídicas de direito privado, a opção remota poderá se consolidar entre empresas.
Os dados são da Winker, proptech que atende mais de 6.500 condomínios no país — 3 mil apenas em São Paulo, incluindo clientes como administradoras, construtoras e empresas de segurança. “As construtoras hoje preferem fazer uma assembleia de constituição de forma online, por exemplo. É muito mais viável e prático entregar uma cesta com champanhe na casa dos proprietários e oficializar a entrega dos projetos de forma remota do que alugar um espaço e serviços para um evento presencial, que contaria com centenas ou até milhares de pessoas”, explica Thiago Paulo, COO da Winker.
A Winker também destaca que o serviço de Assembleia Virtual, que correspondeu a 17% do faturamento da proptech no primeiro semestre, também foi adotado por empresas fora do setor imobiliário, como para o mercado financeiro e entidades de classe, aproveitando uma demanda de mercado que não é restrita aos condomínios. Unicred e OAB/DF são exemplos da aderência ao modelo por conta da vantagem financeira, praticidade e democratização. Muitas assembleias, inclusive, ocorrem de forma assíncrona.
Aumento de engajamento e uso da tecnologia
Com mais de 960 mil pessoas cadastradas em sua plataforma de gestão, a Winker analisou que o crescimento do uso de tecnologias para encontros remotos no segmento imobiliário não estagnou e continua aumentando desde março de 2020, quando a alternativa foi inserida no mercado. Até outubro de 2021, a empresa registrou a realização de mais de 3.200 assembleias no formato digital por condomínios clientes, um crescimento de 207% frente ao primeiro semestre deste ano e de 332% em relação ao segundo semestre de 2020.
Desde a implementação do modelo remoto para condomínios e organizações, em março de 2021, a Winker percebeu um aumento de 65% no engajamento e registro para participação de assembleias. “Atualmente, os cartórios já aceitam a lista de presença virtual e relatório de votos remotos. A virtualização das assembleias trouxe mais objetividade na deliberação dos assuntos, onde o condomínio, administradora ou organização já disponibiliza todas as informações necessárias para a tomada de decisão”, finaliza Thiago.