[radio_player id="1"]
Empreender

Como aumentar a produtividade no home office

2 Mins read

Nova realidade de milhares de brasileiros durante a pandemia, o fato de trabalhar em casa pode acabar afetando a produtividade final das tarefas

POR: Promenade Comunicação

A pandemia do novo coronavírus gerou mudanças dentro e fora das casas de milhões de pessoas pelo mundo. O modelo de home office, em que o escritório passou a ser dentro de casa, foi adotado por grande parte das organizações e escancarou um problema: como conciliar a produtividade, com a rotina do lar. Sobre o tema, Thiago Shimada, mentor de donos de negócio, destaca um importante ponto. “Muita gente acha que ser produtivo é estar sempre ocupado. Mas na verdade é a forma de como você controla seu tempo”.

Diante desse cenário vivido, e de todas as mudanças ocorridas, as pessoas precisaram se adaptar às pressas ao novo modelo, o que nem sempre foi feito da melhor maneira.  Shimada destaca que o ser produtivo não é algo inerente a todos nós e sim um “instinto de sobrevivência, mas não é algo natural do ser humano”. Com isso em vista, Shimada listou três pontos importantes de se ter em mente, quando o assunto é produtividade.

Autoconhecimento

Antes de tudo é preciso entender que, para ser produtivo, é preciso ter consciência de que, inicialmente, não fomos desenhados para isso. Aceitar que, de fato, somos falhos nesse assunto, por não ser algo natural. Isto posto, entende-se como produtividade aquilo que está relacionado ao mapeamento de processos e organização. Pontos que, para serem bem desenvolvidos, devem estar ligados ao autoconhecimento de saber o que, realmente, você é capaz de desenvolver em determinado tempo.

Entenda o que funciona para você

A partir do momento que você aceita que isso é um problema na sua vida, você consegue visualizar com mais facilidade a ferramenta que pode te auxiliar na solução do problema. Por exemplo: se a sua organização funciona melhor com  uma folha de papel, uma agenda ou usando um aplicativo no celular. Nesse contexto é importante lembrar de dois conceitos: eficiência e eficácia. O primeiro é saber fazer, enquanto o segundo é atingir o resultado desejado. A partir do momento que você entender o que melhor funciona para você, a eficiência virá naturalmente. 

Externalize suas ideias

É muito comum que, ao tentar se organizar, a pessoa mantenha suas ideias apenas dentro da cabeça. Por vezes, a informação é muito grande e deixar isso tudo internamente pode acabar perdendo algum detalhe. É preciso criar um mapa mental e escrever em um papel todas as ideias que se tem, assim, a organização fica muito mais fácil e visual. 

Hierarquize as ideias

Uma vez que tudo está escrito, o próximo passo é organizar as ideias por ordem de prioridade. Para auxiliar visualmente a tarefa, coloque tudo em 4 cores diferentes, seguindo os critérios abaixo.

  1. Importante e urgente
  2. O que é importante, mas não urgente.
  3. Urgente, mas não importante: quando é preciso apagar algum incêndio do cliente.
  4. O que não é importante nem urgente.

Uma vez desenhado e hierarquizado você seleciona uma cor por vez para trabalhar.

Respeite o planejamento

De nada adianta desenhar todas as ideias, entender e priorizar o que precisa ser feito se o planejamento não for respeitado. Aqui, a palavra de ordem é disciplina! Respeite o que você delimitou, custe o que custar. Repita, de forma contínua, essa técnica ao longo de 21 dias. Assim, ela se tornará uma nova sinapse do seu cérebro que, por consequência, a conquista de uma pessoa mais produtiva. Lembre-se: produtividade não é algo natural! É preciso ter a ação mecânica de riscar e ticar aquilo que já foi feito. Assim, você estará pronto, de fato, para entender, compreender e ser, enfim, produtivo.

Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.