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Negócios

Como a falta de interação entre equipes pode impactar o seu negócio

4 Mins read

POR: Christopher Spikes

Uma vez me perguntaram se eu sentia dificuldade em navegar a cultura da minha empresa para atingir os meus objetivos, ou se já tinha enfrentado algum tipo de resistência para que pudesse alcançá-los. Percebi que esse tipo de dificuldade não é sentida apenas pelos empreendedores, mas também por gestores e colaboradores, especialmente quando a empresa cresce e passa a introduzir novas pessoas, com novos cargos e especializações, vindas de diversos lugares e com culturas diferentes.

A Authen é uma das companhias mais crescentes no Brasil, com 150% de crescimento médio anual desde 2015 e que passou para 279% entre 2020 e 2021. Recentemente um colega me perguntou o que eu faço com a Authen e qual conselho eu daria para os fundadores que querem desenhar uma organização colaborativa, e como pessoas recém chegadas às empresas empresas ou aos departamentos podem manejar e priorizar relacionamentos entre várias funções. Pois bem, eu vejo quatro requisitos para atingir esse objetivo:

Missão, visão e princípios…

Tudo começa com essas definições. Inicialmente a Authen tinha princípios bem definidos que guiavam nossas decisões, mas até o ano passado, percebi que nos faltava uma missão e uma visão mais clara. Então coloquei isso como uma das coisas mais importantes para definir, e socializar, dentro e fora da companhia.

Para aqueles que nunca fizeram um exercício profundo de definição da missão e visão, isso pode parecer algo genérico e raso. Nós investimos dezenas de horas envolvendo múltiplos stakeholders como diretores, colaboradores e até o conselho para que pudéssemos desenhar algo profundo e que realmente guiasse nossas decisões e comportamentos.

Se você é um fundador que ainda não fez isso, recomendo que o faça, e então verá como a sua empresa vai mudar. Se você é alguém que está se juntando a uma nova companhia, procure entender esses pilares, converse com seus colegas e veja o quanto vocês levam a sério cada ponto apresentado neles e o que vocês estão ainda melhorando.

Mas, na minha última empresa era assim…

Essa é uma frase que eu ouço muito. Olhe para cargos em eCommerce, Produto, Compras, Merchandising em três, ou mais, companhias do mesmo segmento e eu te garanto que apesar de terem a mesma função, cada uma terá responsabilidades e poder de tomadas de decisões diferentes.

Se você é um CEO ou diretor que ainda não definiu isso de forma explícita, saiba que pode estar desgastando sua equipe e até mesmo causando atritos desnecessários. Se você está se juntando a uma nova organização, recomendo que não traga suas premissas sobre o que deveria fazer ou quem deveria tomar decisões sobre grandes pontos, como por exemplo o mix de produtos, precificação ou investimentos em ponto de venda. O que recomendo é que você pergunte isso ao longo do processo seletivo e foque em entender isso nos seus primeiros 100 dias.

 Conheça a si mesmo sua colega

Imagine que você tem uma entrevista importante para um concurso ou para o emprego dos seus sonhos, e por sorte, você tem um grande amigo que conhece o entrevistador muito bem. Você seria muito inteligente se falasse com seu amigo antes para entender os gostos, o estilo de trabalho e de comunicação do entrevistador. Acredito que isso é indiscutível.

Mas a minha pergunta para você agora é: por que você não aplica esse tratamento aos seus colegas? Você se esforça para entender o que eles gostam, quais são seus tipos de trabalho e comunicação? Ou você acredita que eles devem se adaptar às suas preferências?

Você tem duas opções bem simples: encarar o relacionamento com outros colaboradores como um dever e não ter resultados tão bons quanto espera, ou passar a tratar essas relações com a mesma importância que trataria o entrevistador. Lembre-se que são eles os responsáveis por uma grande parte do seu sucesso e, por isso, recomendo que procure os conhecer melhor e para que possa encontrar a melhor maneira de lidar com eles.

Interações programadas x Interações pontuais

Na linguagem de negócios isso se chama governança. Se você depende quando você de repente encontra outras funções ou tem ideias e questões e não tem engajamentos programados e recorrentes, vai perder muita habilidade de fazer seu trabalho da melhor maneira possível.

Se você é do time de Trade Marketing, você tem tempo marcado recorrente com Marketing para alinhar o calendário de comunicação online com offline? Se você é de produção, seu time de desenvolvimento tem tempo separado para definição de qualidade recorrente? Seu time de qualidade está incluído nas pilotagens com desenvolvimento de produtos para  entender melhor a leitura dos produtos? Se sua resposta é não, você provavelmente se sente frustrado e não escutado. Mas, a solução é simples: desenhe a governança, planeje interações diárias, semanais, trimestrais e anuais, determine as decisões e alinhamentos a serem feitos, e sua vida vai mudar.

Se você é um diretor ou fundador de uma companhia, você deve investir seu tempo nesses pontos para garantir que está minimizando a sensação de burocracia, isolamento e frustração entre os times.

Se você acabou de se juntar a uma nova organização, procure entender a fundo esses três pontos e conforme você for ganhando respeito na organização, vá sugerindo e implementando melhorias.

É  fato que sempre irão existir prioridades diferentes entre as funções, mas isso não pode virar atrito. Portanto, é fundamental  gerenciar para que seja algo construtivo e não desgastante. Com o nosso crescimento acelerado vamos continuar enfrentando desafios de unidade e uniformidade de cultura, mas com esses quatro pilares continuaremos evoluindo e servindo de referência.

*Christopher Spikes, fundador e CEO da Authen

Nascido em Michigan – USA, Christopher Spikes é graduado em Engenharia Mecânica pela Grand Valley State University e possui MBA pela University of Chicago Booth School of Business com foco em finanças e economia. Operador experiente de estratégia, Spikes já ocupou posições de liderança nas áreas estratégicas da Bain & Company, bem como no Groupon Brasil, apoiado pela Rocket Internet, onde conseguiu transformar uma de suas unidades com desempenho inferior. Em 2015, fundou a Authen, marca brasileira do segmento de Techical Activewear voltada para corrida de rua com foco nas mulheres, que cresce cerca de 200% ao ano desde sua abertura.

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